NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 07/06 08:56
Inadimplência no Fies dobra de 2014 para 2018 e chega a mais de 40%

Há mais de três meses, quase 250 mil ex-estudantes beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) não tinham feito pagamento da parcela que deviam ao programa. Entre dezembro de 2014 e março de 2018, o número de inadimplentes mais que dobrou. Há quatro anos, a taxa de devedores era de 18,9%. O cenário para este ano é alarmante: 41% ainda não quitaram a dívida. Os dados foram obtidos pelo G1, por meio da Lei de Acesso à Informação.

Atualmente, o número de pessoas financiadas pelo Fies é de 612.225. A expectativa estimada pelo governo é que apenas 10% desse público, que já passou pela fase de financiamento, carência e amortização, entrassem na fila da inadimplência. Apesar dos descumprimentos de pagamento, o governo ainda não se pronunciou sobre as regras do Programa Especial de Regularização do Fies, aprovado no Senado Federal em novembro passado.

Questionado sobre o assunto, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) adiantou que "ainda não há qualquer contrato vinculado a esse Programa" por causa da falta de regulamentação. A divulgação dos números de inadimplentes só começou em 2015. A justificativa é que os contratos na fase de amortização ainda era pequeno.

Dificuldade em pagar parcelas

Somente em março, por exemplo, dos mais de 600 mil estudantes, 128.689 deles estavam com alguma das parcelas em atraso. Já somados com os considerados inadimplentes, quando o adiamento ultrapassa 90 dias, os dígitos aumentam: 378.122. Ou seja, apenas 234.103 dos contratos estavam em dia com o programa.
Ações para cessar indadimplência

Para estancar a falta de pagamentos, no ano passado, foi anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) uma reformulação do programa, que rebatizou de Novo Fies. "Nós tínhamos no modelo anterior, por exemplo, algumas instituições de ensino praticando preços exclusivos para o Fies", afirmou Rossieli. Ele ainda ressaltou que universidades chegavam a cobrar até o triplo a mais do valor da mensalidade.

As medidas servem para que contratos ainda em fase de financiamento não entrem na fila de inadimplentes. Aqueles que têm dificuldade em arcar com o compromisso da parcela ainda não podem resolver o problema porque o projeto do governo de sanar dívidas do programa ainda não saiu do papel.

"Temos um passivo de muitos alunos. Isso impede que essas pessoas, por exemplo, possam buscar um financiamento imobiliário", explicou Rossieli. "Então dar a oportunidade de renegociação é importante tanto para a sustentabilidade do programa, mas é muito importante também para as pessoas."

MURAL

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia pessoal da ilha, toca Chico reye Paraná, cordão de ouro só pra curtir

    DE: Marcos Lemes

    Ilha FM muito boa essa rádio

  • DE: camily

    eu queria pedir a musica caixa 7 eu ofereço para o julhao

    DE: Anderson Monica Correa

    Manda um alô para minha família Cirilo Lucila Lúcio Flávio , Ana Clara adryan , Fernando , Luciana, Maria, Roberto, Ana Paula, Lara do assentamento tamakavi no

  • DE: Léu

    P/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi, sonhei com vc está noite. Estou com muita saudade de vc. Te amo, meu amor. Vc é tudo que eu tenho de especial. Beijo

    DE: Dianetanny

    Aliexpress - get your star sales...

  • DE: rosalvo galdino ribeiro

    amei a programação curto muito ...mando aqui um abraço a minha esposa e minhas filhas que amo muito valeu ilha !!!

    DE: Léu por ter colocado vc na minha vida. Te amo Gabi

    Meu beijo é p/ minha esposa, que começou tudo como namorada. Gabriela de Umuarama. Ou melhor Gabi. Te amo muito, não tenho nada a reclamar. Só agradecer à Deus

  • DE: Mariana

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ meu eterno namorado Paulo, que está trabalhando agora. Amor te amo. Beijo. Muitos momentos juntos nessa vida.

    DE: Sirlene

    Para Marcos Fernando de rondon estou com saudades amor ti amo muito

  • DE: Rogerio

    Bom dia manda um alo pra nois q tamo no caminhaô sentido altonia. Pra minha esposa Solange q amo muito e meus filhos Felipe e Isabela valewwww

    DE: oseias de lima silva

    bom dia gostaria de ouvir uma do amado batista obrigado

  • DE: Jhony Faria

    Boom dia... Sou Jhony Faria Aquele abraço especial pra minha mãe Cecília, meu padrasto Marcelo Bjs Ilha

    DE: Fabiano

    Boa tarde manda um abraço a todos de Naviraí e para meu amigo Eduardo de Cianorte q teve estar curtindo a Ilha.....

  • DE: Alessandra Almeida

    Gostaria de mandar um abraço a todos meus amigos de Palotina e região, saudades dessa região.

    DE: Diego

    Manda um abraço para a equipe da Feijoada da Martha de Naviraí - MS. Obrigado!

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW