NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 07/06 14:29
Cartilha para brasileiros que vão à Copa do Mundo da Rússia é lançada pelo governo

O governo federal lançou nesta quinta-feira um guia para o torcedor brasileiro que vai viajar para a Copa do Mundo da Rússia. O material – uma mini cartilha com 134 páginas – traz orientações sobre o que evitar no país, quais documentos são importantes para levar e dados sobre o clima e a moeda do país.

Por exemplo, o guia recomenda à “comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos” Também lembra que “comportamento interpretado como assédio sexual prevê multa e prisão de até um ano”, pela legislação russa.

Ainda segundo a lei russa, bandeiras estrangeiras não podem ser exibidas em praças e edifícios públicos, e podem ser apreendidas. Posse, uso venda ou tráfico de drogas podem acarretar até 25 anos de prisão.

De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o objetivo é atender ao grande número de cidadãos que vão à Copa. O Itamaraty e o Ministério do Esporte estimam que pelo menos 60 mil brasileiros já compraram ingresso para os jogos.

Esse número é muito acima dos cerca de 1,5 mil brasileiros que normalmente visitam a Rússia por ano.
Reforço consular

Para garantir assistência aos brasileiros, foram abertos cinco novos postos consulares. Além do que já existe na capital, Moscou, haverá local de atendimento em Kazan, Samara, Rostov, Sochi e São Petersburgo. Neste último, o escritório será dividido com diplomatas argentinos.

Nos locais, trabalharão pelo menos três funcionários, incluindo servidores fluentes em russo. Eles vão prestar auxílio de emergência aos turistas brasileiros, inclusive para emissão de segunda via de passaportes — o tipo serviço que, segundo o Itamaraty, deve ser mais acionado. Além disso, foi contratado um consultor jurídico para intervir em caso de ocorrências policiais.

LGBT

Segundo a diretora do Departamento Consular, a embaixadora Maria Luiza Ribeiro, o objetivo de trazer informações específicas para o público LGBT é evitar situações de “constrangimento”.

“Na Rússia, há uma lei especificamente sobre comportamento homoafetivo. Se for em público, nossos cidadão brasileiros podem estar correndo risco."
A embaixadora explicou ainda que, na área consular, é preciso alertar sobre todas as possibilidades de risco e possíveis más experiências. "Não podíamos deixar isso de fora, omitir isso por nossa parte”, disse Maria Luiza.

Ainda assim, ela afirmou não acreditar que este seja o principal ponto a que torcedores devem prestar atenção. Atos como xingar no estádio ou subir nos assentos são proibidos.

Esta é a segunda vez em que o governo federal faz uma cartilha do tipo. A primeira tinha sido na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010. Na época, os principais problemas eram: perda de passaporte e outros documentos, furto de objetos em estádios, roubos em geral e apoio para marcação de consulta médica. O Itamaraty inclusive agiu em um caso de um brasileiro preso e condenado por cambismo.

A cartilha deste ano deve ser distribuída em voos com destino à Rússia e nos consulados do país da Copa. São pelo menos 3 mil exemplares.
 
 

MURAL

  • DE: Michaelgliff

    Hi! best online pharmacy forum great web site.

    DE: DavidGow

    Hello there! order valtrex excellent web page.

  • DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria de Guarulhos SP. Mãe vc é linda. Sou sua fã desde criança. Agora mais velha ficou mais bonita. Beijo mãe.

    DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Carlos. Eu amo vc mais que tudo. Sou apaixonada. Se cuida amor. Te amo. Beijo

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria que está em Umuarama com seus pais. Amor te amo. Saudades de vc. Beijo minha linda mulher.

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabi de Umuarama. Amor te amo. Adoro estar com vc. Beijo linda.

  • DE: Mateus Rodrigues

    Gostaria De Mandar Um Abraço Para Meu Namorado Josiel Que Está Gripadinho e Pra Todos Da Radio e Todos Que Curtem! Abraços

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Leandro. Vc é que eu escolhi para o fim da minha vida. Te amo amor. Beijo

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Saudades de vc. Não aguento mais ficar longe de você linda. Beijo.

    DE: Gilberto

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa de Umuarama. Amor te amo. Beijo.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Leandro que está trabalhando no momento. Beijo amor. Te amo.

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria que está em Umuarama. Amor te amo. Saudades, Beijo. Não consigo ficar longe de você.

  • DE: Josiane

    oi, manda alo para minha família e meu esposo Maicon

    DE: FRAN

    Boa noite

  • DE: Wellington Costa

    Araruna tá na ilha fm

    DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria Aparecida. Mãe feliz dias das mães. Te amo mãe. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW