NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 11/08 15:33
Relatórios indicam que Coreia do Norte dá tratamento desumano a presos estrangeiros, diz ONU
Relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte criticou ameaças mútuas entre EUA e Pyongyang, e disse que questão desvia atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.

Há suspeitas de que presos estrangeiros na Coreia do Norte estão tendo suas garantias legais negadas e sendo mantidos em condições desumanas, disse um investigador da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (11).
 
Tomás Ojea Quintana, relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte, também afirmou que as ameaças militares mútuas de Washington e Pyongyang estão desviando a atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.
 
Nesta semana, ele saudou a libertação por razões humanitárias do pastor canadense Hyeon Soo Lim, que cumpriu mais de 2 anos de uma pena perpétua de trabalhos forçados por ter sido acusado de tramar para derrubar o regime. Na quinta-feira a família de Lim disse que ele não está em estado crítico.
 
Mas ao menos nove outros estrangeiros –três norte-americanos e seis cidadãos da Coreia do Sul– continuam sob custódia na Coreia do Norte, informou o especialista da ONU.
 
Otto Warmbier, um estudante norte-americano preso há 17 meses depois de ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um item de propaganda do hotel em que se hospedava, foi libertado em coma em junho e morreu dias depois. As circunstâncias de sua morte ainda não estão claras.
 
"Estou preocupado com relatórios segundo os quais os detidos não estão recebendo as devidas garantias legais e estão sendo detidos em condições desumanas", disse Ojea Quintana em um comunicado emitido em Genebra.
 
As autoridades norte-coreanas têm obrigação de proporcionar acesso a apoio consular e um intérprete a detidos estrangeiros, "mas estes direitos não podem ser vistos como algo garantido, com base nas informações que estou recebendo", disse.
 
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que visita detidos em todo o mundo, não tem acesso aos campos de prisioneiros políticos na Coreia do Norte, que se acredita abrigarem cerca de 100 mil pessoas.
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma nova ameaça a Pyongyang nesta sexta-feira dizendo que as armas de seu país estão "carregadas e engatilhadas". Já o regime o acusa de estar deixando a Península Coreana à beira de uma guerra nuclear.
 
"Estas ameaças desviam a atenção da situação dos norte-coreanos comuns, cujas necessidades de subsistência e proteção deveriam ser tratadas como uma prioridade absoluta", afirmou Ojea Quintana, advogado argentino que assumiu o posto independente na ONU no ano passado.
 
Um relatório de 2014 da entidade catalogou violações em massa na Coreia do Norte –incluindo grandes campos de prisioneiros, fome e execuções– que deveriam ser encaminhadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), disse.
 
O relatório histórico, rejeitado com contundência por Pyongyang, disse que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, pode ser responsabilizado pessoalmente por crimes contra a humanidade.

MURAL

  • DE: fernando

    ola , otimo dia á todos as gatas de umuarama e regiao , maria helena , douradina, minha cidade natal, iváte beijos, tambem , pessoal de carboneira, dis.maria he

    DE: Claudio Cabral

    Ola bunita manda un alo para min q isto custino a ilha

  • DE: JHONY OCAMPOS

    MANDA UM ALO AQUI PRA GALERA DA AGUA DOCE PARA LUQUINHA, VALERIA E IVONETE ESTAMOS NA ILHA FM

    DE: CÉLIO

    BOA SEMANA A TODOS

  • DE: José Mario

    Bom dia, gostaria de ouvir pecado de amor só para curtir

    DE: Gustavo Irene

    gostaria de oferecer a musica de fatima leao pecado de amor pra toda minha familia em especial meu hermao gustavo do rancho loma um beso a todos gracias kk

  • DE: Lya Morais

    Gostaria de mandar uma música Mala amarela, para meu filho Fernando, em Cruzeiro do Oeste. Ele que esteve de aniversario, ontem. Obrigada!

    DE: CÉLIO

    BOM FIM SEMANA A TODOS

  • DE: Arlindo Francisco Ferreira

    arlindo francisco ferreira gostaria de ouvir a musica com juliano cesar minha historia

    DE: Weky Silva

    Leozinho vechiato está fazendo aniversário q os amigos tudo bruxo está mandando um abraço weky wiil Pablo caio Murilo Matheus Júnior Henrique thaylon ruan

  • DE: Hayner Felipe

    Queria mandar um abraço para Ana Eliza, Thalia e para Izadora rainha da Expo Monte Castelo. E se pudesse tocar a música Mentalmente da Naiara Azevedo eu agradec

    DE: Arlindo Francisco Ferreira

    arlindo francisco ferreira gostaria de ouvir a musica com rio negro e solimoes pe na estrada

  • DE: Alan Ferreira

    Umuarama Qeria pedir reino em cantado e vai pra minha espoza bia. E mei filhos kauan e maria e lorena e pra vc ai

    DE: Oscar Calixto Fernandez

    Boa noite toca aí. A durango lis Leo canhoto e robertinho Oscar calixto de altamira do para

  • DE: Reginaldo Inacio

    Toca ai pra galera do Itaquipesca essa moçada wesley safadão laranjinha !!!

    DE: Arlindo Francisco Ferreira

    gostaria de ouvir a musica com juliano cesar minha historia

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW