NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 10/07 15:50
Nova doença em lavouras de milho do Estado é confirmada pelo Instituto Agronômico do Paraná

O Instituto Agronômico do Paraná, Iapar, confirmou a ocorrência da estria bacteriana do milho em lavouras das regiões Norte, Centro-Oeste e Oeste do Estado. Até então desconhecida no Brasil, a doença é causada por uma bactéria e tem potencial para reduzir à metade o rendimento de grãos.

A ocorrência foi constatada primeiramente em áreas da Copacol, em Cafelândia, município da região Oeste, em 2016. Na última safra, o problema se apresentou com maior intensidade, sendo detectado em 13 municípios. A estria bacteriana do milho foi verificada pela primeira vez na África do Sul, em 1949, e detectada fora da África apenas em 2016, nos Estados Unidos.

No ano passado, apareceu em lavouras da Argentina, de onde provavelmente acabou chegando ao Paraná. A doença foi constatada em 30 híbridos de milho, inclusive nos transgênicos. De acordo com o engenheiro agrônomo do Iapar, Adriano de Paiva Custódio, a bactéria pode se propagar nas lavouras por meio da chuva, vento, água de irrigação e equipamentos contaminados.

A solução passa pelo uso de sementes idôneas, culturas menos suscetíveis à contaminação, desinfecção de equipamentos e destruição de restos de cultura. Por enquanto, não há produtos químicos testados. Como ação emergencial, os pesquisadores defendem o investimento em testes e a avaliação de produtos químicos que possam eliminar a bactéria nos principais tipos de milho.

(Repórter: Rodrigo Arend)

MURAL

  • DE: José

    Maria te amo. Não sei viver sem você. Beijo

    DE: Valmir

    Bom dia ilha, aqui e o valmir de sorriso mt sempre ligado na ilha fm...

  • DE: JAIR NANTES

    Quero conhecer e ter um relacionamento com alguém sério

    DE: Jair Nantes

    Quero conhecer aqlguem para compromisso.

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo. Vc é quem eu escolhi para ser mãe dos nossos filhos. Beijão minha linda.

    DE: Dani santos

    Sou de monte negro Rondônia

  • DE: Tatiane

    Olá boa tarde

    DE: Letícia

    Mãe te amo. Não vejo a hora de te encontrar. Beijão

  • DE: Sergio

    Boa tarde galera da ilha, toca uma musica aí pra nós, tchau. obrigado

    DE: Maria Alice

    Quero mandar alo para minha filha

  • DE: Matias

    Isadora, namore o L!!!!

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Saudades de vc. Volta logo para casa. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo linda.

  • DE: Biquini Cavadão

    Ester ouvi a música Quando eu te encontrar do Biquini Cavadão. Isso será nosso encontro. Beijo. Estou com muita saudade de você linda.

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso

  • DE: Mariflavia de Souza

    Manda uma abraço para meu pai Antônio e Otaviana que mora la na carboneira ! Pra nós aq felipe sara e natascha mariflavia sc tbm

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso a minha irmã Nice e todos os familiares fala que tacuru tá ligado na ilha grande

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW