NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 18/05 16:40
No Paraná, 69,8% do público-alvo se vacinou contra a gripe, após mobilização nacional
Balanço do Ministério da Saúde mostra que 2,1 milhões de pessoas foram vacinadas no estado. A vacina está disponível até o dia 26 de maio

A pouco mais de uma semana do término da 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, balanço do Ministério da Saúde mostra que até esta quarta (17) apenas 2,1 milhões de brasileiros se vacinaram no estado do Paraná. Esse total considera todos os grupos com indicação para a vacina, incluindo população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com comorbidades. O público-alvo da campanha no estado, que não considera esses grupos, é de 2,3 milhões de pessoas. Desse total, 69,8% foram vacinados até esta quarta-feira (17). 

Em todo o país, apenas 28,7 milhões de pessoas foram vacinadas, o que representa 53% do público-alvo, formado por 54,2 milhões de pessoas. A meta, neste ano, é vacinar 90% desse público até o dia 26 de maio, quando termina a campanha. O Dia D de mobilização nacional para vacinação ocorreu no último sábado, dia 13 de maio.

No estado do Paraná, a adesão do público-alvo está em 52% entre as crianças; 61% trabalhadores de saúde; 56,3% gestantes; 82,7% puérperas; 58,8% indígenas; 80,8% idosos; e 73,9% entre os professores. Entre as regiões do país, o Sul apresentou o melhor desempenho em relação à cobertura vacinal contra a influenza, com 68,3%, seguida pelas regiões Centro-Oeste (53,1%), Sudeste (52,9%); Nordeste (47,8%) e Norte (43%). Para a campanha deste ano, o Ministério da Saúde adquiriu 60 milhões de doses da vacina, garantindo estoque suficiente para a vacinação em todo o país. 

A coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, considera de fundamental importância que as pessoas se vacinem neste momento para estarem protegidas no inverno, quando os vírus da Influenza começam a circular com maior intensidade. “A vacina demora cerca de 15 dias para fazer efeito após aplicada, por isso é necessário que as pessoas, integrantes do público-alvo, se conscientizem e procurem os postos de saúde para se vacinarem antes do período de inverno”, aconselhou a coordenadora. 

Desde o dia 17 de abril, a vacina contra a gripe está disponível nos postos de vacinação para crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores que são a novidade deste ano.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, devem apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receber a vacina, sem a necessidade de prescrição médica. A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias. 

PREVENÇÃO - A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

É importante lembrar que, mesmo pessoas vacinadas, ao apresentarem os sintomas da gripe - especialmente se são integrantes de grupos mais vulneráveis às complicações - devem procurar, imediatamente, o médico. Os sintomas da gripe são: febre, tosse ou dor na garganta, além de outros, como dor de cabeça, dor muscular e nas articulações. Já o agravamento pode ser identificado por falta de ar, febre por mais de três dias, piora de sintomas gastrointestinais, dor muscular intensa e prostração. 

MURAL

  • DE: Alan

    Vai pra minha espoza bia e meus filhos kauan e mariana e lorena e pra vc ai qeria reino em cantado

    DE: Fabio JS

    LIGADO NA ILHA FM

  • DE: CÉLIO

    BOM DIA, BOA SEXTA

    DE: Éder piquiri

    Eu estou na ilha FM

  • DE: Hari Prass

    curtindo o som da ilha , , boa tarde !!!

    DE: CÉLIO

    OLÁ

  • DE: Rose Barbosa Pereira

    Um abraço a todos meus familiares de Santa Eliza, Douradina, Icaraima Tuneiras do Oeste e a vocês da rádio. Bom dia.

    DE: Danilo

    Para todos que estão ouvindo e para todos aqui da Fazenda Guaciara....

  • DE: Carla Patricia

    Boa noite quero encontrar uma pessoa que me mandou um vazo de flor a um tempo atrás se essa pessoa ler isso deixe número dela aqui que irei entrar em contato

    DE: Leandro Hair

    Manda um beijo pra todos que rsta. Olvindo

  • DE: Carla Karoline

    Manda um bju pro meu esposo Dhean q está ouvindo a ilha dizer q eu o amo muito...

    DE: Jose Duarte Duarte

    Manda um alô para nós aqui de Cascavel, Cascavel também ouve ilha fm, uma abraço para toda equipe ilha fm

  • DE: CARLOS IDELFONSO DA SILVA

    BOM DIA, OUVINDO A RÁDIO ILHA FM 107, 1 DAQUI DE DOURADOS-MS, TUDO DE BOM PRA TODOS DA RÁDIO E UMA ÓTIMA SEMANA. DESCOBRI A RÁDIO SEM QUERER ATRAVÉS DO MEU RÁDI

    DE: Elaine Xavier Bezerra

    Bom dia pro marido Sebastião Gollo filho Alisson henrrique para as meninas Ana REGINA e Thais pra mãe Silvani

  • DE: Carla

    Manda um beijo pro meu esposo Dhean diz q eu o amo muito... E estou morrendo de saudades

    DE: roberto carlos

    manda um alo pra minha esposa nilda em navirai minha filha maria e tds que curti a ilha fm

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW