Um novo jeito de ensinar, em que o aluno é o protagonista da informação e contribui diretamente na construção do conhecimento. O professor é o orientador e tem o objetivo de formar cidadãos cooperativos. Assim é a metodologia do Programa A União Faz a Vida (PUFV), iniciativa do Sicredi em todo o Brasil.

Pela Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, já são 12 anos de vidas transformadas pelo PUFV, em 33 municípios na área de atuação da cooperativa. Para encerrar de forma oficial as atividades realizadas ao longo do ano, a cooperativa está reunindo os alunos, os professores e a comunidade escolar em eventos de finalização. Os primeiros deles foram realizados em Assis Chateaubriand, Alto Paraíso, Palotina, Maripá, Ubiratã, Mamborê, Xambrê, Goioerê e Quarto Centenário, no Paraná.

“A cada ano, esperamos crescer o número de estudantes e professores impactados com os princípios da cidadania e da cooperação com a metodologia de projetos do Programa A União Faz a Vida. Isso é fantástico”, comemora a gerente de desenvolvimento do cooperativismo na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Cláudia Bonatti.

O intuito do PUFV é disseminar a essência do cooperativismo por meio dos princípios de cooperação e cidadania, sendo uma importante ferramenta para alcançar o desenvolvimento social nas regiões em que atua. Na metodologia, os professores levam os alunos às atividades investigativas. As crianças, curiosas por natureza, observam algumas problemáticas e, assim, é escolhido o tema que será trabalhado ao longo do ano, sempre com uma pergunta exploratória a ser respondida. Assim, as crianças refletem sobre os problemas sociais e podem intervir sob a perspectiva da mudança e da transformação.

Jornada de Educação Financeira nas Escolas

Além do encerramento do Programa A União Faz a Vida, as cidades de Iporã, Xambrê, Iretama, Mamborê, Campo Mourão, Farol, Campina da Lagoa, Cafezal do Sul, Iguatu e Ubiratã, no Paraná, contam ainda com os eventos de finalização da Jornada de Educação Financeira nas Escolas, projeto que conecta educação financeira e ensino de qualidade para o desenvolvimento das regiões.

“Com a chegada da Jornada de Educação Financeira nas Escolas, no ano passado, ampliamos os horizontes a novos estudantes e professores, com esse tema mais do que relevante nos tempos atuais. É importante que todos estejam envolvidos para juntos construirmos uma vida financeira saudável”, explica Cláudia.

Além da colaboração para o desenvolvimento de comunidades escolares cada vez melhores, o principal objetivo da Jornada de Educação Financeira nas Escolas é conectar a educação financeira ao currículo escolar por meio da formação, envolvendo no processo de aprendizagem os profissionais de educação, estudantes e familiares das turmas do Ensino Fundamental. Durante a jornada, esse método foi conectado com o currículo da instituição de ensino, promovendo a adoção de novos e saudáveis hábitos financeiros desde a infância em um programa onde o aluno é protagonista do seu processo de aprendizagem e os conteúdos estão inseridos na realidade da sua região.

Números em 2023

 

Programa A União Faz a Vida

Quantidade de municípios: 33
Quantidade de escolas: 119

Quantidade de professores: 1017

Quantidade de alunos: 6098

Quantidade de projetos: 268

Quantidade de apoiadores: 836

 

Educação Financeira nas Escolas

Quantidade de municípios: 11
Quantidade de escolas: 20

Quantidade de professores: 202

Quantidade de alunos: 1349

Quantidade de projetos: 25

 

Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP

A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 105 cooperativas do Sicredi, conta com 35 anos de história, mais de 212 mil associados e 97 espaços de atendimento. A área de atuação da cooperativa abrange 43 localidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades do grande ABCD (www.sicredi.com.br/coop/vale-piquiri/).

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 7 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 2.500 agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando mais de 300 produtos e serviços financeiros.