NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 13/04 16:52
Idosa comemora 100 anos em hospital e ganha alta médica de presente: Quero viver muito mais
Quitéria Alcina de Oliveira, mais conhecida como Dona Quiqui, vive em Praia Grande, no litoral paulista. Ela ficou 10 dias internada e foi liberada no dia do aniversário.

Uma idosa completou 100 anos dentro de hospital e recebeu alta médica justamente no dia do aniversário, em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Quitéria Alcina de Oliveira, ou 'Dona Quiqui', como gosta de ser chamada, disse, ao sair da unidade, que quer comer tudo que não pôde enquanto estava internada, e também tomar ‘sua cerveja’. Centenária, ela diz que não se sente com essa idade, e que quer viver muito mais.

De acordo com o Hospital Irmã Dulce, Quitéria chegou ao local, há dez dias, com dificuldade para respirar, acompanhada de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Segundo o médico chefe do Serviço de Clínica Médica do hospital, Roger Azevedo da Costa, ela apresentava um quadro grave, mas reagiu muito bem ao tratamento e se recuperou.

Nascida em 1918, na cidade de Alagoinha, em Pernambuco, Dona Quiqui, atualmente, mora no bairro Canto do Forte, em Praia Grande, junto com o único filho, Celso de Oliveira. Ela contou aos funcionários do hospital que ficou viúva cedo, mas não quis casar novamente, preferiu cuidar do filho, netos e bisnetos.
Assim que apresentou melhora no quadro, ela caminhou sozinha até o banho. Ao receber alta médica, além de revelar a vontade de comer de tudo, como fazia antes de ser hospitalizada, a idosa também falou que não via a hora de tomar sua cerveja. “Ela sempre foi bem ativa. Enquanto cozinhava, ficava tomando uma latinha de cerveja. É uma pessoa divertida, sensacional”, afirmou o filho.

A alta médica ocorreu bem no dia do aniversário de 100 anos dela, na última quarta-feira (11). A equipe do hospital preparou uma surpresa para a centenária. O presente foi entregue por todos que acompanharam a idosa durante o tratamento. Além disso, eles cantaram parabéns e desejaram felicidades à Dona Quiqui.

"O caso dela foi diferenciado, por ser uma pessoa centenária. Perguntei qual presente ela gostaria de ganhar, e ela falou uma boneca, que nunca teve. Como faço parte da humanização, consegui uma boneca grande e bonita. "Fazer 100 anos não é para qualquer um. Ela está totalmente lúcida, é algo excepcional, gratificante", conta a enfermeira e presidente da Comissão de Humanização do Complexo Hospitalar, Josefa Cavalcante.

Antes de ir para casa, Dona Quiqui agradeceu pelo atendimento e carinho dos médicos e funcionários. “Gostei muito do atendimento. Me consideraram uma paciente de valor, que não sei se tenho. São todos meus amigos agora”, ressalta. Ela diz, ainda, não se sentir uma centenária. “Não me sinto com 100 anos, penso que tenho uns 80. E quero viver muito mais ainda”.

MURAL

  • DE: Marcos Henrique

    Gostaria de fala pra Natalia que eu amo ela e cinto muito sua falta , nao sou nada sem ela ...

    DE: Jose carinhosa, linda

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Maria. Adimiro vc por correr atrás daquilo que vc quer. E ser tão inteligente. Te amo meu amor. Vc é meiga,

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Todos dias penso em vc.

    DE: Juliana

    oi Vivia, quero ouvir mala é falsa só para curtir

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia pessoal da ilha, toca ai pra nós Amado Batista princesa, para os colegas aqui do trabalho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi de Umuarama. Gabriela te amo, meu amor. Só penso em vc todos dias.

  • DE: sueli da silva

    qero ouvir a musica de leo magalhaes que se chama oi e mando para todosda radio ilha

    DE: Letícia

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha amiga Gabriela de Umuarama. Gabi gosto muito de vc. Beijo.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Paulo. Vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. E nossa filha Josie Helena. Amo vcs.

    DE: Flavio

    Manda um abraço pro pessoal de cafezal Claudinei, juninho, marcilio e marcos!

  • DE: Neide

    Abraço pra todos

    DE: Claudimara

    Manda um alô , passando umas férias aqui bjs

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Amor estou sarando da gripe. Vc é tudo de bom p/ mim. Te amo meu amor.

    DE: MARIA DE LURDES

    QUERO OUVIR JAD E JEFERSOM SACO DE ESTOPA E MANDAR MEUS COLEGAS DE TRABALHO

  • DE: Valeria

    Bom dia, toca horizonte azul e manda pra minha mãe

    DE: marcos da cruz

    oi galera da ilha fm sou custelinha de ceu azul estou ligado com vcs todos os dias manda um alo pra mim ai e manda uma mada do Chrystian & Ralf camisa manchada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW