NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 23/01 09:20
Carro da Mercedes anda sozinho e tem supertablet na porta

A Mercedes-Benz reservou para o Salão de Detroit, que abriu o calendário do setor automobilístico e termina neste domingo (2), a estreia do SUV GLE Coupé. Mas quem roubou a cena foi um modelo que a montadora alemã preferiu revelar uma semana antes, na CES, em Las Vegas.

Foi na feira de tecnologia, cada vez mais tomada pelas montadoras, que a fabricante alemã exibiu pela primeira vez o F015, que anda sozinho e tem outras modernidades, como obedecer a comandos por gestos ou pelo olhar e, ao colocar telas nas portas, fazer da paisagem das janelas em algo menos interessante.

Ainda se trata de um carro-conceito, mas esse tipo de tecnologia é estudado pela maioria das marcas, que vivem uma "corrida" para saber quem será o primeiro a colocar um modelo autônomo nas ruas, nas mãos de pessoas comuns. A Mercedes planeja que, daqui a 5 anos, oferecerá veículos com tecnologia de automação, para dar um "descanso" ao motorista, ao menos em determinadas situações, como congestionamentos.

"Hoje sabemos que a percepção de luxo é diferente da que se tinha 20, 30 anos atrás. Hoje o tempo é um luxo", diz Jens Thiemer, que diretor mundial de marketing na marca, em Detroit.

E o objetivo com um carro como o F015 - Luxury in Motion (luxo em movimento, em inglês) é permitir usar o tempo de deslocamento para outras atividades, com muito conforto.

"Além de tempo, a pessoa tem espaço, porque os transportes públicos muitas vezes são cheios, apertados", completa Wolfgang Ungerer, também do marketing da montadora alemã.

Como a sala de casa
Em nada o carro-conceito lembra um ônibus ou metrô lotados. Quando as portas se abrem, após um toque (não há maçaneta), deslizando uma para a parte de trás e outra para a parte da frente, há largura de sobra para entrar sem esforço em qualquer um dos quatro bancos, que mais parecem cadeiras e giram levemente na direção das portas, para facilitar a vida dos que estão chegando.

Enquanto o carro dirige sozinho, os assentos da frente podem se virados para trás, permitindo uma "rodinha" de bate-papo como se fosse a sala de casa. Uma sala luxuosa, é claro. Mas minimalista. A cor clara do interior, inclusive dos bancos e do volante, ajuda a dar sensação de espaço e de casualidade.

Há detalhes em madeira, carpete, alumínio e luzes de LED azuis. Os pedais são quase transparentes. E as "paredes", quase totalmente digitais. Isso porque os quatro assentos estão circundados por grandes telas coloridas, de alta resolução e sensíveis ao toque, que ocupam o espaço interno das portas, logo abaixo dos vidros.

Além delas, o painel frontal também é um virtual. Ou seja, quase toda a parte interna do carro é uma grande tela, deixando claro o que importa no veículo: esquecer das preocupações banais do trânsito como aguardar o sinal abrir, dar seta, acelerar, frear e conectar-se com o mundo além dele.

Supertablets
As telas são como grandes tablets: oferecem tudo o que os modernos sistemas de entretenimento dos carros atuais fazem, reproduzem música, vídeo, dão informações sobre quanto tempo vai demorar para chegar ao destino, etc.

Porém, vão além. A "playlist" é adaptada à duração do trajeto e ao tipo de percurso. "Se for com mais curvas, ele aumenta o ritmo", diz o engenheiro Peter Lehmann especialista em carros-conceito da marcam, que apresentou o F015 no salão.

O sistema tem acesso à biblioteca e aos aplicativos do usuário (músicas, vídeos, fotos), armazenados na nuvem, e faz a seleção a partir dali. Uma foto pode ser reproduzida em todas as telas, inclusive no painel frontal, em 360 graus, mudando o "cenário" do carro. Também é possível fazer videoconferências.

Do banco, motorista e o carona podem comandar funções apenas com gestos, por meio de sensores, como no videogame. Primeiro, é feita a leitura dos olhos do usuário e, então, o gestual é interpretado pelo sistema (a Hyundai levou a Detroit, em 2012, um carro com essa novidade).

Na tela aparecem imagens em tempo real do trânsito, onde se pode dar zoom, e se destacam os carros próximos que estiverem na mesma rede da Mercedes e é possível se comunicar com eles. "Você viu que tem um amigo seu perto, pode chamá-lo para jantar por ali", sugere Lehmann.

MURAL

  • DE: klau

    boa noite! manda um salve sempre na melhor sintonia gostaria de pedir uma música do projota homem que nao tinha nada.

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não te esqueço um só momento. Beijo meu amor. Te amo. Logo estarei aí.

  • DE: Pedro

    Boa noite, lhe vai ter ilhamaylove

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Oi amor estou recuperando, não posso fazer esforço. Te amo, Beijo.

  • DE: cleiton

    ola tamos juntos

    DE: Josemar Malvino

    aqui é josemar Quero mandar um alo pro Willian Batista e pro cosme aqui de itaquirai-ms estamos ligado na radio mais top...

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor minha FC está alta. Por isso não fui para Umuarama. Vem vc para cá. Te amo meu amor. Beijo

    DE: Adenir Baiano

    Manda um alo ai aqui é o Adenir de Paiçandu pr

  • DE: Gian

    Gostaria de manda um alô para os brother Marquinho, Cleverson, Ezequiel da assicar de Palotina, manda racionais vida Loka parte 2

    DE: Letícia Beijo linda

    Gostaria de mandar um beijão para minha Professora Telma de Toledo. Desejar Feliz aniversário, que Deus abençoe e te de muitos anos de vida, saúde, felicidade.

  • DE: Brenda

    Mãe te amo. Saudades de vc. Vem visitar. Estou doente. Não sei o que aconteceu. Começou hoje a dor. Beijo

    DE: Vanessa

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José. Amor penso em vc todos dias. Hoje estou no hospital? Te amo. Vc é lindo. É meu amor. Que eu tenho que cuidar

  • DE: Lipe amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen de Umuarama. Amor não estou conseguindo ficar longe de você. Choro pela saudade e distância de vc. Te amo am

    DE: Jose

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Estou com muita saudade de você. Não estou muito bem. Me liga. Beijo minha linda mulher.

  • DE: Léu Beijo amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabi de Umuarama. Amor não posso ir para aí, porque estou com estômago doendo. Não estou aguentando de dor. Beij

    DE: Adriana Aparecida Vieira Da Silva

    Boa noite , QUERO ouvir a música de César e Paulinho , Morto de saudade sua. OFEREÇO para Valcenir de Alto Paraiso. Obbrigada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW