N-NE: São previstos acumulados de chuva superiores a 50 mm no Sul do Pará e Oeste de TO e acima de 80 mm em áreas centrais do AM. No AP e Extremo Norte do PA, não são previstas chuvas. Nas demais áreas da região Norte, os acumulados ficarão entre 20 e 50 mm. No Centro-Sul do MA,TO, PI e BA (Matopiba), os volumes ficarão entre 10 e 50 mm, o que contribuirá com a redução da deficiência de água no solo para o início da semeadura da soja. No Extremo Sul da BA terão acumulados superiores a 50 mm. Em áreas entre SE, AL e BA (Sealba), podem ocorrer pancadas de chuva de baixos volumes, o que manterá as condições favoráveis para a maturação e colheita do milho 3ª safra.

CO: Há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados entre 20 e 60 mm no Sul de GO, Centro e Norte de MT. Nas regiões produtoras do MS, os acumulados ultrapassarão 50 mm, podendo registrar volumes acima de 100 mm no Sul. Nessas áreas, a umidade no solo será favorável para a semeadura e o desenvolvimento da soja. Nas demais, são previstos acumulados de chuva inferiores a 20 mm e a umidade permanecerá baixa.

SE: Há previsão de acumulados de chuva maiores que 50 mm e que podem ultrapassar 80 mm no Oeste de SP, Triângulo e Sul de MG. No Centro e Norte de MG, Sul do ES e parte do RJ, a previsão é de baixos volumes, inferiores a 20 mm. Entretanto, em áreas do Norte do ES, Vale do Jequitinhonha e Mucuri, em MG, podem ocorrer chuvas acima de 40 mm. No geral, as condições serão favoráveis para a florada do café. Para a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de verão, permanecerá a diminuição de água no Noroeste, Centro e Norte de MG.

S: São previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm em grande parte da região, com destaque para áreas do Centro e Norte do PR, onde os volumes podem ultrapassar 80 mm a partir do final da semana. Nesse meio-tempo, as condições estarão favoráveis para a colheita do trigo que se encontra adiantada nessas áreas. No Centro Sul do RS e Leste de SC, os volumes previstos serão inferiores a 30 mm. No geral, as condições serão favoráveis para os cultivos de inverno em estágios reprodutivos e de verão em desenvolvimento.

A Previsão Agrometeorológica é para os dias  24 a 31/10/2022.

As informações do Boletim são da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgãos ligados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.