NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 11/08 15:33
Relatórios indicam que Coreia do Norte dá tratamento desumano a presos estrangeiros, diz ONU
Relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte criticou ameaças mútuas entre EUA e Pyongyang, e disse que questão desvia atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.

Há suspeitas de que presos estrangeiros na Coreia do Norte estão tendo suas garantias legais negadas e sendo mantidos em condições desumanas, disse um investigador da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (11).
 
Tomás Ojea Quintana, relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte, também afirmou que as ameaças militares mútuas de Washington e Pyongyang estão desviando a atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.
 
Nesta semana, ele saudou a libertação por razões humanitárias do pastor canadense Hyeon Soo Lim, que cumpriu mais de 2 anos de uma pena perpétua de trabalhos forçados por ter sido acusado de tramar para derrubar o regime. Na quinta-feira a família de Lim disse que ele não está em estado crítico.
 
Mas ao menos nove outros estrangeiros –três norte-americanos e seis cidadãos da Coreia do Sul– continuam sob custódia na Coreia do Norte, informou o especialista da ONU.
 
Otto Warmbier, um estudante norte-americano preso há 17 meses depois de ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um item de propaganda do hotel em que se hospedava, foi libertado em coma em junho e morreu dias depois. As circunstâncias de sua morte ainda não estão claras.
 
"Estou preocupado com relatórios segundo os quais os detidos não estão recebendo as devidas garantias legais e estão sendo detidos em condições desumanas", disse Ojea Quintana em um comunicado emitido em Genebra.
 
As autoridades norte-coreanas têm obrigação de proporcionar acesso a apoio consular e um intérprete a detidos estrangeiros, "mas estes direitos não podem ser vistos como algo garantido, com base nas informações que estou recebendo", disse.
 
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que visita detidos em todo o mundo, não tem acesso aos campos de prisioneiros políticos na Coreia do Norte, que se acredita abrigarem cerca de 100 mil pessoas.
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma nova ameaça a Pyongyang nesta sexta-feira dizendo que as armas de seu país estão "carregadas e engatilhadas". Já o regime o acusa de estar deixando a Península Coreana à beira de uma guerra nuclear.
 
"Estas ameaças desviam a atenção da situação dos norte-coreanos comuns, cujas necessidades de subsistência e proteção deveriam ser tratadas como uma prioridade absoluta", afirmou Ojea Quintana, advogado argentino que assumiu o posto independente na ONU no ano passado.
 
Um relatório de 2014 da entidade catalogou violações em massa na Coreia do Norte –incluindo grandes campos de prisioneiros, fome e execuções– que deveriam ser encaminhadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), disse.
 
O relatório histórico, rejeitado com contundência por Pyongyang, disse que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, pode ser responsabilizado pessoalmente por crimes contra a humanidade.

MURAL

  • DE: Sebastião

    Bom dia pra minha esposa Elaine pro filho Alisson Henrique e todos da ilha fm

    DE: Le

    Gostaria de ouvir a música de Maiara e maraisa VC faz falta só pra curtir

  • DE: Cleusa

    Oi sou Cleusa gostaria de pedir uma musica de renan e ray e queria oferecer para Anderson e daiane

    DE: Leandra Cipriano

    Bom dia gostaria de ouvir uma música com Nada e Jadson noite fracassada

  • DE: Marcio Moura Ferreira Dino

    toca ai alo porteiro blz para o pessoal do mac umuarama que joga hoje em maria helena

    DE: osvaldo bernardino

    alo para prima dora de toledo entre em contato comigo

  • DE: Lipe

    Ola gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Amor vc é tudo p/ mim. Todos dias penso em vc. Beijo, te amo.

    DE: Adriana

    P/ Josie Helena de Campinas SP. Essa noite sonhei com vc, foi maravilhoso. Porque estávamos juntas. Te amo meu amor. Logo nos encontramos. Beijos

  • DE: Ronaldo

    Manda um parabéns para minha filha Vitória Caroline que está fazendo aniversário hj, 15 anos, por favor, manda música, filha Rick e Renner.

    DE: célio

    BOM DIA , TO NA FARMÁCIA CURTINDO A ILHA..ABRAÇO

  • DE: Wellington Prado

    Olá, Bom dia ILHA FM... ESTOU NA SINTONIA AQUI EM NAVIRAÍ OUVINDO A LÍDER EM AUDIÊNCIA GOSTARIA DE OUVIR RONALDO VIOLA & JOÃO CARVALHO ?? CÓPIA DA CHAVE

    DE: Aparecida

    bom dia, por favor, toca Milionário e José Rico Decida. Oferece para meu esposo Claudio, filhos Luis, Juliana, e toda minha familia

  • DE: Julia

    Bom dia

    DE: Jota Oliveira

    Jornalista Jota Oliveira e sua esposa ISA tomando café e ouvindo a Ilha FM.

  • DE: JOSEFA DE IVATÉ

    Oi poderia tocar Milionário e José Rico? Anjo Loiro, Só Pra Curtir

    DE: Julia

    Bom dia pessoal da ilha fm!!!!!!!!!!!!!!!!! gostaria muito de ouvir Edson e Hudson, vá pro inferno com seu amor e mandar para o Marcos

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW