Brasileiro participa dos testes pós-temporada da Fórmula 1 pela Aston Martin nesta terça-feira
A Fórmula 2, categoria de acesso à Fórmula 1, encerrou neste domingo (20) sua temporada 2022 no Circuito Yas Marina, em Abu Dhabi, com mais um pódio para Felipe Drugovich (XP Investimentos | Porto Seguro), o 11º conquistado pelo piloto brasileiro este ano.
Felipe Drugovich, que em setembro já havia conquistado o título de campeão da Fórmula 2 de forma antecipada na Itália e que no sábado foi o terceiro colocado na abertura da 14ª e última etapa da temporada, largou em quarto neste domingo na Feature Race, a corrida mais longa e mais valiosa da rodada.
Logo após a largada Drugovich superou seu principal concorrente na luta pelo título, o francês Theo Pourchaire, e assumiu a terceira posição. Utilizando os pneus mais macios entre os dois compostos disponibilizados para a etapa, o piloto da equipe holandesa MP Motorsport foi o último a ir aos boxes para a troca obrigatória dentre os que haviam escolhido esta opção, na 10ª das 33 voltas previstas.
O brasileiro voltou à pista em 14º na classificação geral e em segundo entre os que já haviam trocado seus pneus e manteve-se sempre próximo ao japonês Ayumu Iwasa, o líder “virtual”. Depois de todos os pilotos efetuarem sua troca de pneus, Iwasa e Drugovich eram os reais líderes da prova, mas o brasileiro optou por uma estratégia cautelosa.
Nas última voltas Felipe Drugovich (XP Investimentos | Porto Seguro) finalmente partiu para o ataque ao japonês em busca de sua 9ª vitória na categoria, mas Iwasa fez boas defesas e, assim, o piloto de desenvolvimento da Aston Martin na Fórmula 1 recebeu a bandeirada em segundo, 8 décimos de segundo atrás do vencedor.
Desta forma, Felipe Drugovich fechou a temporada com a maior diferença estabelecida por um campeão em relação ao segundo colocado na história da Fórmula 2, exatos 101 pontos. E, mais do que isso, foi peça essencial para que a MP Motorsport se tornasse campeã entre as equipes pela primeira vez, marcando 87% dos pontos conquistados pelo time.
“Foi um ótimo final de semana, com dois pódios. Logicamente eu queria ter vencido a Feature Race, mas eu não podia arriscar tudo o que eu queria, já que um dos principais objetivos era que a MP fosse campeã entre as equipes e a Carlin estava muito forte, com seus dois pilotos na zona de pontuação”, relembra Felipe. “O ritmo era fortíssimo, talvez o melhor de toda a temporada. Estou muito feliz por termos fechado o ano com ‘chave de ouro’ com o título de equipes e também pela sexta-feira, quando participei do primeiro treino na Fórmula 1 com a Aston Martin”, completou o brasileiro, maior vencedor da história da Fórmula 2 ao lado de Nick De Vries e Artem Markelov, cada um com oito vitórias.
Fórmula 1 – Depois de participar de seu primeiro treino oficial na Fórmula 1 com o carro de Lance Stroll na última sexta-feira, Felipe Drugovich (XP Investimentos | Porto Seguro) volta a assumir o carro da Aston Martin para novos testes nesta terça (22), também no Circuito de Yas Marina.
“Vão participar os dois carros de cada equipe, um para testes dos pneus Pirelli para a próxima temporada e outro para os jovens pilotos, que também vão testar os novos pneus”, explica o piloto de Maringá (PR). “Será muito muito legal, pois vou ter mais um bom tempo de pista para entender mais o carro”, finalizou.