NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 23/01 09:20
Carro da Mercedes anda sozinho e tem supertablet na porta

A Mercedes-Benz reservou para o Salão de Detroit, que abriu o calendário do setor automobilístico e termina neste domingo (2), a estreia do SUV GLE Coupé. Mas quem roubou a cena foi um modelo que a montadora alemã preferiu revelar uma semana antes, na CES, em Las Vegas.

Foi na feira de tecnologia, cada vez mais tomada pelas montadoras, que a fabricante alemã exibiu pela primeira vez o F015, que anda sozinho e tem outras modernidades, como obedecer a comandos por gestos ou pelo olhar e, ao colocar telas nas portas, fazer da paisagem das janelas em algo menos interessante.

Ainda se trata de um carro-conceito, mas esse tipo de tecnologia é estudado pela maioria das marcas, que vivem uma "corrida" para saber quem será o primeiro a colocar um modelo autônomo nas ruas, nas mãos de pessoas comuns. A Mercedes planeja que, daqui a 5 anos, oferecerá veículos com tecnologia de automação, para dar um "descanso" ao motorista, ao menos em determinadas situações, como congestionamentos.

"Hoje sabemos que a percepção de luxo é diferente da que se tinha 20, 30 anos atrás. Hoje o tempo é um luxo", diz Jens Thiemer, que diretor mundial de marketing na marca, em Detroit.

E o objetivo com um carro como o F015 - Luxury in Motion (luxo em movimento, em inglês) é permitir usar o tempo de deslocamento para outras atividades, com muito conforto.

"Além de tempo, a pessoa tem espaço, porque os transportes públicos muitas vezes são cheios, apertados", completa Wolfgang Ungerer, também do marketing da montadora alemã.

Como a sala de casa
Em nada o carro-conceito lembra um ônibus ou metrô lotados. Quando as portas se abrem, após um toque (não há maçaneta), deslizando uma para a parte de trás e outra para a parte da frente, há largura de sobra para entrar sem esforço em qualquer um dos quatro bancos, que mais parecem cadeiras e giram levemente na direção das portas, para facilitar a vida dos que estão chegando.

Enquanto o carro dirige sozinho, os assentos da frente podem se virados para trás, permitindo uma "rodinha" de bate-papo como se fosse a sala de casa. Uma sala luxuosa, é claro. Mas minimalista. A cor clara do interior, inclusive dos bancos e do volante, ajuda a dar sensação de espaço e de casualidade.

Há detalhes em madeira, carpete, alumínio e luzes de LED azuis. Os pedais são quase transparentes. E as "paredes", quase totalmente digitais. Isso porque os quatro assentos estão circundados por grandes telas coloridas, de alta resolução e sensíveis ao toque, que ocupam o espaço interno das portas, logo abaixo dos vidros.

Além delas, o painel frontal também é um virtual. Ou seja, quase toda a parte interna do carro é uma grande tela, deixando claro o que importa no veículo: esquecer das preocupações banais do trânsito como aguardar o sinal abrir, dar seta, acelerar, frear e conectar-se com o mundo além dele.

Supertablets
As telas são como grandes tablets: oferecem tudo o que os modernos sistemas de entretenimento dos carros atuais fazem, reproduzem música, vídeo, dão informações sobre quanto tempo vai demorar para chegar ao destino, etc.

Porém, vão além. A "playlist" é adaptada à duração do trajeto e ao tipo de percurso. "Se for com mais curvas, ele aumenta o ritmo", diz o engenheiro Peter Lehmann especialista em carros-conceito da marcam, que apresentou o F015 no salão.

O sistema tem acesso à biblioteca e aos aplicativos do usuário (músicas, vídeos, fotos), armazenados na nuvem, e faz a seleção a partir dali. Uma foto pode ser reproduzida em todas as telas, inclusive no painel frontal, em 360 graus, mudando o "cenário" do carro. Também é possível fazer videoconferências.

Do banco, motorista e o carona podem comandar funções apenas com gestos, por meio de sensores, como no videogame. Primeiro, é feita a leitura dos olhos do usuário e, então, o gestual é interpretado pelo sistema (a Hyundai levou a Detroit, em 2012, um carro com essa novidade).

Na tela aparecem imagens em tempo real do trânsito, onde se pode dar zoom, e se destacam os carros próximos que estiverem na mesma rede da Mercedes e é possível se comunicar com eles. "Você viu que tem um amigo seu perto, pode chamá-lo para jantar por ali", sugere Lehmann.

MURAL

  • DE: José

    Maria te amo. Não sei viver sem você. Beijo

    DE: Valmir

    Bom dia ilha, aqui e o valmir de sorriso mt sempre ligado na ilha fm...

  • DE: JAIR NANTES

    Quero conhecer e ter um relacionamento com alguém sério

    DE: Jair Nantes

    Quero conhecer aqlguem para compromisso.

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi te amo. Vc é quem eu escolhi para ser mãe dos nossos filhos. Beijão minha linda.

    DE: Dani santos

    Sou de monte negro Rondônia

  • DE: Tatiane

    Olá boa tarde

    DE: Letícia

    Mãe te amo. Não vejo a hora de te encontrar. Beijão

  • DE: Sergio

    Boa tarde galera da ilha, toca uma musica aí pra nós, tchau. obrigado

    DE: Maria Alice

    Quero mandar alo para minha filha

  • DE: Matias

    Isadora, namore o L!!!!

    DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Saudades de vc. Volta logo para casa. Não aguento mais ficar longe de vc. Beijo linda.

  • DE: Biquini Cavadão

    Ester ouvi a música Quando eu te encontrar do Biquini Cavadão. Isso será nosso encontro. Beijo. Estou com muita saudade de você linda.

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso

  • DE: Mariflavia de Souza

    Manda uma abraço para meu pai Antônio e Otaviana que mora la na carboneira ! Pra nós aq felipe sara e natascha mariflavia sc tbm

    DE: Betão

    Manda um abraço pros parentes de Alto paraíso a minha irmã Nice e todos os familiares fala que tacuru tá ligado na ilha grande

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW