NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 19/08 14:14
Tribunal promove ações para estimular o controle social em todo o Paraná
Desde o início do mês, servidores do TCE-PR realizaram palestras sobre o tema em três municípios, de diferentes regiões. Até o final de setembro, outras oito cidades devem receber atividades

O controle social sobre a administração pública foi o tema de palestras realizadas por servidores do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em três municípios paranaenses na semana passada. As ações fazem parte do programa É da Sua Conta, criado pelo órgão para reunir iniciativas cujo objetivo é fortalecer o controle social e estimular a cultura da participação cidadã, como capacitações, eventos e projetos interativos voltados para públicos variados, desde jovens até grupos organizados.
           
Em Realeza (Sudoeste do Estado), a atividade, realizada em 12 de agosto, reuniu cerca de 200 universitários dos cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior de Realeza (Cesreal) na sede da Associação dos Funcionários Municipais. No dia 14, foi a vez de 50 alunos do ensino médio do Colégio do Serviço Social da Indústria (Sesi) em Cascavel (Oeste) assistirem a palestra do projeto Jovem no Controle. O evento contou com a presença do procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC-PR), Flávio Berti.

No dia 15, 30 alunos do Colégio do Sesi em Cianorte (Noroeste) participaram de atividade do mesmo tipo. Nas palestras, ministradas pelos analistas de controle do TCE-PR Eduardo Schnorr e Guilherme Vieira, foram abordados tópicos sobre administração pública, cidadania, controle social e transparência, além das atribuições dos tribunais de contas brasileiros.

Na última quarta-feira (14), 16 alunos do curso de Direito da Faculdade Isepe, de Guaratuba (Litoral), foram recepcionados na sede do Tribunal. Eles assistiram à sessão ordinária do Pleno, realizada no mesmo dia, e, posteriormente, participaram de outras atividades educativas organizadas pelo órgão de controle externo. O presidente do TCE-PR, que comandava a sessão deliberativa, deu as boas-vindas aos visitantes.
           
Nesta terça-feira (20), será realizada nova palestra do programa Jovem no Controle, desta vez para os alunos do Colégio do Sesi do bairro Alto da Glória, em Curitiba. A atividade será na Faculdade de Educação Superior do Paraná (Fesp), no mesmo bairro. Até o fim do mês, outras ações do projeto serão desenvolvidas em Pinhais (nos dias 22 e 23) e Guarapuava (no dia 28). Em setembro, será a vez de Apucarana, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Maringá e, novamente, Curitiba.
           
Londrina, por sua vez, receberá, em 24 de setembro, atividades do Fórum de Controle Social e da Capacitação dos Conselheiros Municipais e Observatórios Sociais. Já na sede do Tribunal, em Curitiba, acontecerão, também no próximo mês, ações dos projetos Geração Social e Universidades.
           
            É da Sua Conta
            O programa É da Sua Conta reúne cinco projetos – todos eles alinhados aos objetivos previstos no Plano Estratégico 2017-2021 do Tribunal, bem como à visão ali estabelecida: aproximar a instituição da sociedade, apresentando resultados que a beneficiem.
Fórum de Controle Social e a Capacitação dos Conselhos Municipais e Observatórios Sociais são direcionados a voluntários de observatórios sociais, integrantes de conselhos municipais, professores e estudantes universitários, além de cidadãos interessados no tema do controle social sobre a administração pública.
           
Já a juventude é contemplada por três projetos: Jovem no ControleGeração Social e Universidades. As ações, destinadas a estudantes dos ensinos médio e superior, inclusive estagiários do próprio TCE-PR, são frutos de parcerias estabelecidas entre a corte de contas paranaense e outras entidades e órgãos públicos brasileiros, como o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Sesi, instituições superiores de ensino e demais tribunais de contas.
 
 
 
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Diretoria de Comunicação Social

MURAL

  • DE: Gessica

    Qro mandar um bjo e um abraço p minha familia

    DE: Jose Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Élen. Amor te amo. Sou apaixonado por vc. Só que estou com uma dor no braço que não estou aguentando de dor

  • DE: Silvia

    Meu Beijo e Abraços ao Arildo Junior Santos, onde Estiver, Saudades

    DE: Mariana

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha Dentista Vanessa. Oi linda, sonhei com vc está noite. Beijo adoro vc. Saudades de ti.

  • DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Gabriela. Gabi te amo meu amor. Não aguento mais ficar longe de você. Beijo minha princesa. Linda. Só minha

    DE: Hari Prass

    sempre curtindo as melhores músicas , bom fim de semana !!!

  • DE: Isaías

    Quero manda um abraço e beijo a minha esposa Jessica e meus filhos

    DE: marcos martins

    oi ilha gostaria de manda um beijo e dizer que amo minha esposa aparecida de oliveira martins e um abraso a todos da radio a radio da regiao

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen. Faz 17 anos que conheço vc. Desde a primeira vez que te vi fiquei apaixonado por vc. Te amo amor.

    DE: camila aparecida silva

    ola gostaria de mandar alo para toda minha familia e pra vcs da radio

  • DE: Marcos Reina

    Um Feliz aníversário p Suely (mãe) de Umuarama. Te amo...

    DE: Andréia Ferreira

    Bom dia quero mandar um oi para todos de Naviraí e para os meus filhos Wagner, Kayc e meu marido Elton e para vcs da Rádio bjs??

  • DE: Alan

    Toca aí meninas reino em cantado e mando um oi pra minha mãe inez

    DE: Evaldo Honório dos Santos

    Quero mandar um abraço pra toda comunidade de Altônia

  • DE: Maria Celia

    manda alo para nós aqui trabalhando e ouvindo a ilha

    DE: VANDERLEI

    Um forte abraços a todo que curte a Ilha FM,

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW