NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 10/01 13:45
Média de consumidores endividados no Paraná foi de 88,9% no ano passado

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada pela Fecomércio PR, aponta que a média de endividamento no Paraná em 2018 foi de 88,9%. Em 2017, esse percentual era de 88% e em 2016 a média estadual foi de 86,3%. O ano passado teve a maior taxa de endividamento desde 2011, quando a média anual foi de 90,2%.

Em dezembro, 89,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida. O índice teve ligeira alta em relação a novembro (89,2%), porém, com queda em relação a dezembro de 2017 (90,6%).

A média nacional anual de endividamento ficou em 60,6%, o que coloca o Paraná no topo do ranking de endividados. A Fecomércio PR destaca que esse resultado não é necessariamente negativo. As dívidas relatadas na pesquisa correspondem a débitos ou contas a vencer e compras parceladas, algumas delas por anos, tais como os financiamentos imobiliário e de veículo. O alto índice de endividamento dos paranaenses está relacionado à alta empregabilidade do Estado. Por ter uma fonte de renda garantida, o consumidor se sente mais seguro para realizar parcelamentos. Tanto que a inadimplência e a falta de condições de pagamento das dívidas no Paraná estão dentro da média nacional.

A média anual de famílias com contas em atraso no Estado foi de 29% e a média dos consumidores que reconhecem que não terão condições de pagar suas dívidas foi de 10,6%. As médias nacionais foram de 24% e 9,7%, respectivamente.

Como de costume, o cartão de crédito foi o maior motivo de endividamento dos paranaenses, concentrando 72,4% das dívidas em 2018. O financiamento imobiliário correspondeu à 9,3% das contas a pagar e o financiamento de veículo, 9,2%.

Nível de endividamento

A maioria dos consumidores não se sente totalmente endividada no Paraná. Segundo a pesquisa, no mês de dezembro, 45,1% consideravam ter nível de endividamento mediano, enquanto 31,7% reconheciam estar muito endividados. Os que se consideravam pouco endividados correspondiam a 13%.

As famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos possuíam o maior índice de endividamento, com 94,7% em dezembro. Já as famílias com renda abaixo desse patamar finalizaram o ano com percentual de endividamento de 88,8%.

Tempo de pagamento

Entre as famílias com contas em atraso, 46,3% estão com as contas atrasadas há mais de 90 dias, o que configura como inadimplência, que é mais alta entre os paranaenses de menor renda, com 49,5%, ante 31,8% entre as classes A e B.

A média de tempo de comprometimento com dívidas no Paraná ficou em 6,4 meses em dezembro. A maioria dos consumidores estava endividada por até três meses (48,8%). As dívidas por mais de um ano afetavam 39,9% das famílias. Os parcelamentos entre 6 meses e 1 ano, correspondiam a 7,8%, e entre 3 e 6 meses, 3,3%.

Fonte: massanews.com

MURAL

  • DE: Gabriela

    Muito boa a música "Protagonista" gostaria de ouvir na programação da melhor: Ilha FM! c/ a Dupla: Hugo e Tiago

    DE: Silvana

    Gostaria de mandar a música com Milionário e José Rico para meu esposo e vcs da rádio

  • DE: Ronaldo Silvério

    Estou ouvindo a ilha fm em Alto Piquiri Gostaria De Ouvir A Música Meu Querido Paraná "Composição Celsoi Dariva" Pra Todos Os Amigos Do Trecho

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo, meu amor. Voçe é razão do meu viver. Beijo. Saudades, volta logo para casa.

  • DE: MichaelToulp

    &1

    DE: Sueli

    Bom dia Vivia, toca Cezar e Paulinho par do lá do meio obg :)

  • DE: Jéssica

    Boa noite pessoal da Ilha. Gostaria de ouvir a música: Protagonista com MC Zaac e Hugo e Tiago! Pensa numa moda boa ??? Bjoss

    DE: RONALDO DE EL DOURADO MS

    PR FAVOR PESSOAL DA ILHA, TOCA CRISTIANO ARAUJO E MANDA PARA MINHA NOIVA CIBELE

  • DE: Maria de Lurdes

    Milionario e Ze Rico Quem disse que esqueci e oferecer para um alguém muito especial

    DE: Silvia

    Feliz Ano Novo Para Meus Familiares bjs a todos.

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama na casa dos pais. Gabi te amo. Estou com muita saudade de vc. Te amo meu amor.

    DE: renato vieira barbosa

    mandar um alo pra todos de navirai que tao curtino

  • DE: AILTON FERREIRA DOS SANTOS (BILU)

    GOSTARIA DE OUVIA A MUSICA (A MALA AMARELA ) COM DANIEL. OFERECER PARA TODOS OS NAVIRAIENSES.

    DE: Samira Gomes Braga

    Um abraço para amigos e familiares de Tapira... Saudades imensas

  • DE: Luiz preto

    Bom dia queria ouvir milagre da foto vai pra toda minha família e pra galera de rondonia q ta aqui em casa Pedro, Cristina e Maria valeu obg.

    DE: Roseno Andrade

    Olá bom dia, sou o Roseno, manda por favor alô aqui pra nós em Palotina, estamos ligadinhos. Elza, Erick Pablo, e todos os familiares e amigos que estão ouvindo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW