NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 08/11 14:09
No Brasil, 1/3 da vegetação nativa está em áreas pobres

Um terço da cobertura vegetal nativa do Brasil está concentrada em áreas pobres, que deveriam ser consideradas prioritárias para a conservação de espécies. Esse e outros dados fazem parte de um diagnóstico sobre a biodiversidade do País, apresentado nesta quinta-feira, 8, por cientistas brasileiros. O documento reúne informações para dar subsídio à tomada de decisão de gestores nessa área.

O Brasil é um dos países mais ricos em biodiversidade do mundo, mas enfrenta desafios. A situação se agravou nos últimos dez anos. Os principais causadores dessa perda ainda são a mudança do uso da terra, que leva à degradação ambiental, e, mais recentemente, as mudanças climáticas.

Nesta quinta-feira, uma versão resumida do 1º Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos foi apresentada no Museu do Amanhã, no Rio. O trabalho, desenvolvido por dezenas de cientistas de diferentes áreas do conhecimento e várias partes do País, se inspira na iniciativa internacional de mapeamento do setor, o Painel Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Ecossistema, coordenado por quatro agências da Organização das Nações Unidas (ONU).

Pobreza verde

A publicação brasileira compila informações e pesquisas sobre cobertura vegetal, culturas agrícolas, qualidade das águas, além da diversidade cultural do Brasil. São 398 municípios que reúnem três características: baixa renda, alta cobertura vegetal nativa e alta vulnerabilidade às mudanças climáticas. Segundo a pesquisa, mais de um terço (36%) da cobertura vegetal nativa do Brasil se concentra em 7% dos municípios brasileiros - e essas cidades abrigam 22% da população pobre brasileira.

Espalhadas pelos biomas da Amazônia, Cerrado e Caatinga, as localidades têm um desafio pela frente: tirar suas populações da pobreza mantendo a floresta de pé. Entre os municípios prioritários, a maior parte deles está localizada na Caatinga - um dos biomas mais destruídos e que, paradoxalmente, recebe menos atenção. Fora da Amazônia, a maioria (62%) dos pontos estratégicos não tem áreas de proteção ambiental, de acordo com a pesquisa.

Mesmo biomas que considerávamos pouco alterados, como dos Pampas e da Caatinga, isso na verdade se devia à falta de conhecimento. Eles estão passando por processos (de alteração) distintos, porque não são formações florestais como a Amazônia e a Mata Atlântica, mas que têm consequências desastrosas do ponto de vista da biodiversidade.

Pedra no sapato

Um dos objetivos do relatório, segundo os pesquisadores, é apresentar a biodiversidade não como uma pedra no sapato da economia brasileira, mas como um ativo. Para isso, o estudo também reúne informações sobre oportunidades que advém da diversidade brasileira. De acordo com a pesquisa, mais de 245 espécies da flora do País são base de produtos cosméticos e farmacêuticos e ao menos 36 espécies botânicas nativas possuem registro de fitoterápicos. A conservação da biodiversidade tem impacto, ainda, nos cultivos. Das 141 culturas agrícolas analisadas no Brasil, 85 dependem de polinização por animais. É uma coisa sistêmica no Brasil: a biodiversidade, os recursos naturais de modo geral, são tratados como um problema, quando no fundo são a solução.

MURAL

  • DE: Gabriela

    Muito boa a música "Protagonista" gostaria de ouvir na programação da melhor: Ilha FM! c/ a Dupla: Hugo e Tiago

    DE: Silvana

    Gostaria de mandar a música com Milionário e José Rico para meu esposo e vcs da rádio

  • DE: Ronaldo Silvério

    Estou ouvindo a ilha fm em Alto Piquiri Gostaria De Ouvir A Música Meu Querido Paraná "Composição Celsoi Dariva" Pra Todos Os Amigos Do Trecho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo, meu amor. Voçe é razão do meu viver. Beijo. Saudades, volta logo para casa.

  • DE: MichaelToulp

    &1

    DE: Sueli

    Bom dia Vivia, toca Cezar e Paulinho par do lá do meio obg :)

  • DE: Jéssica

    Boa noite pessoal da Ilha. Gostaria de ouvir a música: Protagonista com MC Zaac e Hugo e Tiago! Pensa numa moda boa ??? Bjoss

    DE: RONALDO DE EL DOURADO MS

    PR FAVOR PESSOAL DA ILHA, TOCA CRISTIANO ARAUJO E MANDA PARA MINHA NOIVA CIBELE

  • DE: Maria de Lurdes

    Milionario e Ze Rico Quem disse que esqueci e oferecer para um alguém muito especial

    DE: Silvia

    Feliz Ano Novo Para Meus Familiares bjs a todos.

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais. Gabi te amo. Estou com muita saudade de vc. Te amo meu amor.

    DE: renato vieira barbosa

    mandar um alo pra todos de navirai que tao curtino

  • DE: AILTON FERREIRA DOS SANTOS (BILU)

    GOSTARIA DE OUVIA A MUSICA (A MALA AMARELA ) COM DANIEL. OFERECER PARA TODOS OS NAVIRAIENSES.

    DE: Samira Gomes Braga

    Um abraço para amigos e familiares de Tapira... Saudades imensas

  • DE: Luiz preto

    Bom dia queria ouvir milagre da foto vai pra toda minha família e pra galera de rondonia q ta aqui em casa Pedro, Cristina e Maria valeu obg.

    DE: Roseno Andrade

    Olá bom dia, sou o Roseno, manda por favor alô aqui pra nós em Palotina, estamos ligadinhos. Elza, Erick Pablo, e todos os familiares e amigos que estão ouvindo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW