NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 11/08 13:46
Exames confirmam que silagem de milho provocou intoxicação e que botulismo matou 1,1 mil cabeças de gado em MS
Testes das amostras da silagem de milho úmida fornecida aos animais demonstraram a presença das toxinas botulínicas tipo C e D

Resultados de exames divulgados nesta sexta-feira (11) pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) e a Superintendência Federal de Agricultura no estado (SFA/MS), confirmaram a suspeita de que o botulismo provou a morte de 1,1 mil cabeças de gado entre os dias 2 e 4 de agosto no confinamento Marca 7 Pecuária, na fazenda Monica Cristina, no município de Ribas do Rio Pardo, a cerca de 45 quilômetros de Campo Grande.
 
Segundo nota técnica dos órgãos, exames das amostras da silagem de milho úmida que era fornecida aos animais demonstraram a presença das toxinas botulínicas tipo C e D, o que confirmou a suspeita inicial do setor de Patologia Veterinária da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).
 
A nota aponta que a a presença destas toxinas no alimento dos animais, somada à investigação clínico-epidemiológica realizada na propriedade rural, "permite a conclusão do caso com o diagnóstico de botulismo".
 
Os órgãos ressaltam que o botulismo não é uma doença infecto-contagiosa, mas sim uma intoxicação alimentar. “Clostridium botulinum, bactéria produtora da toxina, está normalmente presente no ambiente e depende de condições favoráveis para o seu desenvolvimento, tais como matéria orgânica, alta umidade e anaerobiose, o que pode ser evitado com boas práticas e cuidados na formulação, conservação e armazenamento dos alimentos a serem fornecidos aos animais”, destaca o texto.
 
O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, disse ao G1 no início da semana que as mortes começaram a ocorrer na quarta-feira passada (2) e que na sexta-feira (4) o proprietário comunicou ao órgão, que enviou uma equipe até o local.
 
Chiochetta destacou que desde o início da investigação sobre as mortes a suspeita era de intoxicação por toxina botulínica, em razão dos sintomas que os animais apresentavam quando estavam morrendo como: andar cambaleante e paralisia dos membros posteriores e depois dos inferiores até que ficavam deitados no chão. Depois o quadro se agravava com a paralisia total e parada cardiorrespiratória.

MURAL

  • DE: Mariana

    Tati a manhã vou aí. Beijos.

    DE: Maria de Lurdes

    ??????????

  • DE: Maria de Lurdes

    Cesar e Paulinho duas vezes você para curtir

    DE: Adriano

    bom dia , manda um alo pra mim , sou de sinop mt , e escuto a radio pela internet toca uma vez por mes , com trio parada dura abraços

  • DE: Elias Amaral Amaral

    Oi galera ilha, tmj

    DE: Célio

    bom dia

  • DE: Angelina

    Chitãozinho e Xororo SE for PRa Ser FEliz, para minha mãe e Marcos Roberto

    DE: Driih Maiara

    Bom Dia Aqui é Adriana manda um abraco meu marido David Pro pai Aldair.. Mãe Alcione.. Cunhado Carlos , irmão Anderson e irmã Amanda.... Fazendo favor.. Bjs..

  • DE: ILZIANE

    TOCA ZE HENRIQUE E GABRIEL INSTINTO ANIMAL E OFERECE COM MUITO CARINHO PARA O MARQUINHOS

    DE: Maria de Lurdes

    Bom dia, toca Milionario e José Rico Decida pra curtir

  • DE: Indianara

    Quero manda um beijo pra minha mae selma

    DE: Rodrigo

    Boa noite pessoal da ilha fm a dona do1° lugar.

  • DE: Patrícia

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Paulo. Filhas Gabriela e Graziele de 2 meses. Amo todos. São minha jóia rara. Beijo da mãe, que ama vcs.

    DE: Carlos de Indaiatuba/SP

    Bom dia a todos, principalmente minha filha de Altonia Ana Carla, sogra D-Izabel e sobrinhos João Paulo e Daniel e cunhada E Edwiges e a Evelyn

  • DE: Claudionor

    aqui da fazenda Novo horizonte municipio de Amambaí m.s

    DE: Angelina

    Wanesa Camargo vou te amar pra sempre e oferece para o Marcos Roberto. Muito Obrigada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW