NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 17/07 17:39
Atividades reforçaram combate ao trabalho infantil entre maio e julho

Doze de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil. Um tema desta importância não poderia ficar restrito a apenas um dia, por isso a equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversos eventos para crianças, adolescentes e responsáveis ao longo dos meses de maio, junho e julho.

As ações foram iniciadas em 22 de maio, com um evento voltado aos pais e responsáveis, onde foi apresentada a problemática do trabalho infantil em Umuarama, como o trabalho informal e o envolvimento dos menores em atividades ilícitas, como o tráfico e a prostituição infantil. Os cerca de 100 participantes também conheceram alternativas ao trabalho infantil – a principal delas o Programa Adolescente Aprendiz.

Nesse projeto, a partir dos 14 anos o adolescente é integrado a uma entidade de aprendizagem para um curso preparatório, voltado ao mercado de trabalho, e aplica os conhecimentos adquiridos em uma empresa parceira, com direito a assinatura da carteira de trabalho, salário-mínimo por hora, férias, 13º salário e FGTS, lembra o coordenador do Peti, Uilian Henrique da Silva Drohson.

Para reforçar a atuação, lembra Uilian, o programa de aprendizagem tem o apoio e a participação de entidades como a Associação Regional de Assistência ao Menor (Aram/ Guarda Mirim), a Associação de Ensino Social Profissionalizante (Espro) e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), que expuseram seus serviços e as vantagens da aprendizagem para o adolescente durante as palestras.

Durante todo o mês de junho foram ministradas diversas palestras para crianças, adolescentes e pais/responsáveis, em entidades de atendimento ao público dessa faixa etária, dentre as quais a Associação dos Clubes de Mães (nos dias 3 e 5); Projeto Amor e Ação do Parque Dom Pedro (dia 11); ginásio de esportes da UEM, para escolinhas da Associação de Futsal de Umuarama (AFSU) no dia 12 – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil.

Também houve encontros e palestras na Associação Promocional Casa Paz, no Jardim Panorama (dia 13); Associação de Recuperação de Alcoólatras – ARA (14); Projeto Amor e Ação do Parque Industrial (15); Associação Vida e Solidariedade do Parque Industrial (17, 18 e 19); Projeto Umuação – Zumba no Parque Danielle (17); e no Centro de Apoio e Integração Social Bem Viver, no Conjunto Arco-íris (24).

As atividades alusivas ao mês de combate ao trabalho infantil foram finalizadas em 4 de julho com palestra aos alunos da Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama (Assumu), com a participação de intérprete de Libras da entidade. Embora tenham maior evidência em junho, as ações do Peti no combate ao trabalho infantil são realizadas de forma contínua durante todo a ano, com o apoio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.

TRABALHO DOMÉSTICO

O trabalho infantil no ambiente doméstico polarizou as discussões em vários momentos. Esclarecemos a diferença entre cumprir uma tarefa em casa e o trabalho doméstico infantil, que é quando os pais transferem seus deveres às crianças, levando-as a tarefas e serviços incompatíveis com o seu desenvolvimento físico e mental, alertou Uilian Drohson.

O trabalho infantil impede a criança de estudar, brincar e conviver com pessoas da sua faixa etária. Já as tarefas domésticas são atividades mais simples, como guardar os brinquedos e arrumar o próprio quarto, que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Fonte: www.umuarama.pr.gov.br

MURAL

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Sandra. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo, adoro vc, sou apaixonado por ti.

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa, filhas Brenda e Fabiane. São as minhas princesas. Amo

  • DE: Roberto

    Um abraçao desde Centroamérica

    DE: Roberto

    Um alo para todo do guaipora e cafezal do sul. Do fuskao

  • DE: Carlos

    Elen manda música para mim na Ilha FM. Vou lembrar de vc linda.

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Carlos que está trabalhando. Amor não estou muito bem. Te amo amor. LINDO amorzao. Beijo

  • DE: Leonardo

    Amor estou recuperando me, ou seja melhorado. Muita dor no estômago. Fabiane te amo. Beijo

    DE: Maria de Lurdes

    manda pra nós que estamos trabalhando ligados na ilha

  • DE: Mariana

    E aí deu certo Ro?

    DE: Elza

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Vc é um amorzao. Meu esposo e melhor amigo. Te amo amor. LINDO...

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não estou sentindo se muito bem. Volta logo para casa. Beijo amor.

    DE: José

    Oi. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fabiane e filha Elen. Amor amo vcs. Beijo lindas.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Ângela de Marechal Cândido de Rondon. Oi como está? Tenho uma supresa, um presente para vc Ângela. Beijo

    DE: Eu

    Para vc, esse é lindo. É o da lista não perca!

  • DE: Letícia

    Oi Rosângela do Planalto mercado. Eu tenho um amigo para vc. Conheci hoje. Vc tem para escolher um esposo. Espero que esteja sozinha. É só escolher qual.

    DE: Brenda

    Olá. Sou à Brenda de SP. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Fabiane, meu pai Valdir e minha irmã Sofia que moram em Umuarama. Saudades de vocês. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW