NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 06/06 17:11
Tabela de fretes limita negociações de produtos e insumos agropecuários

A tabela de fretes instituída pela Agência Nacional de Transportes Terrestres  com objetivo de atender a demanda do setor de transporte rodoviário está afetando os negócios e o escoamento de mercadorias agropecuárias, o que tem gerado impactos negativos no quadro de fornecimento de insumos, matéria-prima e produtos finais às indústrias de processamento, aos consumidores finais e as exportações, de acordo com a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás.

Grande parte do setor agropecuário, assim como das demais atividades econômicas, consideram que tais medidas ferem a legislação brasileira, pois violam o princípio da livre concorrência, causando graves distorções ao mercado. Além disso, por se tratar de uma resolução publicada sem aprofundamento do debate com todos os setores envolvidos, tais determinações têm gerado elevado grau de incerteza, até mesmo porque a própria ANTT já informou que a atual tabela deve ser revista nos próximos dias. 

Com isso, grande parte das empresas estão aguardando um direcionamento mais concreto por parte do Governo para dar sequência em suas negociações, principalmente porque o custo do frete é fator preponderante na formação dos preços a serem negociados entre os diferentes elos da cadeia. As avaliações iniciais sobre a nova tabela de frete apontam forte elevação nos custos dos mesmos, variando de 40 a até 160% de aumento nos preços do transporte, o que certamente inviabiliza boa parte das atividades produtivas. 

O curto espaço de tempo para construção da resolução acabou levando a distorções da metodologia aplicada para definição dos preços, o que vem sendo amplamente questionado por todos os setores produtivos, além do fato de que o tabelamento fere os preceitos de livre negociação entre as partes, baseada na oferta e demanda do serviço. “Esta paralisação dos negócios não se trata de pressão do setor produtivo para reduzir os preços do frete, e sim, é uma consequência da aplicação de uma medida tão impactante a todo setor produtivo e aos consumidores, sem ampla discussão e avaliação de todos os segmentos envolvidos”, destaca o consultor da Faeg e analista Técnico do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), Cristiano Palavro.

MURAL

  • DE: Neide

    Abraço pra todos

    DE: Suelen

    toca ai Jads e Jadsom ressentimento e oferece para alguem esecial

  • DE: osvaldo bernardino

    boa noite ilha fm sei que a radio e a mais tocada ai no pr se puder ler anuncio ao vivo ficarei muito grato tenho uma prima en toledo o nome dela e dora .

    DE: MARIA DE LURDES

    BOM DIA PESSOAL DA RÁDIO ILHA, GOSTARIA DE OUVIR LEONARDO SINHÁ MOÇA SÓ PARA CURTIR

  • DE: Sérgio Giroto

    Bom dia, estamos curtindo a boa música , família Giroto recebendo a Familia Rossi de Maringá aqui no Porto Camargo

    DE: demecio guilherme ricardo

    manda um alo pra todos amigos de umuarama e porto camargo !!!! ilha fm a dona do primeiro lugar, aproximando todos nós, pelas suas ondas !!!

  • DE: Mariana

    Tati beijos, estou com muita saudade de tu. Está chovendo muito aqui. Só vou p/ Missal quando estiver sol. Gosto muito de vc. Beijão

    DE: Patrícia

    Gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Jose que está trabalhando no momento. Vc é 10. Esse seu jeito fez eu gostar de vc. Te amo meu amor.

  • DE: Lipe

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi saudades de vc meu amor. Te amo. Vc não tem noção de quanto sou apaixonado por vc.

    DE: Maikon Renato de Souza Ribeiro de Coito

    Manda um alo pro zezinho, thales soneca, João Cascata e Adriano e a todos de loanda !

  • DE: maikon

    queria manda um alo para meu amigo zezinho encrenqueiro e manda a musica do zeze pare

    DE: Adenir Baiano

    Aqui é o Adenir de Paiçandu pr manda um alo ai para mim e para minha esposa bruna

  • DE: CELINA

    BOM DIA...POR FAVOR, MILIONÁRIO E JOSÉ RICO DECIDA SÓ PARA CURTIR

    DE: Jose

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Maria de Umuarama. Amor te amo. Beijos

  • DE: Ailton

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi. Amor estou com saudades de vc. Beijo meu anjo.

    DE: Adenir Baiano

    Boa tarde a todos vcs aqui é o Adenir de Paiçandu pr manda um alo ai

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW