NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 11/08 15:33
Relatórios indicam que Coreia do Norte dá tratamento desumano a presos estrangeiros, diz ONU
Relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte criticou ameaças mútuas entre EUA e Pyongyang, e disse que questão desvia atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.

Há suspeitas de que presos estrangeiros na Coreia do Norte estão tendo suas garantias legais negadas e sendo mantidos em condições desumanas, disse um investigador da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta sexta-feira (11).
 
Tomás Ojea Quintana, relator especial de direitos humanos da ONU para a Coreia do Norte, também afirmou que as ameaças militares mútuas de Washington e Pyongyang estão desviando a atenção das necessidades dos norte-coreanos comuns.
 
Nesta semana, ele saudou a libertação por razões humanitárias do pastor canadense Hyeon Soo Lim, que cumpriu mais de 2 anos de uma pena perpétua de trabalhos forçados por ter sido acusado de tramar para derrubar o regime. Na quinta-feira a família de Lim disse que ele não está em estado crítico.
 
Mas ao menos nove outros estrangeiros –três norte-americanos e seis cidadãos da Coreia do Sul– continuam sob custódia na Coreia do Norte, informou o especialista da ONU.
 
Otto Warmbier, um estudante norte-americano preso há 17 meses depois de ser condenado a 15 anos de trabalhos forçados por tentar roubar um item de propaganda do hotel em que se hospedava, foi libertado em coma em junho e morreu dias depois. As circunstâncias de sua morte ainda não estão claras.
 
"Estou preocupado com relatórios segundo os quais os detidos não estão recebendo as devidas garantias legais e estão sendo detidos em condições desumanas", disse Ojea Quintana em um comunicado emitido em Genebra.
 
As autoridades norte-coreanas têm obrigação de proporcionar acesso a apoio consular e um intérprete a detidos estrangeiros, "mas estes direitos não podem ser vistos como algo garantido, com base nas informações que estou recebendo", disse.
 
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), que visita detidos em todo o mundo, não tem acesso aos campos de prisioneiros políticos na Coreia do Norte, que se acredita abrigarem cerca de 100 mil pessoas.
 
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma nova ameaça a Pyongyang nesta sexta-feira dizendo que as armas de seu país estão "carregadas e engatilhadas". Já o regime o acusa de estar deixando a Península Coreana à beira de uma guerra nuclear.
 
"Estas ameaças desviam a atenção da situação dos norte-coreanos comuns, cujas necessidades de subsistência e proteção deveriam ser tratadas como uma prioridade absoluta", afirmou Ojea Quintana, advogado argentino que assumiu o posto independente na ONU no ano passado.
 
Um relatório de 2014 da entidade catalogou violações em massa na Coreia do Norte –incluindo grandes campos de prisioneiros, fome e execuções– que deveriam ser encaminhadas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), disse.
 
O relatório histórico, rejeitado com contundência por Pyongyang, disse que o líder norte-coreano, Kim Jong Un, pode ser responsabilizado pessoalmente por crimes contra a humanidade.

MURAL

  • DE: Alan

    Vai pra minha espoza bia e meus filhos kauan e mariana e lorena e pra vc ai qeria reino em cantado

    DE: Fabio JS

    LIGADO NA ILHA FM

  • DE: CÉLIO

    BOM DIA, BOA SEXTA

    DE: Éder piquiri

    Eu estou na ilha FM

  • DE: Hari Prass

    curtindo o som da ilha , , boa tarde !!!

    DE: CÉLIO

    OLÁ

  • DE: Rose Barbosa Pereira

    Um abraço a todos meus familiares de Santa Eliza, Douradina, Icaraima Tuneiras do Oeste e a vocês da rádio. Bom dia.

    DE: Danilo

    Para todos que estão ouvindo e para todos aqui da Fazenda Guaciara....

  • DE: Carla Patricia

    Boa noite quero encontrar uma pessoa que me mandou um vazo de flor a um tempo atrás se essa pessoa ler isso deixe número dela aqui que irei entrar em contato

    DE: Leandro Hair

    Manda um beijo pra todos que rsta. Olvindo

  • DE: Carla Karoline

    Manda um bju pro meu esposo Dhean q está ouvindo a ilha dizer q eu o amo muito...

    DE: Jose Duarte Duarte

    Manda um alô para nós aqui de Cascavel, Cascavel também ouve ilha fm, uma abraço para toda equipe ilha fm

  • DE: CARLOS IDELFONSO DA SILVA

    BOM DIA, OUVINDO A RÁDIO ILHA FM 107, 1 DAQUI DE DOURADOS-MS, TUDO DE BOM PRA TODOS DA RÁDIO E UMA ÓTIMA SEMANA. DESCOBRI A RÁDIO SEM QUERER ATRAVÉS DO MEU RÁDI

    DE: Elaine Xavier Bezerra

    Bom dia pro marido Sebastião Gollo filho Alisson henrrique para as meninas Ana REGINA e Thais pra mãe Silvani

  • DE: Carla

    Manda um beijo pro meu esposo Dhean diz q eu o amo muito... E estou morrendo de saudades

    DE: roberto carlos

    manda um alo pra minha esposa nilda em navirai minha filha maria e tds que curti a ilha fm

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW