NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 03/12 09:42
Embrapa lança primeira cultivar de arroz vermelho criada no Brasil
Voltada para a alta gastronomia e pratos regionais, a nova variedade é indicada para cultivo nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba

A Embrapa acaba de disponibilizar ao mercado a cultivar de arroz vermelho BRS 901, a primeira obtida a partir de cruzamento artificial no país. A nova variedade é indicada para cultivo nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. Trata-se de uma opção para atender a nichos de mercado, podendo compor pratos típicos da região Nordeste e receitas da alta gastronomia.

A produção de arroz vermelho no Brasil concentra-se nos estados da Paraíba, maior produtor, e Rio Grande do Norte, mas ele é encontrado como cultura de subsistência no Ceará, Pernambuco, Minas Gerais e Espírito Santo, onde ainda é cultivado utilizando-se técnicas tradicionais. A produção desse arroz no país, em anos de safras normais (sem escassez de chuvas), é de cerca de dez mil toneladas, um terço do que era produzido há 50 anos.

O arroz vermelho tem também despertado o interesse de produtores do Sul e Sudeste, que utilizam alto padrão tecnológico em suas lavouras, e também de uma parcela de consumidores dos centros urbanos que buscam novas opções gastronômicas. As cultivares utilizadas nas lavouras de hoje foram selecionadas ao longo do tempo pelos próprios produtores e apresentam porte alto, folhas longas e são decumbentes (inclinadas). As plantas também mostram baixo potencial produtivo, alta suscetibilidade ao acamamento e baixo rendimento de grãos inteiros.

O desenvolvimento da nova cultivar visou à redução da altura da planta e ao aumento da produtividade de grãos e do porcentual de grãos inteiros após o beneficiamento. O trabalho de pesquisa começou com a caracterização e o estabelecimento de uma coleção de acessos com potencial para melhoramento genético. Esses cruzamentos artificiais, realizados no âmbito do programa de melhoramento genético de arroz da Embrapa, possibilitaram a geração de dezenas de linhagens de arroz vermelho com características agronômicas, industriais e culinárias de interesse para o programa. 

Foram oito anos de trabalho, desde a realização dos cruzamentos até a seleção e posterior registro da linhagem MNA 0901 no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que resultou na denominação da cultivar de BRS 901.

MURAL

  • DE: Mariciele

    Vedalvino. estamos bem so com muito saudades ti amo muito bjsss

    DE: Airon vedalvino

    Pai VEDALVINO TI AMO SAUDADES

  • DE: Vedalvino filho

    Pai vedalvino ti amo .

    DE: Ketlin

    Bom dia PAI VALZINHO ti amamos e estou com saudades DO SENHOR.

  • DE: Mariciele

    Quero falar pro meu marido VALZINHO q amo muitooo e q estamos bem so com muita saudades!!!!

    DE: Giovanna

    Para rosa Fernandes

  • DE: MARCELO ANHOLETO

    PRA MINHA EX ESPOSA KETHELIM QUE POR TD QUE ACONTECEU EU AINDO AMO ELA

    DE: werica Cristina

    manda um bjo pra minha família daqui de tangara e de Umuarama Juliano e sua cunhada Gisele e pro seu tio Pedro de tangara

  • DE: Raphael

    Manda um salve para o dim de porto camargo

    DE: Francisco0 Llovet

    Bom dia/ Aló pra todos. Eu moro em PR mais gosta muito Ilah FM!!!

  • DE: Vinicius Berto

    Manda um alô para o Júlio, Fran, Diego e Juliano.

    DE: welington de lima souza

    bom dia tamos ligados na agropecuária.toda equipe ;

  • DE: welington de lima souza

    bom dia todos ligados na agropecuária ilha fm

    DE: Mauri Corrêa

    Bom dia estamos curtindo a ilha no distrito de serra dos dourados rural...

  • DE: Túlio Bener

    Boa tarde rádio Ilha FM, quero mandar a música Last Night da Ricki Lee para meus parentes de Saltinho D'oeste e Perobal, que Deus abençoe a todos!

    DE: Túlio Bener

    Boa tarde rádio Ilha FM, quero mandar a música Last Night da Ricki Lee para meus parentes de Saltinho D'oeste e Perobal, que Deus abençoe a todos! ?

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW