NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 13/02 14:42
Workshop no CAPS-AD apresenta dados epidemiológicos do alcoolismo na região

O alcoolismo cresceu  43,5% no Brasil na última década no Brasil, especialmente entre os jovens e as mulheres. Ao mesmo passo, aumentou o número de mortes por doenças relacionadas ao abuso do álcool, como cirrose, vários tipos de cânceres, doenças cardiovasculares, entre outras e também pela violência. Estima-se que, 55% das mortes violentas no país, estejam associadas ao consumo excessivo de álcool.
 Na região de Umuarama a situação não é diferente do restante do país e as autoridades de saúde estão preocupadas e buscam soluções para o enfrentamento do problema. Na próxima sexta-feira (14), a partir das 8 da manhã, acontece o Workshop “O CAPS-AD e a Reabilitação do Alcoolismo”, que reúne secretários de saúde e enfermeiros dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios e também de Umuarama e Cruzeiro do Oeste.
Serão apresentados dados epidemiológicos do alcoolismo na região, o papel do CAPS-AD na reabilitação do alcoolismo e discutidas estratégias e políticas públicas de apoio ao serviço, apresentados pela enfermeira Joseany Cazelotto Camozzato e pela médica psiquiatra, Caroline S. Mattos, que atuam diretamente no atendimento ao paciente alcoolista.
O evento será realizado na sede do CAPS-AD em Umuarama e é uma realização do Cisa-Amerios, planejado em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo – 18 de fevereiro – e tem o objetivo de chamar a atenção para este grave problema social e de saúde pública na nossa região.
“O alcoolismo está cada vez mais comum, especialmente entre os mais jovens e também as mulheres. Além dos graves problemas de saúde que o consumo excessivo e frequente do álcool provoca, a ele estão relacionados problemas sociais como o desemprego, o abandono familiar e mortes violentas”, disse o coordenador geral do Cisa-Amerios, Nilson Manduca.
 
Legenda foto: A médica psiquiatra Dra. Caroline Mattos irá apresentar os dados epidemiológicos do alcoolismo na região.
 Fonte e Foto: Assessora de Imprensa e Marketing do Cisa-Amerios - ROSI RODRIGUES - Jornalista
 
 
 
Attachments area
 
 
 

MURAL

  • DE: Sandra

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José Leandro que está em Umuarama com seus pais e irmã. Amor sou apaixonada por vc. Te amo

    DE: Junior

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fabiane e filha Brenda de Umuarama.

  • DE: José Leonardo amo amor

    Fátima um dia uma cigana leu a minha mão. Falou que destino do meu coração daria muitas voltas iria encontrar vc. Vou te amar. Pra sempre vou te amar. Beijo. Te

    DE: Lipe

    Eu juro para vc que tu és a mulher da minha vida. Gabi vc é tudo para mim, é um presente de Deus. Não esqueço de vc nem um minuto. Vem embora.

  • DE: José Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen. Amor gostaria de estar com vc agora agora. Te amo meu anjo. Beijo

    DE: Hamilton

    Manda um alo aqui p nos da fronteira com py

  • DE: Jeferson

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Fátima de Umuarama. Amor estou doente, está doendo todo meu corpo. Te amo amor.

    DE: José Leonardo

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen e filha Rosângela. Amo vcs. Beijos

  • DE: SIDINEI

    um bom dia a tosos meus amigos e amigas e ao Stenio e todos e todas da Faculdade Universidade Brasil FINAN

    DE: SIDINEI

    UM ABRAÇO A TODOS ACADEMICOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE BRASIL E ESPECIALMENTE A LARISSA QUE ESTÁ DE NIVER

  • DE: Emerson talarico

    Abraços a todos da querida terra, especialmente navirai.

    DE: Brenda

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minhas amigas Vanessa de Terra Roxa, Telma e Sandra de Toledo, Gabi de Umuarama, Josi de Campinas SP, Tati, Karen e Ângel

  • DE: welington

    bom dia vai para todos agropecuária...

    DE: Josiane

    Olá. Gostaria de ouvir a música Cigana do Hugo Pena e Gabriel. Oferecer para meu esposo José Leandro.

  • DE: welington

    bom dia...a todos que ouve.

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Como deixar de amar uma pessoa linda, simpática, inteligente como vc é. Beijo minha princesa.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW