NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 10/01 13:45
Média de consumidores endividados no Paraná foi de 88,9% no ano passado

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) e divulgada pela Fecomércio PR, aponta que a média de endividamento no Paraná em 2018 foi de 88,9%. Em 2017, esse percentual era de 88% e em 2016 a média estadual foi de 86,3%. O ano passado teve a maior taxa de endividamento desde 2011, quando a média anual foi de 90,2%.

Em dezembro, 89,8% dos paranaenses possuíam algum tipo de dívida. O índice teve ligeira alta em relação a novembro (89,2%), porém, com queda em relação a dezembro de 2017 (90,6%).

A média nacional anual de endividamento ficou em 60,6%, o que coloca o Paraná no topo do ranking de endividados. A Fecomércio PR destaca que esse resultado não é necessariamente negativo. As dívidas relatadas na pesquisa correspondem a débitos ou contas a vencer e compras parceladas, algumas delas por anos, tais como os financiamentos imobiliário e de veículo. O alto índice de endividamento dos paranaenses está relacionado à alta empregabilidade do Estado. Por ter uma fonte de renda garantida, o consumidor se sente mais seguro para realizar parcelamentos. Tanto que a inadimplência e a falta de condições de pagamento das dívidas no Paraná estão dentro da média nacional.

A média anual de famílias com contas em atraso no Estado foi de 29% e a média dos consumidores que reconhecem que não terão condições de pagar suas dívidas foi de 10,6%. As médias nacionais foram de 24% e 9,7%, respectivamente.

Como de costume, o cartão de crédito foi o maior motivo de endividamento dos paranaenses, concentrando 72,4% das dívidas em 2018. O financiamento imobiliário correspondeu à 9,3% das contas a pagar e o financiamento de veículo, 9,2%.

Nível de endividamento

A maioria dos consumidores não se sente totalmente endividada no Paraná. Segundo a pesquisa, no mês de dezembro, 45,1% consideravam ter nível de endividamento mediano, enquanto 31,7% reconheciam estar muito endividados. Os que se consideravam pouco endividados correspondiam a 13%.

As famílias com renda mensal superior a 10 salários mínimos possuíam o maior índice de endividamento, com 94,7% em dezembro. Já as famílias com renda abaixo desse patamar finalizaram o ano com percentual de endividamento de 88,8%.

Tempo de pagamento

Entre as famílias com contas em atraso, 46,3% estão com as contas atrasadas há mais de 90 dias, o que configura como inadimplência, que é mais alta entre os paranaenses de menor renda, com 49,5%, ante 31,8% entre as classes A e B.

A média de tempo de comprometimento com dívidas no Paraná ficou em 6,4 meses em dezembro. A maioria dos consumidores estava endividada por até três meses (48,8%). As dívidas por mais de um ano afetavam 39,9% das famílias. Os parcelamentos entre 6 meses e 1 ano, correspondiam a 7,8%, e entre 3 e 6 meses, 3,3%.

Fonte: massanews.com

MURAL

  • DE: alessandro lopes viviani

    manda um bom dia pra marcia e a filha amanda...obg

    DE: José hoje faz 17 anos

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Gabriela que está em Umuarama com seus pais. Gabi te amo. Estou na estrada, mais pensando em vc. Ho

  • DE: paulo rodrigues

    aos tios laercio e leonilda, e aos primos marcelo e diogo, de ivate , a vcs da ilha e a todos que sao caros , abraco a todos

    DE: José

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima e filha Brenda. Amor amo vcs de montão. Beijo

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia, quero deixar alo para meus amigos de trabalho e vocês aí da ilha

    DE: Gustavo

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa e filha Elen. Amo mais do que tudo na minha vida. Beijo minha mulher e minha filha.

  • DE: Mariana

    O alô vai para Rosângela do Planalto de Umuarama. Se a minha irmã não quiser o despachante de Altonia. É todo seu linda. Beijo

    DE: Gilberto

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fátima e filha Brenda que está em Umuarama com seus pais. Amor amo vcs. É tesouro da minha vida.

  • DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Amor te amo. Beijo lindo

    DE: Renato

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen. Amor te amo muito. Beijo

  • DE: Fernanda

    Eu para vc. Se eu conseguir chegar ficar velhinha. Vou agradecer à vc. Pega no meu pé, é durona. Mais cuida de uma equipe. Tenho só agradecer à vc.

    DE: Letícia já tem uma certa

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria. Mãe tenho outra mãe que cuida da minha saúde e da minha vida. Amo ela. Ela adotou eu

  • DE: Denise aguenta ela

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Leandro. Amo vc Tem uma paciência, que só eu sei. Tenho uma mãe adotiva que cuida de nós. Eu e vc deixa. E vc agu

    DE: Renato fim da minha

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen. Faz 17 anos que te conheço e estamos juntos Adoro vc, vc é meiga, carinhosa, linda. É com quero passar o

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha namorada Maria Gabriela, que está em Umuarama com seus pais. Gabi, te desejo tudo de bom. E muitos anos de vida juntos

    DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijão para meu eterno namorado José Leandro que está em Umuarama trabalhando. Amor te amo, mais que tudo. Beijo.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW