NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 21/02 17:32
MPF denuncia primo de Richa e contador da família do ex-governador por organização criminosa e corrupção
Dirceu Pupo foi alvo da 58ª fase da Operação Lava Jato e está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região de Curitiba.

Luiz Abi Antoun, primo de Beto Richa, e Dirceu Pupo, contador da família do ex-governador do Paraná, foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) por organização criminosa e corrupção passiva em um processo da Operação Integração.

Os dois são apontados pelos procuradores como operadores financeiros no esquema que envolvia crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, estelionato e peculato em um esquema relacionado à administração das rodovias federais no Paraná que fazem parte do chamado Anel da Integração.

G1 tenta contato com a defesa de Luiz Abi Antoun e de Dirceu Pupo.

Pupo foi preso no dia 25 de janeiro, na deflagração da 58ª fase da Lava Jato, um desdobramento da Operação Integração. No dia 2 de fevereiro, a Justiça negou um pedido de revogação da prisão dele. Dirceu está preso no Complexo Médico-Penal em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Conforme o Ministério Público Federal (MPF), Beto Richa se beneficiou com pelo menos R$ 2,7 milhões em propinas pagas em espécie pelas concessionárias de pedágio do Paraná e por outras empresas que mantinham interesses em atos do governo.

A denúncia contra Pupo, de quarta-feira (20), diz que os atos criminosos ocorreram entre 2011 e 2018 , de forma contínua e sistêmica, 42 vezes em reuniões presenciais ocorridas no Palácio Iguaçu.

Os procuradores afirmam ainda que Beto Richa, em co-autoria com o primo Luiz Abi Antoun e Dirceu Pupo, de modo consciente e voluntário, solicitou, aceitou e recebeu o pagamento de vantagem indevida.

A denúncia contra Pupo, de quarta-feira (20), diz que os atos criminosos ocorreram entre 2011 e 2018 , de forma contínua e sistêmica, 42 vezes em reuniões presenciais ocorridas no Palácio Iguaçu.

Os procuradores afirmam ainda que Beto Richa, em co-autoria com o primo Luiz Abi Antoun e Dirceu Pupo, de modo consciente e voluntário, solicitou, aceitou e recebeu o pagamento de vantagem indevida.

Ainda na denúncia, os procuradores afirmam que Dirceu Pupo:

Atuava a mando de Beto Richa e em nome dele;

Tinha envolvimento direto com demais integrantes da organização criminosa, inclusive encontrando-se com eles para captar dinheiro em espécie.


A denúncia contra Luiz Abi Antoun, desta quinta-feira (21), também trata dos mesmos atos criminosos ocorridos em um intervalo de sete anos.

As investigações mostram que Abi Antoun recebeu valores de propinas pagas por intermédio de doações oficiais, simulando a prestação de serviços ao Comitê de Campanha de Richa, por meio de uma empresa da qual era sócio.

Conforme o MPF, durante a campanha eleitoral de 2014, uma empresa de Abi Antoun recebeu mais de R$ 640 mil para supostas prestações de serviços de locação de equipamentos que não existiram.

Foram identificados ainda aportes de dinheiro em outra empresa ligada a Abi Antoun que, por sua vez, apresentava notas fiscais frias para justificas débitos e fazia transações com empresas paraguaias, sendo que em alguns casos não há conferência de mercadorias negociadas, segundo o MPF.

Para os procuradores, essas movimentações de dinheiro, do Comitê de Campanha de Richa para empresas ligadas ao primo dele, corroboram as informações repassadas em delação premiada de que Abi Antoun gerenciava sobras de dinheiro de campanha.

Luiz Abi Antoun encarregou-se de gerenciar as sobras dos recursos da campanha eleitoral de Beto Richa quando este venceu o pleito no primeiro turno, diz um trecho da denúncia.

No documento, os procuradores ainda justificam o motivo de apresentar uma denúncia separada em relação ao primo de Richa.

Segundo os procuradores, o fato de estar fora do país dificulta diligências para citação dele, o que acarretariam em desmembramento do processo.

O que os procuradores afirmam sobre Luiz Abi Antoun:

era o caixa geral de propinas do ex-governador Beto Richa;

repassava dinheiro, recebido de outros agentes envolvidos no esquema em favor de Richa, para Dirceu Pupo

gerenciava sobras de recursos de campanha eleitoral de Beto Richa por meio de notas frias de empresas em nome dele.


Fonte: g1.globo.com

MURAL

  • DE: Antonio Carlos Bicalho

    Bom dia

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima. Amor te amo. Beijo

  • DE: Eliel

    Gostaria de manda um alo a tds parentes e amigos de porto e tds das construções Civil aki do porto

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen e filha Fabiane. Amor amo vocês. Beijo.

  • DE: PEDRO CESAR

    Um abraço para a Patricia e Paulo

    DE: Lipe

    Amor Fabiane Elen faz ação. Que eu estou doente. Beijo

  • DE: Vanessa

    Gostaria de mandar um beijão para meu marido Carlos José. Amor sou apaixonada por vc. Vc é meu amorzao. Amo vc é nossa filha Gabriela de 2 aninhos. Beijo

    DE: Roberto hoje vc é só

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor desculpe ficar alguns anos longe de vc. É porque eu pensava que vc não gostava de mim. Beijo te amo

  • DE: Léu

    Gabi te amo meu amor

    DE: Ronaldo

    Gosto muito do pogramA

  • DE: alessandra

    boa tarde pra todos

    DE: Jouvani

    Quero manda um alô pra Dinei PR Moutinho e pro Cláudio e pr todos q curtem a radio

  • DE: Vanessa

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para meu marido Carlos Leandro. Vc é meu amorzao. Te amo amor. Beijo

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen. Vc é tudo para mim. Te amo amor.

  • DE: Fernanda

    Queria mandar um beijo pro guilherme e dizer que amo ele

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabi. Amor te amo. Não aguento mais ficar longe de você. Já estou desesperado. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW