NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 11/07 15:44
Câmara aprova projeto que autoriza venda de seis distribuidoras da Eletrobras

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (10), o projeto de lei que autoriza a venda de seis distribuidoras de energia controladas pela Eletrobras nas regiões Norte e Nordeste do país. Foram votados 9 pedidos de mudança no texto principal, que já havia sido aprovado no início de julho. A proposta agora segue para o Senado.

Quatro alterações foram aprovadas pelo plenário. Uma delas é de autoria do deputado José Carlos Aleluia, do DEM da Bahia, que dá gratuidade da tarifa de energia elétrica a famílias de baixa renda no consumo mensal de até 70 Quilowatt-hora.
 

O parlamentar explica como a medida pode ajudar a população.

"Com isso nós estamos fazendo com que, na Bahia, mais de 1,5 milhão de famílias tenham sua conta de energia zerada a partir da sanção dessa lei".

Outra emenda aprovada torna sem ônus para o consumidor a extensão do fornecimento de energia elétrica em áreas remotas distantes das redes de distribuição se o consumo mensal estimado for de até 80 Quilowatt-hora.

Também foram feitos pedidos para garantir os empregos dos atuais trabalhadores, caso as distribuidoras de energia sejam privatizadas. Mas a emenda ficou de fora do texto final. A maioria dos parlamentares foi contra. Entre eles, o deputado Rodrigo Garcia, do DEM de São Paulo.

"Não tem nenhum sentido obrigar que o futuro comprador possa se obrigar com os empregos, com os atuais funcionários. O objetivo é justamente que a gente possa, com a venda e a privatização, prestar um melhor serviço para a comunidade".

A intenção do PL é resolver pendências jurídicas que poderiam afastar possíveis investidores do leilão de venda das distribuidoras e deixar as empresas com problemas financeiros mais atrativas

Por conta dos débitos e pela necessidade de altos investimentos, a proposta do governo prevê que cada distribuidora seja vendida pelo preço mínimo de R$ 50 mil.

Segundo o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES, as seis distribuidoras atendem mais de 13 milhões de habitantes, em uma área que corresponde a aproximadamente 29% do território nacional.

O governo defende que a Eletrobras ficará mais atrativa para investidores sem as distribuidoras, que são altamente deficitárias. As empresas estão localizadas nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Alagoas, Piauí e Roraima.

A venda das distribuidoras é o primeiro passo para a privatização da própria Eletrobras. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirmou que pretende colocar o projeto que permite a privatização da Eletrobras em votação apenas depois das eleições. Segundo Maia, a pauta será “a prioridade do próximo presidente da República, qualquer um que seja”.

Reportagem, Paulo Henrique Gomes

 

MURAL

  • DE: José

    Maria te amo. Não sei viver sem você. Beijo

    DE: Valmir

    Bom dia ilha, aqui e o valmir de sorriso mt sempre ligado na ilha fm...

  • DE: JAIR NANTES

    Quero conhecer e ter um relacionamento com alguém sério

    DE: Jair Nantes

    Quero conhecer aqlguem para compromisso.

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo. Vc é quem eu escolhi para ser mãe dos nossos filhos. Beijão minha linda.

    DE: Dani santos

    Sou de monte negro Rondônia

  • DE: Tatiane

    Olá boa tarde

    DE: Letícia

    Mãe te amo. Não vejo a hora de te encontrar. Beijão

  • DE: Sergio

    Boa tarde galera da ilha, toca uma musica aí pra nós, tchau. obrigado

    DE: Maria Alice

    Quero mandar alo para minha filha

  • DE: Matias

    Isadora, namore o L!!!!

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Saudades de vc. Volta logo para casa. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo linda.

  • DE: Biquini Cavadão

    Ester ouvi a música Quando eu te encontrar do Biquini Cavadão. Isso será nosso encontro. Beijo. Estou com muita saudade de você linda.

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso

  • DE: Mariflavia de Souza

    Manda uma abraço para meu pai Antônio e Otaviana que mora la na carboneira ! Pra nós aq felipe sara e natascha mariflavia sc tbm

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso a minha irmã Nice e todos os familiares fala que tacuru tá ligado na ilha grande

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW