NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 12/08 16:32
No Paraná, ministra inaugura serviço para idosos, entrega carros a conselhos e assina termos de cooperação

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, inaugurou nesta segunda-feira (12), em Curitiba/PR, a sétima unidade do país do Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável, em solenidade na sede da Prefeitura Municipal. Na ocasião, foram entregues 15 carros para conselhos tutelares do estado. Houve, ainda, a assinatura de termo para implementação do Plano Municipal da Igualdade Racial.

Os veículos, comprados com recursos da União a partir de emendas parlamentares, vão beneficiar a rede de proteção da criança das cidades de Loandra, Guaraci, Piên, Urai, Cruzmaltina, Conselheiro Mairinck, Siqueira Campos, Quatiguá, Assis Chateubriand, Pontal do Paraná, Altônia, Paranaguá e Jesuítas. Curitiba receberá dois. 
“Estamos muito próximos das eleições gerais para conselheiros e nossa intenção é que boa parte deles já assuma com algum a estrutura. Nosso objetivo é acelerar esse processo de equipagem. As crianças têm pressa”, afirma a ministra.

Levantamento do Ministério aponta que pelo menos 2,8 mil conselhos do país ainda não foram equipados. A meta para este ano é entregar 428 veículos. Até o momento, 271 carros foram transferidos para municípios de 19 estados.

Dados do Disque 100 apontam que somente no ano passado foram registradas 76 mil denúncias de violações de direitos contra menores de idade, em 2018. Cerca de 80% delas apontam que as situações de violência cometidas dentro de casa. Entre os maiores agressores, segundo as denúncias, estão pais, padrastos, mães, tio, irmãos e avôs.
“Por isso a importância de dar melhores condições de trabalho de quem fiscaliza. Muitos conselhos atendem até de bicicleta ou não apresentam acesso sequer a uma sede. Estamos empenhados em melhorar a rede de proteção, inclusive com a capacitação de conselheiros”, explica a secretária Nacional de proteção da Criança e do Adolescente, Petrucia Andrade.

Programa Viver

A unidade de Curitiba vai funcionar no Liceu de Ofícios, onde foram instalados dez computadores, dez webcams e uma impressora, comprados pela União. O município fica com a incumbência de administrar o projeto, em parceria com a sociedade civil, voluntários e unidades de ensino públicas e privadas.
Criado para inclusão digital de pessoas idosas, o programa também investe na educação financeira – especialmente para prevenção de fraudes – e na assistência jurídica. O objetivo é melhorar a qualidade de vida e a autoestima das pessoas desta faixa etária.

“Nosso objetivo é complementar trabalho que já vem sendo feito pelo município, pensando, quem sabe, na ampliação do projeto. Com uma população idosa crescente, temos que investir nessas pessoas, pensando no bem-estar e, também, que essas pessoas podem querer retornar ao mercado de trabalho”, explica o secretário de Políticas para a Pessoa Idosa, Toninho da Costa.

Dados da Prefeitura indicam que, em 2018, ao menos 301 idosos foram capacitados no local. Este ano, já são 246. Segundo o IBGE, aproximadamente 200 mil idosos vivem na capital paranaense.

Igualdade racial

A assinatura do protocolo de intenções de cooperação para elaboração do Plano Municipal da Igualdade Racial tem como principal objetivo melhorar a pontuação de Curitiba nas concorrências de editais do Sistema Nacional de Igualdade Racial (Sinapir).
“A cidade já cumpre outros requisitos, como a própria adesão ao Sinapir e a instituição de um conselho de igualdade racial. Com a conclusão do plano municipal aumentam as chances de aporte de recursos federais para investimento em políticas de enfrentamento à discriminação e no desenvolvimento de comunidades tradicionais”, esclarece a secretária Sandra Terena.

No ano passado, Curitiba recebeu R$ 198 mil para a capacitação de 300 jovens de comunidades carentes, em situação de vulnerabilidade e violência, para o empreendedorismo e geração de renda. Com a instituição de um plano municipal, aumentam as chances de garantia de manutenção de repasses.
“Este governo tem como meta chegar àqueles que durante décadas ficaram invisibilizados, como os ribeirinhos, as quebradeiras de coco babaçu, os ciganos, indígenas, quilombolas. Teremos farto incentivo ao desenvolvimento. Ninguém ficará para trás”, diz a ministra Damares Alves.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos - MMFDH

MURAL

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Sandra. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo, adoro vc, sou apaixonado por ti.

    DE: Renato

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Vanessa, filhas Brenda e Fabiane. São as minhas princesas. Amo

  • DE: Roberto

    Um abraçao desde Centroamérica

    DE: Roberto

    Um alo para todo do guaipora e cafezal do sul. Do fuskao

  • DE: Carlos

    Elen manda música para mim na Ilha FM. Vou lembrar de vc linda.

    DE: Brenda

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo Carlos que está trabalhando. Amor não estou muito bem. Te amo amor. LINDO amorzao. Beijo

  • DE: Leonardo

    Amor estou recuperando me, ou seja melhorado. Muita dor no estômago. Fabiane te amo. Beijo

    DE: Maria de Lurdes

    manda pra nós que estamos trabalhando ligados na ilha

  • DE: Mariana

    E aí deu certo Ro?

    DE: Elza

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro. Vc é um amorzao. Meu esposo e melhor amigo. Te amo amor. LINDO...

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não estou sentindo se muito bem. Volta logo para casa. Beijo amor.

    DE: José

    Oi. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fabiane e filha Elen. Amor amo vcs. Beijo lindas.

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Ângela de Marechal Cândido de Rondon. Oi como está? Tenho uma supresa, um presente para vc Ângela. Beijo

    DE: Eu

    Para vc, esse é lindo. É o da lista não perca!

  • DE: Letícia

    Oi Rosângela do Planalto mercado. Eu tenho um amigo para vc. Conheci hoje. Vc tem para escolher um esposo. Espero que esteja sozinha. É só escolher qual.

    DE: Brenda

    Olá. Sou à Brenda de SP. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Fabiane, meu pai Valdir e minha irmã Sofia que moram em Umuarama. Saudades de vocês. Beijo

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW