NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 03/09 17:49
Paraná passa a contar com inquéritos policiais em formato digital

Em todo o Paraná, os novos inquéritos policiais passaram a ser instaurados e a tramitar de forma digital e integrada. A novidade foi anunciada nesta segunda-feira, 2 de setembro, em solenidade realizada na Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O evento contou com a participação do procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.

O MPPR auxiliou na elaboração do sistema, que foi desenvolvido pela Celepar e pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Tribunal de Justiça do Paraná. Também colaborou na fase de testes do projeto, que começou a ser discutido e implantado em 2015. Segundo o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, a completa digitalização dos processos permitirá ao MP o aprimoramento do acompanhamento da atividade policial e do andamento da tramitação das investigações.

Vantagens – Com o programa, todos os procedimentos de atendimento das polícias Civil e Militar ficam disponíveis on-line, desde o atendimento da ocorrência no 190 até o encaminhamento ao Poder judiciário. Assim, etapas que antes eram feitas em processos físicos, como lavratura de flagrantes, celebração de termos circunstanciados, entre outros, passam a ser feitos de forma eletrônica. A novidade também permite que arquivos de áudio e vídeo importantes para as investigações sejam anexados aos processos. Além disso, todas as informações sobre as apurações ficam armazenadas no sistema, o que impede perdas ou extravios.

Desse modo, o novo sistema deve trazer mais segurança, transparência, economia e agilidade na tramitação dos procedimentos, já que a investigação, a partir de agora, inicia-se de forma eletrônica, e todas as manifestações dos diversos órgãos do sistema judiciário ocorrem por esse meio. Até então, os procedimentos somente se tornavam eletrônicos com o oferecimento de denúncia pelo Ministério Público do Paraná.

Antes de passar a valer em todo o estado, o inquérito digital foi testado como projeto-piloto pela Polícia Civil em Pinhais. Nos inquéritos policiais militares, o formato digital já está sendo usado de modo experimental desde 2015 e passou a ser efetivamente utilizado em setembro de 2018. Desde o início da utilização do sistema, foram produzidos 3.317 inquéritos. Na Polícia Civil, já foram instaurados digitalmente e encaminhados por meio eletrônico ao Poder Judiciário 17.973 inquéritos, tendo o Ministério Público do Paraná oferecido 6.702 denúncias fundadas exclusivamente em inquéritos policiais eletrônicos (dados de 2/9/2019). Agora, esses números devem aumentar rapidamente, pois o inquérito policial passa a tramitar eletronicamente em todas as comarcas do Estado do Paraná.

Fonte: Assessoria de Comunicação do MPPR

MURAL

  • DE: Diego Favaro

    Um salve pro Pessoal da Campo verde Materias de construçao, galera da Tinta que ta sempre ligado na ilha! pra Rose, o àdrian, pro Monda y pro Seu Ze afonso!!

    DE: welington

    bom dia

  • DE: testa

    um abraço pro pessoal da tinta da campo verde tintas, pro fardao e pro paraguaio e pro soneka!!

    DE: welington

    bom dia .

  • DE: Mariana

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Carlos que está trabalhando em Umuarama. Amor te amo lindo. Sou apaixonada por vc. Beijo

    DE: José

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen e filha Fabiane. Amor amo vocês. São tudo o que sempre quis para mim. Beijo

  • DE: Letícia

    Gostaria de mandar um beijão para minha amiga Josie. A 15 anos atrás te conheci. Sinto muita saudade de vc. Beijo sua linda.

    DE: welington

    sintonizado, bom dia.

  • DE: Roberto

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Vasconcelos e filhos Leonardo e José Márcio. Amor te amo. Vc e nossos filhos. São tudo para mim. Beijo

    DE: welington

    bom dia .vai la para pessoal da AGROPECUÁRIA CASA DO PRODUTOR.

  • DE: José Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fátima e filhas Elen e Fabiane. Amo vcs. Te amo amor. Beijo

    DE: welington

    Equipe da loja AGROPECUÁRIA CASA DO PRODUTOR tá ligadinhos na melhor, bom dia.

  • DE: welington e a equipe loja agropecuaria CASA DO PR

    bom dia ..top essa radio

    DE: Ailton

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Vasconcelos. Amor só penso em vc. Te amo tanto. Só que no momento estou doente. Beijo. Vem embora logo.

  • DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fabiane Elen. Vc não sabe o quanto sou apaixonado por vc. Beijo amor

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima. Amor te amo. Vc é minha linda mulher.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW