NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 11/07 15:44
Câmara aprova projeto que autoriza venda de seis distribuidoras da Eletrobras

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que autoriza a venda de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras nas regiões Norte e Nordeste do país. Foram votados 9 pedidos de mudança no texto principal, que já havia sido aprovado no início de julho. A proposta agora segue para o Senado.

Quatro alterações foram aprovadas pelo plenário. Uma delas é de autoria do deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, que dá gratuidade da tarifa de energia elétrica a famílias de baixa renda no consumo mensal de até 70 Quilowatt-hora.
 

O parlamentar explica como a medida pode ajudar a população.

"Com isso nós estamos fazendo com que, na Bahia, mais de 1,5 milhão de famílias tenham sua conta de energia zerada a partir da sanção dessa lei".

Outra emenda aprovada torna sem ônus para o consumidor a extensão do fornecimento de energia elétrica em áreas remotas distantes das redes de distribuição se o consumo mensal estimado for de até 80 Quilowatt-hora.

Também foram feitos pedidos para garantir os empregos dos atuais trabalhadores, caso as distribuidoras de energia sejam privatizadas. Mas a emenda ficou de fora do texto final. A maioria dos parlamentares foi contra. Entre eles, o deputado Rodrigo Garcia, do DEM de São Paulo.

"Não tem nenhum sentido obrigar que o futuro comprador possa se obrigar com os empregos, com os atuais funcionários. O objetivo é justamente que a gente possa, com a venda e a privatização, prestar um melhor serviço para a comunidade".

A intenção do PL é resolver pendências jurídicas que poderiam afastar possíveis investidores do leilão de venda das distribuidoras e deixar as empresas com problemas financeiros mais atrativas

Por conta dos débitos e pela necessidade de altos investimentos, a proposta do governo prevê que cada distribuidora seja vendida pelo preço mínimo de R$ 50 mil.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, as seis distribuidoras atendem mais de 13 milhões de habitantes, em uma área que corresponde a aproximadamente 29% do território nacional.

O governo defende que a Eletrobras ficará mais atrativa para investidores sem as distribuidoras, que são altamente deficitárias. As empresas estão localizadas nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Alagoas, Piauí e Roraima.

A venda das distribuidoras é o primeiro passo para a privatização da própria Eletrobras. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pretende colocar o projeto que permite a privatização da Eletrobras em votação apenas depois das eleições. Segundo Maia, a pauta será “a prioridade do próximo presidente da República, qualquer um que seja”.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

 

MURAL

  • DE: cicero dias

    um grande abraço a famlia passarella em são jorge do patrocinio e a familia salles jacomini em francisco alves

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi. Amor te amo. Mais não gosto quando vc sai com suas amigas. Beijo.

  • DE: Pedro

    mando um abração pra o Rodrigo estamos aki ligados na ilha em Angatuba sp.

    DE: Eliane Beijo

    Gostaria de ouvir apaixonado por vc da Vanessa Camargo, no sertanejo da ilha. Oferecer p/ minha amiga sumida Tati. Estou com saudades de vc. Vem na minha cidade

  • DE: Carla Beijo Mãe, paizão

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria Aparecida, meu pai Valdir e minha irmã Brenda de Barretos SP. Estou com muita saudade de vcs. Vem logo me ver.

    DE: Mariana

    Ola, gostaria de mandar um beijão para minha linda amiga Helena Ester de Campinas SP. Estou com muita saudade de vc. Espero que encontramos logo. Aqui em Guairá

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais dela. Amor vem embora logo. Te amo linda. Beijo.

    DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijo para meu esposo José que está trabalhando no momento. Amor te amo. Fico triste sem vc. Beijo.

  • DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minhas professoras Telma e Sandra de Guairá. Amo as duas. Excelentes profisssionais. Quando for aí, gostaria de velas. Beijo

    DE: nacionalgás7q

    manda um alo aqui pra nós de setequedas ms

  • DE: Patiricia

    Bom dia!desejo que vocês renovem todos os dias seu armazenamento de alegria de viver.. sempre levando essa alegria pra nossas vidas, alegria em ouvir a ilha

    DE: JOÃO LUIZ

    GOSTARIA DE OUVIR MILIONÁRIO E JOSÉ RICO CABECINHA E MANDAR PARA MEU GRANDE AMOR GABRIELA COM MUITO AMOR E CARINHO

  • DE: MARIA DE LURDES

    OI .... TOCA PRA MIM ZEZE E LUCIANO FLORES EM VIDA E MANDA PRA MINHA AMIGA LU QUE ESTA DE ANIVERSARIO

    DE: Sueli

    por favor toca chico rey e paraná

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo meu amor. Te amo.

    DE: Mara andreia

    Boa tarde sou de Naviraí ms. Sempre ligadinha com vcs.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW