Quase 100 adolescentes e jovens se inscreveram no primeiro dia de cadastros do Programa Municipal do Primeiro Emprego (Promupe), que foi reativado a pedido do prefeito Hermes Pimentel. Houve filas em alguns instantes, na Casa do Empreendedor, ao longo do dia, mas com pouco tempo de espera os 92 candidatos já estavam inscritos no programa.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano da Silva Lopes, disse que a procura ficou dentro do esperado, por parte dos interessados nas vagas do Promupe – serão até 200 por ano, até que o programa seja reformulado e possa inscrever mais interessados. “Os jovens estão demonstrando interesse, agora é a vez das empresas se disporem a contratá-los, com os benefícios oferecidos pelo município”, solicitou.

O prefeito Hermes Pimentel pretende aumentar o limite para 500 vagas a partir do próximo ano. De acordo com o secretário, o Promupe fortalece a geração de empregos e ajuda a formar mão de obra qualificada. Os candidatos devem ter entre 16 e 24 anos. “O programa estimula a nossa economia, com geração de emprego e renda, e promove a inclusão social, sem falar na oportunidade que as empresas contratantes têm de se beneficiar dos incentivos fiscais garantidos na Lei 3.695/2011”, acrescenta.

Para fazer o cadastro no programa, os jovens devem procurar a Casa do Empreendedor levando documentos pessoais (RG e CPF) e a carteira de trabalho (CTPS), que pode ser a digital. Menores devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. O horário de atendimento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. A casa fica na Praça Hênio Romagnolli, ao lado da Aciu, e também realizará o cadastro das empresas interessadas em participar do Promupe.

O principal benefício para as empresas é que 40% do salário-mínimo nacional pago ao trabalhador transforma-se em crédito fiscal, que pode ser utilizado para pagamento de tributos municipais como o IPTU, o ISSQN e o ITBI, entre outros.