NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 13/09 11:32
Risco Brasil dobra em 2018 com indefinição eleitoral

As incertezas em relação ao desfecho das eleições presidenciais, aliadas a um cenário externo mais tumultuado para os países emergentes, fizeram o risco Brasil dobrar neste ano. O CDS (credit default swap, uma espécie de seguro contra calotes da dívida de países), que estava em 140 pontos em janeiro, está agora em 282 pontos - depois de alcançar 310 em agosto. Entre os principais emergentes, o Brasil só está melhor que Argentina, cujo risco país está em torno de 700 pontos, e a Turquia, na casa dos 500.

O risco país é uma espécie de sobretaxa que se paga em relação aos títulos do Tesouro americano, considerados os papéis mais seguros do mundo. Ou seja, quanto maior o risco, mais o investidor estrangeiro quer receber de juros para comprar os papéis daquele país, já que a possibilidade de um calote é considerada mais alta. Na prática, um risco país alto acaba afugentando investimentos. Em 2008, quando o Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais (que é um selo de bom pagador), o CDS estava em cerca de 100 pontos.

No caso brasileiro, segundo analistas, a eleição é a principal responsável pelo aumento do risco país. E a avaliação é que esses números podem subir ainda mais, dependendo do quadro que se desenhar para o segundo turno. Economistas ressaltam que a principal preocupação do mercado financeiro é se o novo presidente vai prosseguir com o ajuste fiscal, pois a dívida pública brasileira tem trajetória considerada insustentável. Uma das principais medidas de solvência de um país, a relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil está perto de 80%, enquanto a média dos emergentes é de 50%.

MURAL

  • DE: Gabriela

    Muito boa a música "Protagonista" gostaria de ouvir na programação da melhor: Ilha FM! c/ a Dupla: Hugo e Tiago

    DE: Silvana

    Gostaria de mandar a música com Milionário e José Rico para meu esposo e vcs da rádio

  • DE: Ronaldo Silvério

    Estou ouvindo a ilha fm em Alto Piquiri Gostaria De Ouvir A Música Meu Querido Paraná "Composição Celsoi Dariva" Pra Todos Os Amigos Do Trecho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo, meu amor. Voçe é razão do meu viver. Beijo. Saudades, volta logo para casa.

  • DE: MichaelToulp

    &1

    DE: Sueli

    Bom dia Vivia, toca Cezar e Paulinho par do lá do meio obg :)

  • DE: Jéssica

    Boa noite pessoal da Ilha. Gostaria de ouvir a música: Protagonista com MC Zaac e Hugo e Tiago! Pensa numa moda boa ??? Bjoss

    DE: RONALDO DE EL DOURADO MS

    PR FAVOR PESSOAL DA ILHA, TOCA CRISTIANO ARAUJO E MANDA PARA MINHA NOIVA CIBELE

  • DE: Maria de Lurdes

    Milionario e Ze Rico Quem disse que esqueci e oferecer para um alguém muito especial

    DE: Silvia

    Feliz Ano Novo Para Meus Familiares bjs a todos.

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais. Gabi te amo. Estou com muita saudade de vc. Te amo meu amor.

    DE: renato vieira barbosa

    mandar um alo pra todos de navirai que tao curtino

  • DE: AILTON FERREIRA DOS SANTOS (BILU)

    GOSTARIA DE OUVIA A MUSICA (A MALA AMARELA ) COM DANIEL. OFERECER PARA TODOS OS NAVIRAIENSES.

    DE: Samira Gomes Braga

    Um abraço para amigos e familiares de Tapira... Saudades imensas

  • DE: Luiz preto

    Bom dia queria ouvir milagre da foto vai pra toda minha família e pra galera de rondonia q ta aqui em casa Pedro, Cristina e Maria valeu obg.

    DE: Roseno Andrade

    Olá bom dia, sou o Roseno, manda por favor alô aqui pra nós em Palotina, estamos ligadinhos. Elza, Erick Pablo, e todos os familiares e amigos que estão ouvindo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW