O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu, nesta quinta-feira (19), a situação de emergência em mais 13 cidades brasileiras afetadas por desastre naturais. Os reconhecimentos foram publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Cinco delas foram atingidos pela estiagem: Piripá, na Bahia; Jupi e Calçado, em Pernambuco, e São Miguel do Iguaçu e Campo Largo, no Paraná. Já o município de Carira, em Sergipe, foi afetado pela seca, que é uma ausência de chuvas mais intensa do que a estiagem.

Já as cidades de Porto de Moz e Almeirim, no Pará, e Leopoldina, em Minas Gerais, foram atingidas por chuvas intensas, enquanto Pilão Arcado, na Bahia, registrou inundações.

Já em Santa Catarina, houve queda de granizo na cidade de Urupema, vendavais em Campos Novos e enxurradas em Romelândia.

Em todo o País, estados e municípios afetados por desastres podem solicitar apoio financeiro ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para ações de defesa civil. O ministro Daniel Ferreira explica como podem ser usados os recursos.

Fonte: Brasil 61