NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 15/04 09:39
Cientistas israelenses apresentam coração impresso em 3D a partir de tecidos humanos

Cientistas da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, produziram um coração vivo que palpita a partir de tecido humano com uma impressora 3D, feito que abre as portas para a realização de transplantes no futuro. O estudo foi publicado nesta segunda-feira, 15, na revista Advanced Science.

É a primeira vez que se produz um coração com uma impressora 3D com o tecido humano de um paciente, explicou o professor Tal Dvir.

O coração está completo, vivo e palpita e foi feito com células e biomateriais do próprio paciente. Fizemos uma pequena biópsia do tecido adiposo dele, removemos todas as células e as separamos do colágeno e outros biomateriais, as reprogramamos para que sejam células-mãe e logo as diferenciamos para que sejam células cardíacas e células de vasos sanguíneos, detalhou Dvir.

Em seguida, os biomateriais foram processados para serem convertidos em biotinta, que permitirá imprimir com as células. O produto final, um coração de cerca de 3 centímetros, equivale ao tamanho de um rato ou um coelho, mas é muito básico, destacou o professor. Para ele, o próximo passo é amadurecer este coração de modo que possa bombear.

No momento, as células podem se contrair, mas o coração completo não bombeia. Precisamos desenvolvê-lo mais para conseguir um órgão que possa ser transplantado para um ser humano, afirmou Dvir. O próximo desafio é amadurecer essas células e ajudá-las para que se comuniquem entre elas, de forma que se contraiam juntas. É preciso ensinar as células a se comportarem adequadamente. E depois teremos outro desafio, conseguir desenvolver um coração maior, com mais células. Temos que descobrir como criar células suficientes para produzir um coração humano, explicou Dvir.

O professor e pesquisador tem a esperança que em 10 ou 15 anos tenhamos em hospitais impressoras 3D, que forneçam tecido para os pacientes. Talvez, corações. O estudo pavimenta o caminho até a medicina do futuro, na qual os pacientes não terão que esperar por um transplante ou tomar remédios para evitar sua rejeição. Os órgãos necessários serão impressos, totalmente personalizados para cada paciente, explicou a universidade.

O professor Dvir trabalha no Laboratório para Engenharia do Tecido e Medicina Regenerativa, na Faculdade de Ciências Vivas George S. Wise, da Universidade de Tel-Aviv, onde estuda estratégias de nanotecnologia para a engenharia do tecido cardíaco adiposo e a fabricação de tecidos híbridos, entre outros assuntos.

Fonte: massanews.com

MURAL

  • DE: alessandro lopes viviani

    manda um bom dia pra marcia e a filha amanda...obg

    DE: José hoje faz 17 anos

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Gabriela que está em Umuarama com seus pais. Gabi te amo. Estou na estrada, mais pensando em vc. Ho

  • DE: paulo rodrigues

    aos tios laercio e leonilda, e aos primos marcelo e diogo, de ivate , a vcs da ilha e a todos que sao caros , abraco a todos

    DE: José

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima e filha Brenda. Amor amo vcs de montão. Beijo

  • DE: Maria de Lurdes

    Bom dia, quero deixar alo para meus amigos de trabalho e vocês aí da ilha

    DE: Gustavo

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa e filha Elen. Amo mais do que tudo na minha vida. Beijo minha mulher e minha filha.

  • DE: Mariana

    O alô vai para Rosângela do Planalto de Umuarama. Se a minha irmã não quiser o despachante de Altonia. É todo seu linda. Beijo

    DE: Gilberto

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fátima e filha Brenda que está em Umuarama com seus pais. Amor amo vcs. É tesouro da minha vida.

  • DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Amor te amo. Beijo lindo

    DE: Renato

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen. Amor te amo muito. Beijo

  • DE: Fernanda

    Eu para vc. Se eu conseguir chegar ficar velhinha. Vou agradecer à vc. Pega no meu pé, é durona. Mais cuida de uma equipe. Tenho só agradecer à vc.

    DE: Letícia já tem uma certa

    Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria. Mãe tenho outra mãe que cuida da minha saúde e da minha vida. Amo ela. Ela adotou eu

  • DE: Denise aguenta ela

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Leandro. Amo vc Tem uma paciência, que só eu sei. Tenho uma mãe adotiva que cuida de nós. Eu e vc deixa. E vc agu

    DE: Renato fim da minha

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen. Faz 17 anos que te conheço e estamos juntos Adoro vc, vc é meiga, carinhosa, linda. É com quero passar o

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha namorada Maria Gabriela, que está em Umuarama com seus pais. Gabi, te desejo tudo de bom. E muitos anos de vida juntos

    DE: Maria

    Gostaria de mandar um beijão para meu eterno namorado José Leandro que está em Umuarama trabalhando. Amor te amo, mais que tudo. Beijo.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW