NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 12/02 15:09
Coreia do Norte pode ter feito mais bombas nucleares, mas ameaça diminuiu, diz estudo
Conclusão é de um estudo do Centro para a Segurança e a Cooperação Internacional da Universidade Stanford.

A Coreia do Norte continuou a produzir combustível para bombas durante as conversas de desnuclearização com os Estados Unidos e pode ter produzido o suficiente em 2018 para acrescentar até sete armas nucleares ao seu arsenal.

Porém, considerando a interrupção de testes nucleares e de mísseis do país em 2017, o programa de armas da Coreia do Norte provavelmente representa uma ameaça menor do que no final daquele ano.

A conclusão é de um estudo do Centro para a Segurança e a Cooperação Internacional da Universidade Stanford que foi divulgado poucas semanas antes de uma segunda cúpula em planejamento entre o líder norte-coreano e o presidente dos EUA, Donald Trump. No primeiro encontro, o líder Kim Jong-un se comprometeu a desmontar o seu programa nuclear.

Siegfried Hecker, ex-diretor do laboratório de armas de Los Alamos e um dos autores do relatório, disse à Reuters que análises de imagens de satélite mostraram que a produção norte-coreana de combustível para bombas continuou em 2018.

Ele disse que o combustível gasto na operação do reator de 5 megawatts de sua principal usina nuclear de Yongbyon entre 2016 e 2018 parece ter sido reprocessado no início de maio, e teria produzido entre 5 e 8 kg de plutônio para armas.

Isso, somado à produção de talvez 150 kg de urânio altamente enriquecido, pode ter possibilitado a Pyongyang acrescentar entre cinco e sete armas ao seu arsenal, disse o relatório de Stanford.

A equipe de Hecker estimou em 30 a quantidade de armas da Coreia do Norte em 2017, elevando para 37 o possível total atual. A inteligência dos EUA não sabe ao certo quantas ogivas nucleares mais o regime possui. No ano passado a Agência de Defesa de Inteligência estimou cerca de 50 ogivas, e analistas acreditam em uma cifra entre 20 e 60.

O relatório de Stanford disse que, embora a Coreia do Norte provavelmente tenha continuado a trabalhar na miniaturização de ogivas e nos meios para suportarem o transporte em mísseis balísticos intercontinentais, a suspensão dos testes limitou muito sua capacidade de fazer tais aprimoramentos.

Eles continuaram o maquinário para fazer plutônio e urânio altamente enriquecido. Mas isso também depende da conversão em armas – o projeto, a construção e o teste, e depois a montagem. Quando eles pararam com os testes de mísseis, estas coisas recuaram. Então, quando olho o espectro total, para mim a Coreia do Norte está menos perigosa hoje do que no final de 2017, explicou Hecker.

Fonte: g1.globo.com

MURAL

  • DE: klau

    boa noite! manda um salve sempre na melhor sintonia gostaria de pedir uma música do projota homem que nao tinha nada.

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não te esqueço um só momento. Beijo meu amor. Te amo. Logo estarei aí.

  • DE: Pedro

    Boa noite, lhe vai ter ilhamaylove

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Oi amor estou recuperando, não posso fazer esforço. Te amo, Beijo.

  • DE: cleiton

    ola tamos juntos

    DE: Josemar Malvino

    aqui é josemar Quero mandar um alo pro Willian Batista e pro cosme aqui de itaquirai-ms estamos ligado na radio mais top...

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor minha FC está alta. Por isso não fui para Umuarama. Vem vc para cá. Te amo meu amor. Beijo

    DE: Adenir Baiano

    Manda um alo ai aqui é o Adenir de Paiçandu pr

  • DE: Gian

    Gostaria de manda um alô para os brother Marquinho, Cleverson, Ezequiel da assicar de Palotina, manda racionais vida Loka parte 2

    DE: Letícia Beijo linda

    Gostaria de mandar um beijão para minha Professora Telma de Toledo. Desejar Feliz aniversário, que Deus abençoe e te de muitos anos de vida, saúde, felicidade.

  • DE: Brenda

    Mãe te amo. Saudades de vc. Vem visitar. Estou doente. Não sei o que aconteceu. Começou hoje a dor. Beijo

    DE: Vanessa

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José. Amor penso em vc todos dias. Hoje estou no hospital? Te amo. Vc é lindo. É meu amor. Que eu tenho que cuidar

  • DE: Lipe amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen de Umuarama. Amor não estou conseguindo ficar longe de você. Choro pela saudade e distância de vc. Te amo am

    DE: Jose

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Estou com muita saudade de você. Não estou muito bem. Me liga. Beijo minha linda mulher.

  • DE: Léu Beijo amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabi de Umuarama. Amor não posso ir para aí, porque estou com estômago doendo. Não estou aguentando de dor. Beij

    DE: Adriana Aparecida Vieira Da Silva

    Boa noite , QUERO ouvir a música de César e Paulinho , Morto de saudade sua. OFEREÇO para Valcenir de Alto Paraiso. Obbrigada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW