NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 03/12 15:54
Nasa chega ao asteroide Bennu em busca da maior amostra já retirada de um objeto espacial do tipo
Esta será a primeira vez que a agência irá recolher amostras de um asteroide e trazer para a Terra. A previsão é que o material volte para a análise em 2023.

A sonda Osiris-Rex, da agência espacial americana (Nasa), chegou com sucesso ao asteroide Bennu na tarde desta segunda-feira (3), após dois anos de missão. Esse é o início da coleta de amostras da superfície, que será feita até 2020 com a ajuda dos equipamentos enviados pelos astrônomos. O material deverá chegar à Terra em 2023, quando os cientistas analisarão a composição e o comportamento do objeto espacial. 

Em agosto deste ano, a Osiris-Rex se aproximou do Bennu e fez as primeiras imagens. Ela foi lançada em setembro de 2016 e, desde então, está viajando até o asteroide – foram 2 bilhões de km. A sonda observará a superfície até 2020 com a ajuda de cinco instrumentos e escolherá um bom local para colher as amostras. Poucos minutos antes das 15h desta segunda-feira (horário de Brasília), a Nasa iniciou uma transmissão ao vivo para mostrar a chegada da missão ao asteroide. Às 15h08, a equipe anunciou: nós chegamos e comemoraram o feito.

O antigo asteroide é conhecido pelos cientistas desde 1999. Ele foi escolhido como objeto de pesquisa por diferentes motivos, mas, o mais instigante deles, é a pequena chance de se chocar com a Terra no próximo século. Há uma possibilidade – 1 chance em 2,7 mil, de acordo com a Nasa – de o Bennu atingir a Terra em 2135. O nome escolhido, inclusive, é uma homenagem a uma ave mitológica egípcia que tem parte do seu significado ligado à morte.

Para monitorar e chegar a conclusões mais precisas sobre a possível colisão, a Nasa criou a missão. O Bennu viaja ao redor do Sol a uma velocidade de 101.389 km/h e pode ser observado a cada seis anos a partir da Terra. Ele foi escolhido entre os cerca de 500 mil asteroides do Sistema Solar, tem o tamanho adequado para o estudo científico e é um dos asteroides mais antigos conhecidos pelos astrônomos. Bennu também é rico em carbono, o tipo de corpo cósmico que forneceu à Terra materiais que propiciaram a vida há bilhões de anos.

MURAL

  • DE: Roseli

    alô pra todos os Gaúchos que curtem a Ilha FM um abraço pra dupla Roger e Gustavo

    DE: SIRLENE

    Boa noite ah todos . Da rádio um recado pra meu marido darlei que eu estou bem e amo muito bjos meu amor

  • DE: ildo fockink

    bom dia. um abraco a todos na escuta em especial a vcs da ilha

    DE: SIRLENE

    Boa noite pra ah todos meu marido Darlei estou bém estou com muitas saudades ti amo muito você e minha vida beijos um grande abraço

  • DE: ANDRE

    ESTOU LIGADINHO NA ILHA FM

    DE: Alessandra

    Boa noite povo

  • DE: Márcio picoli

    Estamos aqui na fazend são José

    DE: Marcio picoli

    Manda alo aí pra nois

  • DE: Viviane

    Adoro vcs a melhor radio do Brasil um por favor mnd um beijo pro meu filho Kevin pra kevilin pra kemili e meu marido César beijos

    DE: Sirlene

    Olá pra vocês da rádio . pra meu marido darlei amor estou bem estou com muita saudades ti amo muito amor abraços

  • DE: Clarice Felipe Marques Casagrande

    Manda um alô pra nois Aki sempre ligadinha na ilha fm

    DE: Lucas

    Olá, sou de SC Blumenau, vou deixar um abraço para meus familiares de Umuarama. E para minha esposa Rosângela que está passeando em Umuarama.

  • DE: CARLOS FERNANDO DE OLIVEIRA

    Boa tarde a todos ! Uberaba na escuta .

    DE: dione olazar

    bom domingo a todos.. direto aqi do assentamento st Antonio com tania mara e dona Célia fazendo frango caipira.. abraço a tds do porto figueira

  • DE: Matheus

    Manda um abraço pro povo da marcinaria pro Bruno , fiote, chiru, Junio e um abraço pra vcs aí

    DE: Thamires

    Naviraí Também ouve a Ilha Fm..

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW