NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 08/11 15:22
Senado italiano aprova projeto que restringe permissão de residência para estrangeiros por razões humanitárias

O Senado da Itália aprovou um projeto de lei que reduz a concessão de proteção humanitária aos imigrantes que vivem no país. Associações humanitárias temem que direito de asilo seja zerado, favorecendo a privatização do sistema de acolhimento.

Um dos pontos mais controversos do projeto de lei, que agora deverá passar para a Câmara dos Deputados para a aprovação final, é a supressão da proteção humanitária, que até agora era uma das causas para a concessão de asilo. Em particular, revoga a permissão de residência por razões humanitárias, que antes era concedida por dois anos e dava o acesso ao mercado de trabalho, ao serviço nacional de saúde e à assistência social. Se aprovada pelos deputados, a autorização de permanência na Itália será de apenas um ano para casos extremos como urgências de tratamento de saúde e desastres naturais no país de origem.

O Decreto de Segurança e Imigração, também chamado de Decreto Salvini, é uma iniciativa do ministro do Interior Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga Norte. O projeto de lei é composto por 40 artigos, com mudanças nas regras para a imigração, segurança pública e para os bens confiscados da máfia.

A lei prevê ainda que o período de permanência nos centros para refugiados será ampliado de 90 para 180 dias, enquanto aqueles que pedem o asilo esperam a aceitação da residência legal. Na Itália, esses centros de permanência são considerados por muitas associações humanitárias como verdadeiras prisões, lotadas de imigrantes que aguardam o reconhecimento do direito ao asilo.

Estima-se que atualmente vivem 500 mil imigrantes irregulares na Itália. No caso de aprovação da lei, em teoria os imigrantes irregulares teriam que ser repatriados, mas para isso são necessários acordos bilaterais. Poucos países assinaram esses acordos com a Itália.

Com a nova legislação, as pessoas que não conseguiram a documentação para o reconhecimento do direito de asilo permanecerão na Itália, mesmo de modo irregular, ou seja, clandestinamente. Mas a burocracia italiana deve fazer com que aumente muito o número de clandestinos no país. Isso significa que se um imigrante não consegue a documentação, não pode trabalhar. Portanto, provavelmente ele vai recorrer ao mercado ilegal, com risco de incrementar também a criminalidade no país.

MURAL

  • DE: Gabriela

    Muito boa a música "Protagonista" gostaria de ouvir na programação da melhor: Ilha FM! c/ a Dupla: Hugo e Tiago

    DE: Silvana

    Gostaria de mandar a música com Milionário e José Rico para meu esposo e vcs da rádio

  • DE: Ronaldo Silvério

    Estou ouvindo a ilha fm em Alto Piquiri Gostaria De Ouvir A Música Meu Querido Paraná "Composição Celsoi Dariva" Pra Todos Os Amigos Do Trecho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo, meu amor. Voçe é razão do meu viver. Beijo. Saudades, volta logo para casa.

  • DE: MichaelToulp

    &1

    DE: Sueli

    Bom dia Vivia, toca Cezar e Paulinho par do lá do meio obg :)

  • DE: Jéssica

    Boa noite pessoal da Ilha. Gostaria de ouvir a música: Protagonista com MC Zaac e Hugo e Tiago! Pensa numa moda boa ??? Bjoss

    DE: RONALDO DE EL DOURADO MS

    PR FAVOR PESSOAL DA ILHA, TOCA CRISTIANO ARAUJO E MANDA PARA MINHA NOIVA CIBELE

  • DE: Maria de Lurdes

    Milionario e Ze Rico Quem disse que esqueci e oferecer para um alguém muito especial

    DE: Silvia

    Feliz Ano Novo Para Meus Familiares bjs a todos.

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais. Gabi te amo. Estou com muita saudade de vc. Te amo meu amor.

    DE: renato vieira barbosa

    mandar um alo pra todos de navirai que tao curtino

  • DE: AILTON FERREIRA DOS SANTOS (BILU)

    GOSTARIA DE OUVIA A MUSICA (A MALA AMARELA ) COM DANIEL. OFERECER PARA TODOS OS NAVIRAIENSES.

    DE: Samira Gomes Braga

    Um abraço para amigos e familiares de Tapira... Saudades imensas

  • DE: Luiz preto

    Bom dia queria ouvir milagre da foto vai pra toda minha família e pra galera de rondonia q ta aqui em casa Pedro, Cristina e Maria valeu obg.

    DE: Roseno Andrade

    Olá bom dia, sou o Roseno, manda por favor alô aqui pra nós em Palotina, estamos ligadinhos. Elza, Erick Pablo, e todos os familiares e amigos que estão ouvindo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW