Estão abertas, na Universidade Estadual de Maringá (UEM), as inscrições para a seleção de alunos regulares aos cursos de mestrado e doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (PBC) na área de concentração em Biologia Celular e Molecular.

As pessoas interessadas deverão acessar o endereço eletrônico e preencher todos os formulários eletrônicos disponíveis no Sistema de Inscrições Online. Os documentos exigidos deverão ser escaneados e enviados para o e-mail: inscricoespbc@gmail.com, mencionando como assunto: Edital 006/2022-PBC-Inscrição Mestrado 2022.

O PBC está oferecendo até 12 vagas para o mestrado e até 4 vagas para o doutorado, conforme disponibilidade de orientador. Em atendimento a Lei Estadual 20443 de 17 de dezembro de 2020, 5% das vagas totais ofertadas, a cada um dos cursos, serão reservadas para pessoas com deficiências (PCD). Portanto, será destinada à pessoa com deficiência uma vaga do curso de mestrado e uma do curso de doutorado.

No Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas os estudantes desenvolvem projetos de pesquisa originais e inovadores sob a coordenação de um orientador e seu grupo de pesquisa. Disciplinas em bioquímica, biologia celular, molecular e tecidual são oferecidas pelos professores, assim como disciplinas avançadas na área de Ciências Biológicas.

O prazo final para se inscrever tanto para o mestrado quanto para o doutorado é 4 de julho. O cronograma é quase o mesmo para os dois cursos. No dia 8 de julho será publicado o edital de homologação das inscrições, após a análise de toda a documentação encaminhada pelos candidatos. No dia 18, ocorrerá a aplicação da prova escrita, com o horário e o local informados no edital de homologação das inscrições. Até 25 de julho será divulgado o resultado.

Até 4 de agosto ocorrerá o envio do projeto de doutorado aos aprovados na prova escrita para o curso. O projeto deverá ser enviado para o e-mail: sec-pbc@uem.br, assunto: Projeto de Doutorado 2022. Quem não enviar o projeto até esta data será desclassificado do processo de seleção.

Para os aprovados no mestrado. a matrícula da 1ª chamada será aceita no dia 2 de setembro e dos suplentes no dia 5 de setembro. Os aprovados em 1ª chamada no doutorado deverão fazer a matrícula e inscrição para seleção de bolsa de doutorado no dia 1º de setembro e os suplentes terão que se matricular e poderão se inscreverem para a seleção da bolsa no dia 2 de setembro.

Outras informações sobre o processo seletivo pelo site, telefones (44) 3011-4908 e 3011-4957, e e-mail sec-pbc@uem.br. O edital completo é o 006/2022 – PBC.