Com 297 trabalhadores colocados no mercado, a Agência do Trabalhador de Umuarama teve um desempenho destacado no Estado, durante o mês de fevereiro: ocupou a sexta colocação em número de contratações, entre as 216 agências do Estado, atrás apenas de cinco cidades.

O ranking do mês passado, divulgado nesta quinta-feira, 3, pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), traz Cascavel em primeiro ligar, com 551 contratações, seguida por Curitiba (520), Toledo (325), Medianeira (304) e depois Umuarama. Entre os demais grandes centros da região Noroeste, Cianorte ocupou o 19º lugar, com 144 contratações; Campo Mourão aparece em 24º, com 109 trabalhadores empregados por meio da agência local; e Paranavaí ficou no 159º lugar, com apenas sete contratações.

O gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, lembra que além do bom desempenho no mês passado, também houve um crescimento considerável no comparativo com fevereiro de 2021. “No ano passado, no mesmo período, foram contratados 172 trabalhadores por meio da agência. Com isso, notamos um crescimento expressivo de 74% no volume de contratações em fevereiro de 2022”, explicou.

Para o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, além do bom índice de contratações a oferta de empregos continua alta em Umuarama – nesta quinta-feira a agência ofertava 245 vagas nas mais diversas áreas. “Isso é resultado do bom momento que a cidade vive especialmente na área industrial, embora predominem as vagas voltadas aos setores de comércio e prestação de serviços. Emprego existe em Umuarama, basta ter qualificação e vontade de trabalhar”, afirmou.

Os dados são do Departamento do Trabalho e Estímulo à Geração de Renda (DET) da Sejuf, que mediu a Intermediação de Mão de Obra (IMO) em números absolutos. No total, 10.914 trabalhadores foram contratados por meio das agências em fevereiro, em todo o Estado.

Nos 11 municípios da regional da Sejuf com sede na Capital da Amizade, 1.175 trabalhadores foram colocados no mercado de trabalho no acumulado de janeiro e fevereiro de 2022. Embora quase 40% sejam de Umuarama (453), também se destacaram as cidades de Alto Piquiri, com 154 contratações, Altônia (141), Mariluz (96) e Pérola (91). Nos dois primeiros meses do ano, Icaraíma gerou 72 empregos, Cruzeiro do Oeste 53, Iporã 45, Perobal 30, Cafezal do Sul e Ivaté 20 empregos cada.