Já pensou em, rapidamente e de forma acessível, materializar como produto algo que você imaginou, por exemplo uma prótese, uma ferramenta manual, uma peça de carro ou até mesmo uma joia ou um acessório exclusivo? Agora, na Universidade Estadual de Maringá (UEM) isso é possível a qualquer pessoa, porque o Câmpus Regional de Cianorte (CRC) acaba de inaugurar o Fab Lab Design UEM, uma oficina tecnológica de pequeno porte que prestará diversos serviços à sociedade, inserindo a universidade ainda mais no ecossistema regional de tecnologia, fomentando a economia.

O Fab Lab Design UEM nasceu a partir de aporte financeiro de R$ 202 mil, concedidos ao curso de Design do CRC por meio do Programa de Pesquisa e Inovação em Design da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Estado do Paraná. Os beneficiários podem ser pessoas ou empresas de todo e qualquer setor (não precisa ter vínculo com a universidade): basta ter uma ou mais de uma ideia viável, para que ela possa ser materializada em três dimensões. Ou seja, as possibilidades são extremamente abrangentes, praticamente infinitas.

Cristina do Carmo Lucio Berrehil el Kattel, coordenadora do Fab Lab Design UEM, diz que o novo local conta com pesquisadores doutores e pessoal técnico capacitado, preparados tanto para imprimir, gravar ou usinar (processo de moldar e/ou lapidar uma matéria-prima) o que o cliente desejar, como também “analisar a demanda e corrigi-la, quando necessário, ou até mesmo desenvolver um projeto de pesquisa aplicada em desenvolvimento tecnológico e inovação a partir de uma demanda ou necessidade específica”.

O Fab Lab da UEM, inspirado no modelo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), nos Estados Unidos, viabiliza a criação de soluções e produtos com base nos conceitos da Indústria 4.0, com uso de materiais diversos, como polímero, aço inoxidável, pedra e até ouro. Tem apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Prefeitura de Cianorte. “Estamos diante de um universo praticamente ilimitado de criação, arte e desenvolvimento. Tudo isso é muito importante para atingir os mais diversos horizontes econômicos”, pontua João Alexandre Teixeira, vice-prefeito de Cianorte, que enxerga a UEM como uma ferramenta propulsora de desenvolvimento da cidade.

 

Equipamentos potentes

O Fab Lab Design UEM está equipado com: duas impressoras 3D com grande capacidade dimensional de impressão por adição; uma corte a laser CO2 de grande porte para corte e gravação de uma variedade de materiais; uma fresadora CNC Router 4 Eixos para usinagem tridimensional de materiais diversos, como madeiras, metais e pedras. “É de grande importância abrir as nossas portas para atender a comunidade externa”, destaca Anelise Guadagnin Dalberto, diretora do CRC, sobre a prestação de serviços.

Assim como a diretora, o professor Julio César Damasceno, reitor da UEM, destaca que o Fab Lab promove integração com a sociedade, demonstrando que a UEM acredita no potencial regional e nas relações em rede. “O Fab Lab é um espaço de estímulo à criatividade! A UEM dá um enorme passo na sua relação com a comunidade local, incorporando elementos de experiências realizadas em outros países”, argumenta o gestor.

De acordo com a Fundação Araucária, o Programa de Pesquisa e Inovação em Design “busca aproximar a comunidade científica ao setor comercial e industrial, objetivando a produção de soluções, por meio de serviços e produtos inovadores que possam ser disponibilizados à sociedade, por meio de modelos de negócio viabilizando refletir e oferecer produtos dentro da qualidade de usabilidade”. No CRC da UEM, que integra o Sistema Regional de Inovação do Noroeste do Paraná, o Fab Lab almeja executar projetos de fabricação digital que possam ser amplos e globais.

 

A inauguração

A solenidade de desenlace da fita inaugural do Fab Lab, na tarde de ontem (12), contou com presenças de servidores e alunos da UEM, autoridades e convidados. A tribuna de honra, formada no anfiteatro do Bloco Y-02, foi composta por: Cristina el Kattel; Julio Damasceno; João Alexandre Teixeira; Anelise Dalberto; Romel Dias Vanderlei, diretor do Centro de Tecnologia da UEM; Ronaldo Salvador Vasques, chefe-adjunto do Departamento de Design e Moda da UEM; Wendell Myler da Silva Gussoni, gerente regional do Sebrae PR; e Fernando Seabra, cofundador do Angel Investor Club. Na plateia também estavam pró-reitores e o professor Rodolfo Tsutomu Miyamoto, coordenador-adjunto do Fab Lab.

 

Conheça e faça seu orçamento

Os clientes já podem entrar em contato com o Fab Lab Design UEM por meio do telefone (44) 3619-4039 ou do e-mail fablab@uem.br . O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h. O Fab Lab, localizado na sala 2 do Bloco Y-02 do CRC, também pode ser encontrado no Instagram. A expressão Fab Lab vem da sigla em inglês para “laboratório de fabricação”.

 

Assessoria de Imprensa UEM