NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 13/03 09:28
Colômbia decide retomar negociações de paz com ELN
Santos diz que governo vai reativar diálogo com grupo armado, pensando em salvar vidas e alcançar paz completa no país. Conversas estavam suspensas desde janeiro, após uma série de ataques atribuídos à guerrilha.

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou nesta segunda-feira (12) que decidiu retomar os diálogos de paz com o Exército de Libertação Nacional (ELN). As negociações em Quito, no Equador, estavam suspensas desde janeiro, após uma série de atentados atribuídos ao grupo.
 
Em pronunciamento na sede da presidência em Bogotá, Santos disse que tomou a decisão "pensando em salvar vidas e em alcançar uma paz completa para a Colômbia". "Para esse fim, dei instruções ao chefe da equipe de negociação, Gustavo Bell, para viajar a Quito e reativar a mesa de diálogo."
 
O presidente afirmou ainda que levou em consideração o fato de o ELN ter cumprido a palavra de não atacar durante as eleições legislativas e as consultas partidárias primárias – para definir os candidatos para o pleito presidencial de 27 de maio –, realizadas neste domingo no país.
 
"O ELN cumpriu o cessar-fogo unilateral que decretou em ocasião das eleições. É com gestos como esse, e não com ataques terroristas, que o grupo pode reconstruir a confiança necessária para avançar no caminho do diálogo", declarou ele, sem dizer quando as negociações serão retomadas.
 
Horas antes do anúncio de Santos, a guerrilha já havia divulgado um comunicado afirmando ter recebido um convite do governo colombiano para retomar as negociações em Quito.
 
A nota diz que o ELN atenderá "ao chamado do presidente Santos para reiniciar as conversas, com a convicção de que é melhor fazer o diálogo durante um cessar-fogo bilateral, e que a agenda pactuada deve ser seguida com rigor e rapidez".
 
O presidente, por sua vez, declarou que as duas partes devem discutir um novo acordo de cessar-fogo que seja "amplo e verificável", de forma a evitar o ressurgimento da violência como aquela que levou à suspensão das negociações em janeiro passado.
 
"Nós avançaremos com prudência, firmeza e perseverança até concordarmos com a desmobilização, o desarmamento e a reintegração do ELN, ou seja, a paz completa", disse Santos. Segundo o líder, "foram muitos os mortos de ambos os lados" desde que o cessar-fogo bilateral de 100 dias chegou ao fim, em 9 de janeiro. Essa situação não pode continuar, afirmou o presidente.

MURAL

  • DE: Marcos Henrique

    Gostaria de fala pra Natalia que eu amo ela e cinto muito sua falta , nao sou nada sem ela ...

    DE: Jose carinhosa, linda

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Maria. Adimiro vc por correr atrás daquilo que vc quer. E ser tão inteligente. Te amo meu amor. Vc é meiga,

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Todos dias penso em vc.

    DE: Juliana

    oi Vivia, quero ouvir mala é falsa só para curtir

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia pessoal da ilha, toca ai pra nós Amado Batista princesa, para os colegas aqui do trabalho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi de Umuarama. Gabriela te amo, meu amor. Só penso em vc todos dias.

  • DE: sueli da silva

    qero ouvir a musica de leo magalhaes que se chama oi e mando para todosda radio ilha

    DE: Letícia

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha amiga Gabriela de Umuarama. Gabi gosto muito de vc. Beijo.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Paulo. Vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. E nossa filha Josie Helena. Amo vcs.

    DE: Flavio

    Manda um abraço pro pessoal de cafezal Claudinei, juninho, marcilio e marcos!

  • DE: Neide

    Abraço pra todos

    DE: Claudimara

    Manda um alô , passando umas férias aqui bjs

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Amor estou sarando da gripe. Vc é tudo de bom p/ mim. Te amo meu amor.

    DE: MARIA DE LURDES

    QUERO OUVIR JAD E JEFERSOM SACO DE ESTOPA E MANDAR MEUS COLEGAS DE TRABALHO

  • DE: Valeria

    Bom dia, toca horizonte azul e manda pra minha mãe

    DE: marcos da cruz

    oi galera da ilha fm sou custelinha de ceu azul estou ligado com vcs todos os dias manda um alo pra mim ai e manda uma mada do Chrystian & Ralf camisa manchada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW