NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 13/05 08:18
Atenção a pacientes com condições crônicas de saúde é padronizado na região

O Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios está implantando o Modelo de Atenção às Condições Crônicas - MACC, proposto pelo Ministério da Saúde, em todos os municípios consorciados. Uma série de treinamentos está sendo realizada para apoiar e preparar de forma contínua os profissionais de saúde que participam da identificação, cadastramento, estratificação de risco e monitoramento do plano de cuidado das redes dos hipertensos, diabéticos e idosos de alto risco dos municípios consorciados.

O 1º Whorkshop: Modelo de Atenção às Condições Crônicas - MACC, para enfermeiros e secretários de saúde dos municípios consorciados, lotou o auditório Silas M. Pereira, na sede do Cisa-Amerios, em Umuarama, na última quinta-feira (9).

O treinamento será oferecido até que todos os municípios tenham padronizado o modelo de atendimento. Novos encontros estão sendo programados para as próximas, disse o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca.

De acordo com o Ministério da Saúde, o novo modelo propõe um sistema lógico que organiza o funcionamento das redes de atenção à saúde de pacientes em condições crônicas, ou seja, com condições de saúde de curso mais ou menos longo ou permanente que exigem respostas e ações contínuas, proativas e integradas do sistema de atenção à saúde, dos profissionais de saúde e das pessoas usuárias para sua estabilização e controle efetivo, eficiente e com qualidade.

As palestras são ministradas por profissionais que integram o Cisa-Amerios. No primeiro workshop, foram palestrantes: o médico cardiologista Dr. Tony Bartoli, a fonoaudióloga Alexandra Lopes Rino, a assistente social Elizabeth de Souza Carvalho Gomes, a nutricionista Thais P. Fernandes e as enfermeiras Symara Rodrigues Bernardelli Oliveira, Camila Coiado Orceli e Caroline Ferrari Fernandes.

Para demonstrar o novo modelo, a equipe convidou um casal de idosos, pacientes do Ambulatório do Idoso Frágil do Cisa-Amerios e promoveu aos participantes uma vivencia de como deve ser a abordagem, cadastramento e atenção ao público-alvo, segundo o novo modelo.

Os treinamentos são oferecidos através do Programa de Integração e Formação Continuada do Cisa-Amerios, que visa promover a integração entre os especialistas e profissionais do Consórcio com os profissionais que atuam nas unidades de saúde dos municípios.

O Workshop abordou questões próprias do atendimento desses pacientes, capacitando os profissionais a orientar e executar de forma correta os planos de cuidados. É mais uma ação de integração que visa ampliar e qualificar o atendimento e, consequentemente, melhorar as condições de saúde e a qualidade de vida dos pacientes atendidos, disse o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca.

Fonte: Assessoria de Imprensa e Marketing do Cisa-Amerios

MURAL

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Sandra. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo, adoro vc, sou apaixonado por ti.

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa, filhas Brenda e Fabiane. São as minhas princesas. Amo

  • DE: Roberto

    Um abraçao desde Centroamérica

    DE: Roberto

    Um alo para todo do guaipora e cafezal do sul. Do fuskao

  • DE: Carlos

    Elen manda música para mim na Ilha FM. Vou lembrar de vc linda.

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Carlos que está trabalhando. Amor não estou muito bem. Te amo amor. LINDO amorzao. Beijo

  • DE: Leonardo

    Amor estou recuperando me, ou seja melhorado. Muita dor no estômago. Fabiane te amo. Beijo

    DE: Maria de Lurdes

    manda pra nós que estamos trabalhando ligados na ilha

  • DE: Mariana

    E aí deu certo Ro?

    DE: Elza

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Vc é um amorzao. Meu esposo e melhor amigo. Te amo amor. LINDO...

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não estou sentindo se muito bem. Volta logo para casa. Beijo amor.

    DE: José

    Oi. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fabiane e filha Elen. Amor amo vcs. Beijo lindas.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Ângela de Marechal Cândido de Rondon. Oi como está? Tenho uma supresa, um presente para vc Ângela. Beijo

    DE: Eu

    Para vc, esse é lindo. É o da lista não perca!

  • DE: Letícia

    Oi Rosângela do Planalto mercado. Eu tenho um amigo para vc. Conheci hoje. Vc tem para escolher um esposo. Espero que esteja sozinha. É só escolher qual.

    DE: Brenda

    Olá. Sou à Brenda de SP. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Fabiane, meu pai Valdir e minha irmã Sofia que moram em Umuarama. Saudades de vocês. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW