NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 17/04 14:25
Resultado da primeira edição da Prova Paraná mostra problemas no ensino de matemática
Menos de um terço dos alunos do ensino médio acertaram questões da prova que envolviam cálculos.

O balanço da primeira edição da Prova Paraná mostrou que os estudantes da rede pública de ensino paranaense estão com problemas para resolver questões de matemática. O levantamento revela que os alunos do ensino médio não conseguiram acertar um terço da prova.

O resultado foi divulgado pela Secretaria de Educação do Estado Paraná (Seed) nesta quarta-feira (17). O levantamento mostra que o pior resultado foi entre alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de acerto de 28,5% das questões. Apenas os alunos do quinto ano do ensino fundamental acertaram mais da metade do exame.

Mais de 533 mil alunos de escolas municipais e estaduais participaram do teste realizado em março deste ano. Cinco mil escolas aplicaram a prova com 40 questões, sendo 20 de matemática e 20 de língua portuguesa.

Conforme o balanço, entre os estudantes do primeiro ano do ensino médio, onde se concentram os piores resultados, 10,7% acertaram questões que envolviam porcentagem. Menos de 15% souberam resolver equações do 1º grau.

Os alunos tiveram melhor desempenho em problemas que envolviam interpretação de tabelas e gráficos. Entre os estudantes do nono ano do ensino fundamental, a média de acertos neste quesito superou 90%.

Segundo o superintendente da Seed, Raph Alves, com a identificação das dificuldades de cada aluno, a secretaria poderá organizar um currículo de ensino que priorize conteúdos essenciais que não estão sendo compreendidos pelos alunos.

Língua portuguesa

A prova de língua portuguesa teve melhor resultado entre os estudantes da rede pública. A média de acertos ultrapassou 60% em todos os anos escolares. O pior desempenho foi registrado novamente entre os alunos do primeiro ano do ensino médio, com média de 61,35%.

Entre as questões de português, os estudantes tiveram maior dificuldade em encontrar a tese ou o tema de um texto. Por outro lado, questões de interpretação que envolviam auxílio gráfico apresentaram melhores resultados.

Com os resultados, a Seed busca entender como o conteúdo está chegando aos alunos. Além disso, a secretaria informou que professores que tiveram bons resultados vão compartilhar em grupo, com o órgão estadual, as estratégias que utilizaram para ensinar os estudantes.

A partir daí, conforme a secretaria, ações em rede poderão ser elaboradas, como a produção de material de apoio e formação de professores.

Prova Paraná

A Prova Paraná foi criada pela Seed com o objetivo de identificar as principais dificuldades de ensino dos alunos. As provas serão aplicadas três vezes ao ano. Os alunos possuem duas horas para responder o questionário.

Participam da Prova Paraná estudantes do sexto e nono ano do ensino fundamental e do primeiro e terceiro ano do ensino médio da rede estadual e pública de ensino.

Alunos de 397 municípios do quinto ano do ensino fundamental de escolas municipais também fizeram a prova. Apenas as redes municipais de Curitiba e São José dos Pinhais não participaram da primeira edição.

Fonte: g1.globo.com

MURAL

  • DE: Clarice Casagrande

    Olá manda um alô e a música sinônimos com Zé Ramalho..... sempre ligadinhos aí na ilha FM abração

    DE: Túlio Bener

    Boa noite Rádio Ilha FM gostaria de mandar a música Paz Interior (part. Gustavo Mioto) - Fiduma e Jeca para meus parentes e amigos de Saltinho D'Oeste e Perobal

  • DE: Caroline Marques

    Um grande beijo para mamae Genilza, que mora em Altonia, muitas saudades! Ofereço a musica Relicário-Cassia Eller. Obrigada Ilha FM!!!

    DE: Marcos

    Olá gostaria de deixar um abraço pra nossa grande amiga Dr.Rose

  • DE: Letícia

    Toca a música cem mil Gustavo Lima ofereço para o Romildo nicoletti

    DE: Túlio Bener

    Olá rádio Ilha FM gostaria de saber sobre os prêmios da rádio, e quero mandar lembranças pra todos de Saltinho do Oeste Deus abençoe ??

  • DE: Max

    Boa tarde a todos....

    DE: Carlos bruno

    Cida lima Sempre te amei te amarei eternamente até o dia que deixarei de existir , levarei vc junto comigo , bjos carinhozos

  • DE: Roseli

    Meu abraço pra dupla Roger e Gustavo lá do Rio Grande do sul. Rádio Ilha Toca Quem Diria pra nós

    DE: Joseane Amalia Dalpasquale

    Quero um amigo

  • DE: Naruto

    Um abraço a todos da costura de cruzeiro do Oeste Júlio , bola , veio dorfo, grilo, fofao, Galdino, bicudo, carreirinha

    DE: Araújo

    Manda um alô, pra todos os amigos e familiares de Naviraí e Iguatemí -MS, e de Cláudia - MT... Toca a música do Roberto Carlos, DETALHES

  • DE: Adriano José de Andrade

    Toca Vo pega voce e Tam tam tam

    DE: didi

    Manda um bom dia pra todos q estao ligado na ilha fm. Manda um alo pro virgilio vugo(beudo)

  • DE: Roseli

    alô pra todos os Gaúchos que curtem a Ilha FM um abraço pra dupla Roger e Gustavo

    DE: SIRLENE

    Boa noite ah todos . Da rádio um recado pra meu marido darlei que eu estou bem e amo muito bjos meu amor

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW