NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 12/09 10:48
Ibovespa comemora 50 anos

Mesmo quem acompanha a fundo o noticiário econômico talvez desconheça como funciona o Ibovespa. O índice que mede o desempenho das ações mais negociadas da B3 (resultado da integração entre BM&FBOVESPA e Cetip) está completando cinco décadas. Mas como é calculado? As inovações para medir a variação do mercado de ações no Brasil começaram a surgir no final dos anos 50. Buscava-se uma maneira de modernizar o mercado financeiro do país. Na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, então a principal brasileira, no fim do pregão, registrava-se a variação de cada ação. Mas os investidores tinham a necessidade da referência do mercado como um todo.

A mudança para um indicador geral veio com o Índice Bolsa de Valores (IBV), metodologia criada pelo economista Mário Henrique Simonsen, que passou a ser divulgada em 1967. Juntava as ações mais negociadas do mercado numa carteira que variava como se também fosse uma ação. O Ibovespa, lançado em janeiro de 1968, incorporou o mesmo método. A primeira carteira abrangia 18 empresas, porém na segunda, em setembro do mesmo 1968, já eram 27. Hoje são 66. Estas ações em conjunto representam 80% da movimentação da bolsa nos 12 meses anteriores.

Vale (do Rio Doce na época) e AmBev (que entrou no índice como Antarctica) são as únicas remanescentes da lista original, ou seja, nunca deixaram de fazer parte do índice. Além das duas companhias, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Petrobrás são as empresas que fazem parte do índice por muito tempo. Se hoje há os home brokers, com os quais investidores operam de casa, os pregões de 50 anos atrás eram bem diferentes. Eram realizados em um balcão redondo, chamado corbeille, em torno do qual os operadores, reunidos, compravam ou vendiam ações aos gritos conforme os nomes das empresas eram lidos em ordem alfabética. O público lotava as galerias para ver as operações.

Não havia, lógico, pregão eletrônico, os preços eram escritos na lousa pelos funcionários. Os comprovantes das negociações subiam para a Divisão Técnica anotados em um papel, preso por um pregador de roupas a um barbante. Para divulgar o pregão do dia, primeiro era preciso calcular e recalcular até que diferentes tentativas chegassem aos mesmos resultados. Era um trabalho demorado, feito com calculadoras mecânicas, primeiro, e eletrônicas, depois - hoje plataformas atualizam os números em tempo real.

A metodologia funcionou quase sem ajustes de 1968 a 2014, quando sofreu a primeira alteração importante – motivada pela quase falência da petroleira OGX. Desde então, o Ibovespa incorporou, além do valor negociado, o valor de mercado da empresa. O índice reflete hoje os movimentos das empresas mais representativas da bolsa, não só as mais negociadas.

MURAL

  • DE: cicero dias

    um grande abraço a famlia passarella em são jorge do patrocinio e a familia salles jacomini em francisco alves

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi. Amor te amo. Mais não gosto quando vc sai com suas amigas. Beijo.

  • DE: Pedro

    mando um abração pra o Rodrigo estamos aki ligados na ilha em Angatuba sp.

    DE: Eliane Beijo

    Gostaria de ouvir apaixonado por vc da Vanessa Camargo, no sertanejo da ilha. Oferecer p/ minha amiga sumida Tati. Estou com saudades de vc. Vem na minha cidade

  • DE: Carla Beijo Mãe, paizão

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria Aparecida, meu pai Valdir e minha irmã Brenda de Barretos SP. Estou com muita saudade de vcs. Vem logo me ver.

    DE: Mariana

    Ola, gostaria de mandar um beijão para minha linda amiga Helena Ester de Campinas SP. Estou com muita saudade de vc. Espero que encontramos logo. Aqui em Guairá

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais dela. Amor vem embora logo. Te amo linda. Beijo.

    DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijo para meu esposo José que está trabalhando no momento. Amor te amo. Fico triste sem vc. Beijo.

  • DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minhas professoras Telma e Sandra de Guairá. Amo as duas. Excelentes profisssionais. Quando for aí, gostaria de velas. Beijo

    DE: nacionalgás7q

    manda um alo aqui pra nós de setequedas ms

  • DE: Patiricia

    Bom dia!desejo que vocês renovem todos os dias seu armazenamento de alegria de viver.. sempre levando essa alegria pra nossas vidas, alegria em ouvir a ilha

    DE: JOÃO LUIZ

    GOSTARIA DE OUVIR MILIONÁRIO E JOSÉ RICO CABECINHA E MANDAR PARA MEU GRANDE AMOR GABRIELA COM MUITO AMOR E CARINHO

  • DE: MARIA DE LURDES

    OI .... TOCA PRA MIM ZEZE E LUCIANO FLORES EM VIDA E MANDA PRA MINHA AMIGA LU QUE ESTA DE ANIVERSARIO

    DE: Sueli

    por favor toca chico rey e paraná

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo meu amor. Te amo.

    DE: Mara andreia

    Boa tarde sou de Naviraí ms. Sempre ligadinha com vcs.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW