NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 12/09 15:17
ONU denuncia Assad por novos ataques químicos e crimes de guerra na Síria

Uma nova investigação da Comissão de Inquérito da ONU sobre a Síria denuncia o regime de Bashar Assad por crimes de guerra. A iniciativa, liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, obteve novas provas de que Damasco usou armas químicas para reconquistar algumas das principais cidades que estavam sob controle da oposição e de grupos terroristas. O relatório publicado nesta quarta-feira, 12, também revela que mais de um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas em apenas seis meses na Síria, em razão do avanço das forças militares de Assad - um nível de deslocados sem precedentes nos sete anos de conflito armado no país.

De acordo com a Comissão, forças pró-Assad seriam responsáveis por ataques aéreos contra Ghouta e Yarmouk. Para recapturar Ghouta, em abril, as forças do governo lançaram diversos ataques indiscriminados em áreas densamente ocupadas por civis, incluindo o uso de armas químicas. Os ataques ocorreram nos dias 22 de janeiro e 1º de fevereiro. Em ambos incidentes, vítimas e testemunhas, incluindo médicos, descreveram sintomas similares, incluindo problemas respiratórios, tosse, ardência nos olhos, irritação na garganta e náusea, diz a investigação. Testemunhas indicaram o cheiro de cloro. Outra constatação foi o efeito lento do agente.

A Comissão também indicou que, no que se refere à munição, tem evidências materiais de que se trata de um modelo usado exclusivamente pelo governo e, raramente, por milícias pró-Assad. A investigação ainda apontou que a munição documentada foi construída com a artilharia iraniana, conhecida por ter sido fornecida às forças comandadas pelo governo da Síria. 

A comissão conclui que, nesses dois casos, forças do governo e milícias afiliadas cometeram crimes de guerra ao usar armas proibidas e lançar ataques indiscriminados contra a população civil, completa a investigação. A Comissão ainda analisa se outro caso de crime de guerra supostamente cometido pelo regime de Assad ocorreu no dia 7 de abril, em Duma, também por uma suspeita de uso de armas químicas, que teriam causado a morte de pelo menos 49 pessoas e deixado 650 feridos.

MURAL

  • DE: Marcos Henrique

    Gostaria de fala pra Natalia que eu amo ela e cinto muito sua falta , nao sou nada sem ela ...

    DE: Jose carinhosa, linda

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Maria. Adimiro vc por correr atrás daquilo que vc quer. E ser tão inteligente. Te amo meu amor. Vc é meiga,

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Todos dias penso em vc.

    DE: Juliana

    oi Vivia, quero ouvir mala é falsa só para curtir

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia pessoal da ilha, toca ai pra nós Amado Batista princesa, para os colegas aqui do trabalho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi de Umuarama. Gabriela te amo, meu amor. Só penso em vc todos dias.

  • DE: sueli da silva

    qero ouvir a musica de leo magalhaes que se chama oi e mando para todosda radio ilha

    DE: Letícia

    Ola, gostaria de mandar um beijão p/ minha amiga Gabriela de Umuarama. Gabi gosto muito de vc. Beijo.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão p/ meu esposo Paulo. Vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. E nossa filha Josie Helena. Amo vcs.

    DE: Flavio

    Manda um abraço pro pessoal de cafezal Claudinei, juninho, marcilio e marcos!

  • DE: Neide

    Abraço pra todos

    DE: Claudimara

    Manda um alô , passando umas férias aqui bjs

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabriela de Umuarama. Amor estou sarando da gripe. Vc é tudo de bom p/ mim. Te amo meu amor.

    DE: MARIA DE LURDES

    QUERO OUVIR JAD E JEFERSOM SACO DE ESTOPA E MANDAR MEUS COLEGAS DE TRABALHO

  • DE: Valeria

    Bom dia, toca horizonte azul e manda pra minha mãe

    DE: marcos da cruz

    oi galera da ilha fm sou custelinha de ceu azul estou ligado com vcs todos os dias manda um alo pra mim ai e manda uma mada do Chrystian & Ralf camisa manchada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW