NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 14/05 17:15
Maio Amarelo encara o desafio de conscientizar para trânsito mais seguro

A incidência recorrente de acidentes – a maioria preveníveis – mostra que campanhas de trânsito como o Maio Amarelo, que visa conscientizar condutores e pedestres para um trânsito mais seguro, precisam ser constantes em Umuarama. Apesar de todas as orientações, palestras, panfletagem e blitze realizadas pela Diretoria de Trânsito (Umutrans), Guarda Municipal, Polícia Militar e demais parceiros, as estatísticas ainda apontam um longo caminho pela frente.

No último final de semana, por exemplo, dois acidentes em pleno centro da cidade despertaram a atenção. Na madrugada de domingo, o choque de um veículo contra uma árvore da Praça Arthur Thomas resultou na prisão do condutor que, segundo a PM, dirigia com claros sinais de embriaguez. Na tarde do mesmo dia, no cruzamento da Avenida Paraná com a Flórida, apesar de haver semáforo no local, o choque entre dois veículos provocou o tombamento de um deles e a condutora sofreu ferimentos.

Nos últimos dias, uma das ações do Maio Amarelo foi posicionar veículos acidentados em pontos estratégicos do centro para conscientizar os motoristas a manter atenção na direção e respeitar a sinalização, além de trafegar com o veículo em boas condições. A maior causa de acidentes, hoje em Umuarama, inclui embriaguez ao volante e desrespeito à sinalização – como excesso de velocidade, cruzar preferenciais, não respeitar semáforos e desviar a atenção por usar celular enquanto dirige ou caminha, no caso de pedestres, lembra a diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer.

A campanha educativa Maio Amarelo é direcionada principalmente aos motociclistas, que são as maiores vítimas do trânsito. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados mais de 230 acidentes na cidade, com sete mortes (um pedestre atropelado, um ciclista e cinco motociclistas) e três vítimas estavam embriagadas. A maioria das colisões, quedas e atropelamentos acontece na região central, apesar de toda a sinalização existente. Com o slogan No trânsito o sentido é a vida, a campanha reúne diversos parceiros em defesa de um trânsito mais seguro.

PROGRAMAÇÃO

A abertura do Maio Amarelo ocorreu durante o passeio ciclístico do Dia do Trabalhador. A campanha segue com simulação de acidentes feita pelo Corpo de Bombeiros, distribuição de material educativo pela Umutrans e Ciretran; distribuição de folders nos semáforos e feiras, empresas, escolas, universidades e repartições públicas. Haverá ainda divulgação nas circulares do transporte coletivo e painéis eletrônicos e blitze fiscalizatórias realizadas pela Guarda Municipal e Polícia Militar.

FLAGRANTES

Na segunda-feira, 13, uma blitz iniciada às 8h na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca, ao lado do antigo IBC, realizou 140 abordagens que resultaram em oito motocicletas e três automóveis recolhidos ao 25º Batalhão da Polícia Militar. O saldo foi de 27 autuações de trânsito sendo sete por pessoas conduzindo veículos sem permissão ou CNH; cinco por permitir posse/condução de veículo a pessoa não habilitada e 11 autuações por conduzir não licenciado.

Dois motoristas foram multados por dirigir com CNH vencida há mais de 30 dias, outro por conduzir veículo com a carteira cassada e mais dois por permitir posse/condução de veículo a pessoa com carteira de motorista vencida há mais de 30 dias. O Maio Amarelo é uma campanha da Umutrans e Prefeitura de Umuarama, com apoio do Detran/Ciretran, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança, Contran, Samu, clubes de serviço e demais parceiros.

ÁLCOOL E DIREÇÃO

A principal causa dos acidentes é o excesso de velocidade, seguido do desrespeito à sinalização e da embriaguez ao volante. Colocamos carros que se envolveram em acidentes em alguns pontos da cidade na última sexta-feira e no final de semana, entre sexta e domingo, houve quatro acidentes bem semelhantes aos simulados, inclusive um capotamento na Avenida Paraná. É muito desrespeito e imprudência. Em todos esses acidentes havia condutores alcoolizados, por isso a PM tem utilizado mais o etilômetro nas blitze, completou Dianês Piffer.

Fonte: www.umuarama.pr.gov.br

MURAL

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Sandra. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo, adoro vc, sou apaixonado por ti.

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa, filhas Brenda e Fabiane. São as minhas princesas. Amo

  • DE: Roberto

    Um abraçao desde Centroamérica

    DE: Roberto

    Um alo para todo do guaipora e cafezal do sul. Do fuskao

  • DE: Carlos

    Elen manda música para mim na Ilha FM. Vou lembrar de vc linda.

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Carlos que está trabalhando. Amor não estou muito bem. Te amo amor. LINDO amorzao. Beijo

  • DE: Leonardo

    Amor estou recuperando me, ou seja melhorado. Muita dor no estômago. Fabiane te amo. Beijo

    DE: Maria de Lurdes

    manda pra nós que estamos trabalhando ligados na ilha

  • DE: Mariana

    E aí deu certo Ro?

    DE: Elza

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Vc é um amorzao. Meu esposo e melhor amigo. Te amo amor. LINDO...

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não estou sentindo se muito bem. Volta logo para casa. Beijo amor.

    DE: José

    Oi. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fabiane e filha Elen. Amor amo vcs. Beijo lindas.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Ângela de Marechal Cândido de Rondon. Oi como está? Tenho uma supresa, um presente para vc Ângela. Beijo

    DE: Eu

    Para vc, esse é lindo. É o da lista não perca!

  • DE: Letícia

    Oi Rosângela do Planalto mercado. Eu tenho um amigo para vc. Conheci hoje. Vc tem para escolher um esposo. Espero que esteja sozinha. É só escolher qual.

    DE: Brenda

    Olá. Sou à Brenda de SP. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Fabiane, meu pai Valdir e minha irmã Sofia que moram em Umuarama. Saudades de vocês. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW