NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 11/04 08:24
Justiça no Campo faz mais de dez mil atendimentos e 180 casamentos
Equipes do programa de responsabilidade social do TJPR, com vários apoiadores, entre eles a Unipar, trabalharam intensamente no final de semana passada

O balanço do 1º Justiça no Campo realizado em Umuarama, no final de semana, foi bastante positivo. O programa do Tribunal de Justiça do Paraná, ligado ao Justiça no Bairro e desenvolvido em parceria com o Sesc Cidadão, fez mais de dez mil atendimentos, em cerca de 400 audiências, 300 perícias e emissão de 1.544 carteiras de identidade.

A Prefeitura de Umuarama e a Universidade Paranaense – Unipar também foram grandes parceiras na realização da ação. Durante toda a semana passada, as equipes do TJ atuaram na região, prestando atendimento. Na sexta, 5, e no sábado, 6, os trabalhos se concentraram em Umuarama. A Unipar cedeu salas de aula, ginásio de esportes e o salão de eventos para a grande ação. E colaborou nos atendimentos, via Sajug (Serviço de Assistência Judiciária Gratuita), projeto de extensão universitária do curso de Direito.

Mais de 30 acadêmicos e professores formaram a equipe que auxiliou os técnicos do TJPR nos serviços. Para o coordenador do Sajug, professor Irajá Nogueira, a participação dos alunos foi brilhante: “Costumo dizer que, participação como essa, pode-se considerar uma ‘aula viva’, pois o nível de aprendizado é muito alto”.

É que, por horas, o aluno acompanha todos os trâmites do processo, desde a petição até a solução, colocando-o em contato direto com clientes, promotores, juízes, ou seja, com a prática do Direito. “Participar do Justiça no Bairro só engrandece o nosso projeto: um apoia o outro na missão da responsabilidade social”, destaca o coordenador, informando que o Sajug/Unipar participa do JB há dez anos.

Na retaguarda também estavam acadêmicos de Educação Física da Unipar, ajudando na organização. E a equipe de Comunicação Social da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação da Unipar.

Somando os que participaram atuando pelo Sesc, pelas prefeituras da Amerios e voluntários [entre eles, médicos], cerca de 200 profissionais empenharam-se para o êxito da ação. A desembargadora Joeci Camargo acompanhou tudo o que foi feito para atender demandas reprimidas e garantir às pessoas em situação de vulnerabilidade o acesso à justiça.

Houve conciliação por meio de audiências prévias em várias áreas do direito, possibilitando a resolução e expedição imediata dos documentos. Curatela, divórcio, pensão alimentícia, guarda, reconhecimento e/ou dissolução de união estável e registros públicos são exemplos de serviços executados.

O prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, e o reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, prestigiaram o evento.

Casamento

Casais de várias cidades da região aproveitaram para oficializar a união no ‘casamento coletivo’, realizado pelo Justiça no Bairro, no sábado à tarde. Lá estavam jovens, adultos, idosos, somando 180 noivos e aproximadamente 800 convidados; todos capricharam no visual para brilhar nesse dia emocionante. A cerimônia foi conduzida pela desembargadora Joeci Camargo. O salão de eventos do Câmpus III da Unipar, palco da troca das alianças, recebeu decoração especial para valorizar o momento. O reitor Carlos Eduardo Garcia, o deputado estadual Delegado Fernando e outras autoridades prestigiaram.

Unipar presente!                          
Além de acadêmicos e professores dos cursos de Direito e de Educação Física [escalados para auxiliar as equipes do TJ], também marcaram presença equipes dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Educação Física, Estética e Cosmética, Medicina Veterinária e Odontologia; instaladas em frente ao ginásio de esportes, essas prestaram serviços educativos às pessoas que foram em busca de atendimento no Justiça no Campo/Justiça no Bairro.

A turma de Enfermagem ensinou sobre higienização correta das mãos e prevenção do câncer de mama; a de Farmácia, sobre uso correto de medicamento e confecção de aromatizantes de ambiente; a de Nutrição orientou sobre reaproveitamento integral dos alimentos e Educação Física fez teste de avaliação física, teste de força e avaliação de IMC, alertando sobre a importância da atividade física para a manutenção da saúde.

A de Medicina Veterinária também colaborou, distribuindo cartilhas com informações sobre zoonoses; a de Odontologia focou saúde bucal, realizando exames de prevenção de câncer; e a de Estética e Cosmética se encarregou da produção das noivas [cabelo e maquiagem]. Entre professores e alunos, cerca de 150 formaram o time da Unipar no Justiça no Campo, comandado pela chefe do DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária), da Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação, professora Terezinha Aguiar.

Créditos: Assessoria de Imprensa Unipar

MURAL

  • DE: Roseli

    alô pra todos os Gaúchos que curtem a Ilha FM um abraço pra dupla Roger e Gustavo

    DE: SIRLENE

    Boa noite ah todos . Da rádio um recado pra meu marido darlei que eu estou bem e amo muito bjos meu amor

  • DE: ildo fockink

    bom dia. um abraco a todos na escuta em especial a vcs da ilha

    DE: SIRLENE

    Boa noite pra ah todos meu marido Darlei estou bém estou com muitas saudades ti amo muito você e minha vida beijos um grande abraço

  • DE: ANDRE

    ESTOU LIGADINHO NA ILHA FM

    DE: Alessandra

    Boa noite povo

  • DE: Márcio picoli

    Estamos aqui na fazend são José

    DE: Marcio picoli

    Manda alo aí pra nois

  • DE: Viviane

    Adoro vcs a melhor radio do Brasil um por favor mnd um beijo pro meu filho Kevin pra kevilin pra kemili e meu marido César beijos

    DE: Sirlene

    Olá pra vocês da rádio . pra meu marido darlei amor estou bem estou com muita saudades ti amo muito amor abraços

  • DE: Clarice Felipe Marques Casagrande

    Manda um alô pra nois Aki sempre ligadinha na ilha fm

    DE: Lucas

    Olá, sou de SC Blumenau, vou deixar um abraço para meus familiares de Umuarama. E para minha esposa Rosângela que está passeando em Umuarama.

  • DE: CARLOS FERNANDO DE OLIVEIRA

    Boa tarde a todos ! Uberaba na escuta .

    DE: dione olazar

    bom domingo a todos.. direto aqi do assentamento st Antonio com tania mara e dona Célia fazendo frango caipira.. abraço a tds do porto figueira

  • DE: Matheus

    Manda um abraço pro povo da marcinaria pro Bruno , fiote, chiru, Junio e um abraço pra vcs aí

    DE: Thamires

    Naviraí Também ouve a Ilha Fm..

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW