NOTÍCIAS

Sábado, 11/05 11:56
Programa leva saúde bucal aos alunos da rede municipal

Os alunos da Escola Municipal Malba Tahan receberam nesta semana a visita dos estagiários do Programa Saúde Bucal, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do curso de Odontologia da Universidade Paranaense (Unipar). Sob a supervisão da professora Luciana Zafanelli, supervisora de estágio comunitário do curso e dentista da rede municipal, a equipe avalia a saúde bucal das crianças e orienta sobre atitudes preventivas e os principais problemas.

Os estagiários visitam todas as salas, nos períodos da manhã e tarde, avaliam os dentes dos alunos e os instruem sobre técnicas de escovação, higiene bucal, uso de chupeta, dedo na boca, riscos de morder o lápis e cáries, entre outras práticas corriqueiras que prejudicam o desenvolvimento da dentição. Quando diagnosticamos problemas dentários, a coordenação da escola é informada e emite um aviso aos pais, para providenciarem tratamento e aumentarem a atenção com a saúde bucal das crianças, disse a professora Luciana.

A supervisora disse que as equipes visitam com regularidade cinco escolas municipais e cinco CMEIs (centros municipais de educação infantil) em períodos com intervalos de cinco semanas, totalizando pelo menos quatro visitas ao ano. Cada escola, inserida em uma região da cidade, tem a sua realidade própria e as crianças apresentam problemas específicos. Com o programa é possível diagnosticar a situação pontual e compor um cenário, contribuindo para a adoção de práticas e políticas de atendimento, acrescentou.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, graças a essa parceria com a Unipar o município consegue atender às 22 escolas municipais, beneficiando mais de 4 mil alunos – as demais unidades são atendidas pelas equipes da Secretaria de Saúde.

O município concentra esforços na saúde de todos, principalmente na orientação e prevenção, pois muitos problemas dentários podem ser evitados se a criança tiver atenção preventiva, disse. Com relação aos tratamentos realizados pelo município, no geral, o departamento de odontologia vem ampliando o atendimento – que saltou de 75 mil procedimentos em 2014 para cerca de 110 mil no ano passado –, aumentando a produtividade em cerca de 20% a cada ano.

Fonte: www.umuarama.pr.gov.br

MURAL

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Sandra. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo, adoro vc, sou apaixonado por ti.

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa, filhas Brenda e Fabiane. São as minhas princesas. Amo

  • DE: Roberto

    Um abraçao desde Centroamérica

    DE: Roberto

    Um alo para todo do guaipora e cafezal do sul. Do fuskao

  • DE: Carlos

    Elen manda música para mim na Ilha FM. Vou lembrar de vc linda.

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Carlos que está trabalhando. Amor não estou muito bem. Te amo amor. LINDO amorzao. Beijo

  • DE: Leonardo

    Amor estou recuperando me, ou seja melhorado. Muita dor no estômago. Fabiane te amo. Beijo

    DE: Maria de Lurdes

    manda pra nós que estamos trabalhando ligados na ilha

  • DE: Mariana

    E aí deu certo Ro?

    DE: Elza

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Vc é um amorzao. Meu esposo e melhor amigo. Te amo amor. LINDO...

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não estou sentindo se muito bem. Volta logo para casa. Beijo amor.

    DE: José

    Oi. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fabiane e filha Elen. Amor amo vcs. Beijo lindas.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Ângela de Marechal Cândido de Rondon. Oi como está? Tenho uma supresa, um presente para vc Ângela. Beijo

    DE: Eu

    Para vc, esse é lindo. É o da lista não perca!

  • DE: Letícia

    Oi Rosângela do Planalto mercado. Eu tenho um amigo para vc. Conheci hoje. Vc tem para escolher um esposo. Espero que esteja sozinha. É só escolher qual.

    DE: Brenda

    Olá. Sou à Brenda de SP. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Fabiane, meu pai Valdir e minha irmã Sofia que moram em Umuarama. Saudades de vocês. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW