NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 08/11 15:22
Senado italiano aprova projeto que restringe permissão de residência para estrangeiros por razões humanitárias

O Senado da Itália aprovou um projeto de lei que reduz a concessão de proteção humanitária aos imigrantes que vivem no país. Associações humanitárias temem que direito de asilo seja zerado, favorecendo a privatização do sistema de acolhimento.

Um dos pontos mais controversos do projeto de lei, que agora deverá passar para a Câmara dos Deputados para a aprovação final, é a supressão da proteção humanitária, que até agora era uma das causas para a concessão de asilo. Em particular, revoga a permissão de residência por razões humanitárias, que antes era concedida por dois anos e dava o acesso ao mercado de trabalho, ao serviço nacional de saúde e à assistência social. Se aprovada pelos deputados, a autorização de permanência na Itália será de apenas um ano para casos extremos como urgências de tratamento de saúde e desastres naturais no país de origem.

O Decreto de Segurança e Imigração, também chamado de Decreto Salvini, é uma iniciativa do ministro do Interior Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga Norte. O projeto de lei é composto por 40 artigos, com mudanças nas regras para a imigração, segurança pública e para os bens confiscados da máfia.

A lei prevê ainda que o período de permanência nos centros para refugiados será ampliado de 90 para 180 dias, enquanto aqueles que pedem o asilo esperam a aceitação da residência legal. Na Itália, esses centros de permanência são considerados por muitas associações humanitárias como verdadeiras prisões, lotadas de imigrantes que aguardam o reconhecimento do direito ao asilo.

Estima-se que atualmente vivem 500 mil imigrantes irregulares na Itália. No caso de aprovação da lei, em teoria os imigrantes irregulares teriam que ser repatriados, mas para isso são necessários acordos bilaterais. Poucos países assinaram esses acordos com a Itália.

Com a nova legislação, as pessoas que não conseguiram a documentação para o reconhecimento do direito de asilo permanecerão na Itália, mesmo de modo irregular, ou seja, clandestinamente. Mas a burocracia italiana deve fazer com que aumente muito o número de clandestinos no país. Isso significa que se um imigrante não consegue a documentação, não pode trabalhar. Portanto, provavelmente ele vai recorrer ao mercado ilegal, com risco de incrementar também a criminalidade no país.

MURAL

  • DE: cicero dias

    um grande abraço a famlia passarella em são jorge do patrocinio e a familia salles jacomini em francisco alves

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão p/ minha esposa Gabi. Amor te amo. Mais não gosto quando vc sai com suas amigas. Beijo.

  • DE: Pedro

    mando um abração pra o Rodrigo estamos aki ligados na ilha em Angatuba sp.

    DE: Eliane Beijo

    Gostaria de ouvir apaixonado por vc da Vanessa Camargo, no sertanejo da ilha. Oferecer p/ minha amiga sumida Tati. Estou com saudades de vc. Vem na minha cidade

  • DE: Carla Beijo Mãe, paizão

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria Aparecida, meu pai Valdir e minha irmã Brenda de Barretos SP. Estou com muita saudade de vcs. Vem logo me ver.

    DE: Mariana

    Ola, gostaria de mandar um beijão para minha linda amiga Helena Ester de Campinas SP. Estou com muita saudade de vc. Espero que encontramos logo. Aqui em Guairá

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais dela. Amor vem embora logo. Te amo linda. Beijo.

    DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijo para meu esposo José que está trabalhando no momento. Amor te amo. Fico triste sem vc. Beijo.

  • DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minhas professoras Telma e Sandra de Guairá. Amo as duas. Excelentes profisssionais. Quando for aí, gostaria de velas. Beijo

    DE: nacionalgás7q

    manda um alo aqui pra nós de setequedas ms

  • DE: Patiricia

    Bom dia!desejo que vocês renovem todos os dias seu armazenamento de alegria de viver.. sempre levando essa alegria pra nossas vidas, alegria em ouvir a ilha

    DE: JOÃO LUIZ

    GOSTARIA DE OUVIR MILIONÁRIO E JOSÉ RICO CABECINHA E MANDAR PARA MEU GRANDE AMOR GABRIELA COM MUITO AMOR E CARINHO

  • DE: MARIA DE LURDES

    OI .... TOCA PRA MIM ZEZE E LUCIANO FLORES EM VIDA E MANDA PRA MINHA AMIGA LU QUE ESTA DE ANIVERSARIO

    DE: Sueli

    por favor toca chico rey e paraná

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi sou apaixonado por vc. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo meu amor. Te amo.

    DE: Mara andreia

    Boa tarde sou de Naviraí ms. Sempre ligadinha com vcs.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW