NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 17/03 14:40
Instituto Evandro Chagas já confirmou febre amarela em macacos de 6 estados este ano
Laboratório de Referência Nacional recebeu, este ano, 76 macacos para investigação do vírus. Febre amarela foi confirmada em animais de AL, BA, ES, MG, PA e RR.

stituto Evandro Chagas (IEC), do Pará, já confirmou este ano a infecção por vírus da febre amarela em macacos de seis estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará e Roraima. O vírus sempre circula naturalmente entre os macacos nas florestas brasileiras (veja mais abaixo), mas atualmente essa questão tem chamado a atenção porque tem havido um aumento dos casos da doença entre humanos.

Só em 2017, o IEC já recebeu 76 macacos para investigação de febre amarela. Nem todos já tiveram a análise concluída. Ao longo de todo o ano de 2016, o órgão recebeu 268 macacos, entre os quais receberam diagnósticos positivos para febre amarela animais provenientes de Goiás e Minas Gerais.

O IEC, vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, é o Laboratório de Referência Nacional para investigação de febre amarela e outras arboviroses no Brasil.

A confirmação de casos de febre amarela em primatas não humanos pode ser feita tanto por testes laboratoriais quanto por vínculo epidemiológico, ou seja, quando há outros casos de febre amarela confirmados na mesma região.

O Brasil tem uma rede de laboratórios de saúde pública responsáveis pelo diagnóstico de casos regionais de febre amarela. O IEC é acionado para elucidar o diagnóstico quando necessário.

Segundo o boletim mais recente do Ministério da Saúde sobre febre amarela, foram confirmados ao todo 386 casos de febre amarela em macacos até 13 de março em todo o país.

Desde o início do atual surto, em dezembro, o Brasil já confirmou 424 casos de febre amarela em humanos em Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Macacos não transmitem para humanos

 

O biólogo Horácio Teles, do Conselho Regional de Biologia, explica que o vírus da febre amarela circula naturalmente entre os macacos nas florestas brasileiras, de forma mais intensa no norte do país. Em alguns momentos, as populações de macacos resistentes ao vírus diminuem, passando a predominar as populações vulneráveis. É então que os macacos começam a morrer, o que é sinal do aumento do risco para ocorrência em humanos em regiões próximas às matas.

O Ministério da Saúde alerta que os macacos não transmitem a doença diretamente para humanos e que eles são importantes para sinalizar a presença do vírus transmitido por mosquitos. Por isso, esses primatas devem ser protegidos em seu ambiente natural. O atual surto de febre amarela levou moradores de algumas regiões atingidas a matarem macacos por medo da doença.

 

Como são os exames?

 

Para chegar ao diagnóstico de febre amarela nos macacos, o IEC pode usar vários métodos difernetes: isolamento viral, pesquisa de genoma do vírus, sorologia, histopatologia e pesquisa de antígeno viral (imunohistoquímica).

Para cada macaco, várias amostras podem ser coletadas para teste: tanto o sangue quanto fragmentos de vísceras do animal. "Muitas vezes são realizados entre 8 a 10 testes para um único animal", afirmou o instituto, por e-mail.
 

MURAL

  • DE: klau

    boa noite! manda um salve sempre na melhor sintonia gostaria de pedir uma música do projota homem que nao tinha nada.

    DE: Léu

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela de Umuarama. Gabi não te esqueço um só momento. Beijo meu amor. Te amo. Logo estarei aí.

  • DE: Pedro

    Boa noite, lhe vai ter ilhamaylove

    DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Oi amor estou recuperando, não posso fazer esforço. Te amo, Beijo.

  • DE: cleiton

    ola tamos juntos

    DE: Josemar Malvino

    aqui é josemar Quero mandar um alo pro Willian Batista e pro cosme aqui de itaquirai-ms estamos ligado na radio mais top...

  • DE: Lipe

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor minha FC está alta. Por isso não fui para Umuarama. Vem vc para cá. Te amo meu amor. Beijo

    DE: Adenir Baiano

    Manda um alo ai aqui é o Adenir de Paiçandu pr

  • DE: Gian

    Gostaria de manda um alô para os brother Marquinho, Cleverson, Ezequiel da assicar de Palotina, manda racionais vida Loka parte 2

    DE: Letícia Beijo linda

    Gostaria de mandar um beijão para minha Professora Telma de Toledo. Desejar Feliz aniversário, que Deus abençoe e te de muitos anos de vida, saúde, felicidade.

  • DE: Brenda

    Mãe te amo. Saudades de vc. Vem visitar. Estou doente. Não sei o que aconteceu. Começou hoje a dor. Beijo

    DE: Vanessa

    Gostaria de mandar um beijão para meu esposo José. Amor penso em vc todos dias. Hoje estou no hospital? Te amo. Vc é lindo. É meu amor. Que eu tenho que cuidar

  • DE: Lipe amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Elen de Umuarama. Amor não estou conseguindo ficar longe de você. Choro pela saudade e distância de vc. Te amo am

    DE: Jose

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Estou com muita saudade de você. Não estou muito bem. Me liga. Beijo minha linda mulher.

  • DE: Léu Beijo amor

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabi de Umuarama. Amor não posso ir para aí, porque estou com estômago doendo. Não estou aguentando de dor. Beij

    DE: Adriana Aparecida Vieira Da Silva

    Boa noite , QUERO ouvir a música de César e Paulinho , Morto de saudade sua. OFEREÇO para Valcenir de Alto Paraiso. Obbrigada

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW