NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 19/08 14:14
Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná
Desde o início do mês, servidores do TCE-PR realizaram palestras sobre o tema em três municípios, de diferentes regiões. Até o final de setembro, outras oito cidades devem receber atividades

O controle social sobre a administração pública foi o tema de palestras realizadas por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em três municípios paranaenses na semana passada. As ações fazem parte do programa É da Sua Conta, criado pelo órgão para reunir iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, desde jovens até grupos organizados.
           
Em Realeza (Sudoeste do Estado), a atividade, realizada em 12 de agosto, reuniu cerca de 200 universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (Cesreal) na sede da Associação dos Funcionários Municipais. No dia 14, foi a vez de 50 alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Cascavel (Oeste) assistirem a palestra do projeto Jovem no Controle. O evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Flávio Berti.

No dia 15, 30 alunos do Colégio do Sesi em Cianorte (Noroeste) participaram de atividade do mesmo tipo. Nas palestras, ministradas pelos analistas de controle do TCE-PR Eduardo Schnorr e Guilherme Vieira, foram abordados tópicos sobre administração pública, cidadania, controle social e transparência, além das atribuições dos tribunais de contas brasileiros.

Na última quarta-feira (14), 16 alunos do curso de Direito da Faculdade Isepe, de Guaratuba (Litoral), foram recepcionados na sede do Tribunal. Eles assistiram à sessão ordinária do Pleno, realizada no mesmo dia, e, posteriormente, participaram de outras atividades educativas organizadas pelo órgão de controle externo. O presidente do TCE-PR, que comandava a sessão deliberativa, deu as boas-vindas aos visitantes.
           
Nesta terça-feira (20), será realizada nova palestra do programa Jovem no Controle, desta vez para os alunos do Colégio do Sesi do bairro Alto da Glória, em Curitiba. A atividade será na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), no mesmo bairro. Até o fim do mês, outras ações do projeto serão desenvolvidas em Pinhais (nos dias 22 e 23) e Guarapuava (no dia 28). Em setembro, será a vez de Apucarana, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Maringá e, novamente, Curitiba.
           
Londrina, por sua vez, receberá, em 24 de setembro, atividades do Fórum de Controle Social e da Capacitação dos Conselheiros Municipais e Observatórios Sociais. Já na sede do Tribunal, em Curitiba, acontecerão, também no próximo mês, ações dos projetos Geração Social e Universidades.
           
            É da Sua Conta
            O programa É da Sua Conta reúne cinco projetos – todos eles alinhados aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, bem como à visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem.
Fórum de Controle Social e a Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais são direcionados a voluntários de observatórios sociais, integrantes de conselhos municipais, professores e estudantes universitários, além de cidadãos interessados no tema do controle social sobre a administração pública.
           
Já a juventude é contemplada por três projetos: Jovem no ControleGeração Social e Universidades. As ações, destinadas a estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive estagiários do próprio TCE-PR, são frutos de parcerias estabelecidas entre a corte de contas paranaense e outras entidades e órgãos públicos brasileiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Sesi, instituições superiores de ensino e demais tribunais de contas.
 
 
 
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Diretoria de Comunicação Social

MURAL

  • DE: sergio chaves

    tanbem to na ilha a dona do primeiro lugar

    DE: José mulher

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fabiane Fátima. Amor vc é tudo para mim. Eu te amo. Não aguento mais ficar longe de você. Beijo minha linda mul

  • DE: Natanael de jesus oliveira

    Um alô a todos q estão ligadinhos na ilha p minha esposa Regiane e p todos d icaraima

    DE: Adenir Alves

    Oi bom dia, toca viajante solitário, ofereço para minha esposa Elaine e para os meus filhos João Guilherme e Enzo Guilherme e para os familiares de Eldorado, bj

  • DE: Leonardo José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen Fátima que em Umuarama com seus pais. Amor te amo. Já estou com muita saudade de você. Beijo minha linda.

    DE: Luis

    Luís, Débora, Elias e Hilda ouvindo a rádio Ilha. Somos de São Paulo e estamos passeando em Casa Branca

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Vc é tudo para mim. Beijo.

    DE: Andréia Ferreira Fernandes

    Boa tarde gostaria de ouvir a música Patience do Gun's Roses, ofereço para o meu esposo Elton, meus filhos Wagner e Kayc e para todos q estão em sintonia em Nav

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fabiane. Amor te amo. Beijo

    DE: Pive

    Quero mandar um alô aos amigos de querencia do norte

  • DE: José vc pensa

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fátima e filha Elen. Vcs são tudo para mim. Estou com muita saudade de vocês. Beijo amor amo você mais do que v

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Gabriela que está em Umuarama com seus pais. Vc é mulher da minha vida. Minha princesa.

  • DE: Cristiano Renato Silva

    Mandar um abraço para todos os taxistas de Navirai e região

    DE: Jose Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Élen. Amor te amo. Beijo.

  • DE: Wanderson

    Toca uma moda boa ai....Triângulo Mineiro Ofereço a todos q ouvem a ilha

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fátima. Amor sou apaixonado por vc. Te amo. Beijo.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW