No dia 04/08, durante uma ação no âmbito da Operação Fronteira Blindada, equipes da Receita Federal com o apoio do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) retiveram sete ônibus carregados com mercadorias estrangeiras importadas de forma irregular. Na madrugada de hoje, pouco depois da meia-noite, mais um ônibus foi apreendido por uma equipe da Receita Federal com cerca de 300 caixas de cigarros contrabandeados.

As ações ocorreram ao longo do dia e da noite, em diversos pontos da região de Foz do Iguaçu (PR). Além das equipes volantes, outros servidores também atuaram na operação pilotando drones e selecionando alvos com o trabalho de inteligência.

Nos bagageiros dos sete ônibus retidos na quinta-feira pela Receita Federal e BPFron havia mercadorias diversas como vestuário, eletrônicos, brinquedos, ferramentas, cosméticos, perfumes. No total, as mercadorias encontradas nesses veículos foram estimadas em R$ 2 milhões.

O oitavo ônibus foi abordado na BR-277 em Foz do Iguaçu por uma equipe de plantão da Receita Federal. Durante a vistoria, os servidores encontraram várias caixas de cigarros contrabandeados, pneus e bebidas nos bagageiros, nos bancos e no corredor do veículo. O motorista alegou que a carga, avaliada em R$ 1,2 milhão, seria levada a São Matheus do Sul (PR). Ele e as duas únicas passageiras que viajavam no veículo foram presos em flagrante e conduzidos à Polícia Federal. Estima-se que o veículo estava carregado com mais de 300 caixas de cigarros contrabandeados.