NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 07/06 08:56
Inadimplência no Fies dobra de 2014 para 2018 e chega a mais de 40%

Há mais de três meses, quase 250 mil ex-estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não tinham feito pagamento da parcela que deviam ao programa. Entre dezembro de 2014 e março de 2018, o número de inadimplentes mais que dobrou. Há quatro anos, a taxa de devedores era de 18,9%. O cenário para este ano é alarmante: 41% ainda não quitaram a dívida. Os dados foram obtidos pelo G1, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Atualmente, o número de pessoas financiadas pelo Fies é de 612.225. A expectativa estimada pelo governo é que apenas 10% desse público, que já passou pela fase de financiamento, carência e amortização, entrassem na fila da inadimplência. Apesar dos descumprimentos de pagamento, o governo ainda não se pronunciou sobre as regras do Programa Especial de Regularização do Fies, aprovado no Senado Federal em novembro passado.

Questionado sobre o assunto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adiantou que "ainda não há qualquer contrato vinculado a esse Programa" por causa da falta de regulamentação. A divulgação dos números de inadimplentes só começou em 2015. A justificativa é que os contratos na fase de amortização ainda era pequeno.

Dificuldade em pagar parcelas

Somente em março, por exemplo, dos mais de 600 mil estudantes, 128.689 deles estavam com alguma das parcelas em atraso. Já somados com os considerados inadimplentes, quando o adiamento ultrapassa 90 dias, os dígitos aumentam: 378.122. Ou seja, apenas 234.103 dos contratos estavam em dia com o programa.
Ações para cessar indadimplência

Para estancar a falta de pagamentos, no ano passado, foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) uma reformulação do programa, que rebatizou de Novo Fies. "Nós tínhamos no modelo anterior, por exemplo, algumas instituições de ensino praticando preços exclusivos para o Fies", afirmou Rossieli. Ele ainda ressaltou que universidades chegavam a cobrar até o triplo a mais do valor da mensalidade.

As medidas servem para que contratos ainda em fase de financiamento não entrem na fila de inadimplentes. Aqueles que têm dificuldade em arcar com o compromisso da parcela ainda não podem resolver o problema porque o projeto do governo de sanar dívidas do programa ainda não saiu do papel.

"Temos um passivo de muitos alunos. Isso impede que essas pessoas, por exemplo, possam buscar um financiamento imobiliário", explicou Rossieli. "Então dar a oportunidade de renegociação é importante tanto para a sustentabilidade do programa, mas é muito importante também para as pessoas."

MURAL

  • DE: Neide

    Abraço pra todos

    DE: Suelen

    toca ai Jads e Jadsom ressentimento e oferece para alguem esecial

  • DE: osvaldo bernardino

    boa noite ilha fm sei que a radio e a mais tocada ai no pr se puder ler anuncio ao vivo ficarei muito grato tenho uma prima en toledo o nome dela e dora .

    DE: MARIA DE LURDES

    BOM DIA PESSOAL DA RÁDIO ILHA, GOSTARIA DE OUVIR LEONARDO SINHÁ MOÇA SÓ PARA CURTIR

  • DE: Sérgio Giroto

    Bom dia, estamos curtindo a boa música , família Giroto recebendo a Familia Rossi de Maringá aqui no Porto Camargo

    DE: demecio guilherme ricardo

    manda um alo pra todos amigos de umuarama e porto camargo !!!! ilha fm a dona do primeiro lugar, aproximando todos nós, pelas suas ondas !!!

  • DE: Mariana

    Tati beijos, estou com muita saudade de tu. Está chovendo muito aqui. Só vou p/ Missal quando estiver sol. Gosto muito de vc. Beijão

    DE: Patrícia

    Gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Jose que está trabalhando no momento. Vc é 10. Esse seu jeito fez eu gostar de vc. Te amo meu amor.

  • DE: Lipe

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi saudades de vc meu amor. Te amo. Vc não tem noção de quanto sou apaixonado por vc.

    DE: Maikon Renato de Souza Ribeiro de Coito

    Manda um alo pro zezinho, thales soneca, João Cascata e Adriano e a todos de loanda !

  • DE: maikon

    queria manda um alo para meu amigo zezinho encrenqueiro e manda a musica do zeze pare

    DE: Adenir Baiano

    Aqui é o Adenir de Paiçandu pr manda um alo ai para mim e para minha esposa bruna

  • DE: CELINA

    BOM DIA...POR FAVOR, MILIONÁRIO E JOSÉ RICO DECIDA SÓ PARA CURTIR

    DE: Jose

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Maria de Umuarama. Amor te amo. Beijos

  • DE: Ailton

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi. Amor estou com saudades de vc. Beijo meu anjo.

    DE: Adenir Baiano

    Boa tarde a todos vcs aqui é o Adenir de Paiçandu pr manda um alo ai

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW