NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 31/05 17:00
Em julgamento no STF, Janot opina a favor da restrição do foro privilegiado
Prerrogativa de foro prevê que autoridades só podem ser julgadas pelo STF. Para PGR, foro só deve abarcar casos em que fato investigado esteja relacionado ao exercício do mandato.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, opinou nesta quarta-feira (31) a favor da restrição do chamado foro privilegiado. Para ele, o foro só deve abarcar casos em que o fato investigado esteja diretamente relacionado ao exercício do cargo ocupado pela autoriedade e que tenha ocorrido durante o mandato.

A posição foi externada durante julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que discute o direito que autoridades têm de serem julgadas por crimes somente por tribunais superiores.

Atualmente, qualquer ocupante de cargo de ministro do governo ou mandato parlamentar só pode ser investigado ou processado criminalmente no STF por quaisquer atos que tenha praticado.

Nesta quarta, os ministros começaram a analisar proposta do ministro Luís Roberto Barroso para que fiquem na Corte somente casos ocorridos durante e em razão do cargo ou mandato.

Para Janot, a atual regra leva a uma “montanha russa processual”, considerando mudanças de cargos assumidos por políticos que também levam a constantes transferências dos processos que respondem na Justiça.

O procurador-geral argumentou que a ampliação do foro privilegiado estabelecido na Constituição de 1988 trouxe desequilíbrio entre cidadãos comuns e autoridades.

Além disso, disse que o instituto prejudicou o funcionamento do STF para funções constitucionais, de “solucionar questões pungentes do país e superar impasses institucionais”. Depois, alertou para o “aumento exponencial” de ações criminais a serem analisadas pelo STF.

“Tenho absoluta certeza que se não houver mudanças de paradigma nesse julgamento de hoje, o Supremo em breve retornará ao tema mas não por razões principiológicas, mas por imperativo pratico o aumento exponencial de demandas criminais irá inviabilizar o funcionamento da corte em breve espaço de tempo”, afirmou.

A decisão sobre a limitação do foro privilegiado ainda será objeto de voto dos 11 ministros da Corte.

MURAL

  • DE: José Leonardo

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Elen e filha Rosângela. Amo vcs. Beijos

    DE: SIDINEI

    um bom dia a tosos meus amigos e amigas e ao Stenio e todos e todas da Faculdade Universidade Brasil FINAN

  • DE: SIDINEI

    UM ABRAÇO A TODOS ACADEMICOS DE DIREITO DA UNIVERSIDADE BRASIL E ESPECIALMENTE A LARISSA QUE ESTÁ DE NIVER

    DE: Emerson talarico

    Abraços a todos da querida terra, especialmente navirai.

  • DE: Brenda

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para minhas amigas Vanessa de Terra Roxa, Telma e Sandra de Toledo, Gabi de Umuarama, Josi de Campinas SP, Tati, Karen e Ângel

    DE: welington

    bom dia vai para todos agropecuária...

  • DE: Josiane

    Olá. Gostaria de ouvir a música Cigana do Hugo Pena e Gabriel. Oferecer para meu esposo José Leandro.

    DE: welington

    bom dia...a todos que ouve.

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria. Amor te amo. Como deixar de amar uma pessoa linda, simpática, inteligente como vc é. Beijo minha princesa.

    DE: welington

    bom dia

  • DE: Helena lindo

    Olá. Gostaria de mandar um beijão para meu pai José Valdir de São Paulo. Pai fiquei longe de vc muitos anos. Mais não paro de pensar em vc. Te amo muito. Vc é l

    DE: Jeferson compreende

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria Fátima. Amor desculpa ficar longe de vc. E vc aí em Umuarama. É porque estou trabalhando muito. Vc compree

  • DE: Jhony Faria

    Bom dia! Manda um alô pra gente aqui em Mundo novo, estou a passeio aqui na minha familia , mãe Cecilia, o Marcelo, a Leia minha irma e seu marido neguinho. Bj

    DE: Junior

    Estou ligado na Ilha FM sempre. Qualquer coisa liga me. Não aguento mais ficar longe de você. Estou chorando por causa de vc. Assim não dá mais....

  • DE: Sérgio te amo

    Olá. Gostaria de ouvir essa música essa paixão me machucou do Guilherme Santiago. E oferecer para minha esposa Fabiane que está em Umuarama com seus pais. Linda

    DE: Roberto

    Ola. Gostaria de mandar um beijão para minha mãe Maria Aparecida de Bauru SP. Mãe eu te amo. Amo quando vc me liga e manda sua foto.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW