NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 18/04 14:26
EUA esperam conquistar 80% da cota livre de tarifa para importação de trigo do Brasil
Governo Bolsonaro anunciou que país poderá importar até 750 mil toneladas do grão sem taxas extras. Brasil compra de fora metade do trigo que consome e Argentina é maior fornecedor.

A US Wheat Associates, grupo que representa a indústria de trigo dos Estados Unidos, busca ficar com 80% da cota de importação de trigo livre de tarifa de 750 mil toneladas que será adotada pelo Brasil, disse Vince Peterson, presidente do grupo.

Peterson lidera uma delegação de produtores e comerciantes de trigo dos EUA que visitam moinhos brasileiros de trigo e processadores de alimentos esta semana, para avaliar o potencial de vendas para os próximos meses, quando a cota livre de tarifas para compras de fora do Mercosul for implementada.

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, anunciou a cota livre de tarifas durante sua visita a Washington no mês passado. Ela também se aplica a outros fornecedores, como a Rússia.

Importação brasileira

Atualmente, qualquer venda de trigo dos EUA para o Brasil, um dos maiores importadores mundiais do cereal, está sujeita a uma tarifa de importação de 10%, enquanto as vendas argentinas entram sem impostos, uma vez que o país integra o Mercosul.

Isso faz a diferença. Dez por cento em uma commodity de US$ 250 por tonelada é um diferencial bastante significativo para os compradores, disse Peterson à Reuters, na quarta-feira (17).

Os Estados Unidos são fornecedores de trigo ao Brasil de longa data. Costumavam vender quantidades muito grandes nos anos 60 e 70.

Naquela época, lembrou Peterson, o país sul-americano comprava tanto trigo duro (HRW, vermelho duro de inverno) que o produto era conhecido no mercado como Brazil spec.

Com a crescente produção da Argentina, associada à vantagem do Mercosul, o país vizinho ficou com o maior mercado.

Atualmente, os EUA fornecem cerca de 300 mil a 400 mil toneladas em um ano normal. Isso pode aumentar muito se a safra brasileira ou argentina tiver problemas.

O Brasil importa cerca de 6 milhões de toneladas de trigo por ano, aproximadamente metade do seu consumo. Apesar de ser uma potência agrícola, o país carece de áreas suficientes com o clima temperado ideal para o cultivo de trigo.

Competição com a Rússia

Peterson espera competição por essa cota livre de tarifas, particularmente da Rússia, que expandiu sua presença no mercado global de trigo nos últimos anos com o aumento da produção e os preços relativamente baixos.

Ele acha que o produto dos EUA, no entanto, tem vantagens tanto em logística quanto em qualidade.

Os moinhos brasileiros estão acostumados com o nosso produto, sabem muito bem como trabalhar com suas especificações, afirmou.

O Ministério da Economia do Brasil está finalizando a regulamentação sobre a cota. A Abitrigo, uma associação local de moinhos de trigo, espera que ela possa ser implementada em breve, para que os processadores brasileiros possam ter mais opções no mercado.

Fonte: g1.globo.com

MURAL

  • DE: Jonas souza

    Gotaria de manda um alô para minha mulher maria rosa sou fan da ilha

    DE: Augusto

    Olá. Sou do MS e estava olhando o mural da Ilha FM. Gostaria de mandar um alô para minha esposa Alessandra e filha Vanessa que estão em Umuarama

  • DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que amo muito ele adorei VELHO ontem ti amo vida

    DE: Milena

    Olá boa noite quero ouvir uma música brega

  • DE: Everton

    Manda uma alô pra nois aqui da loja estofados elegante.estamos indo pra Umuarama escutando a ilha Everton e carlinhos

    DE: Mariciele

    Boa tarde quero mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem graças a Deus e amo muito você.

  • DE: Laerte

    estou sozinho gostaria de uma mulher para conversar . ( e quem sabe no futuro um algo a mais ) bjs as todas as mulheres

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem graças a Deus, ti amoooooo

  • DE: Paulo Sérgio

    Manda um alô a o pessoal do Assentamento Santo Antônio

    DE: João

    Olá. Gostaria de mandar um beijo para minha esposa Luana. E dizer que à amo muito

  • DE: Mariciele

    Bom dia. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que amo muito ele morrendo de saudades. Bjusss te amo

    DE: Sérgio Giroto

    Bom dia! Um bom especial para a família Girotto que está no Porto Camargo e um bom dia para o Luiz Girotto que está ouvindo a ilha em Umuarama

  • DE: Mariciele

    Bom dia. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer feliz natal de nois filhos e mamãe que amo muito você. A nossa visita foi ca

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços e dizer que estamos bem pra meu marido Valzinho.

  • DE: sergio chaves

    mando um abraco para todos meus parentea de terra roxa e tanbem para o ze borraxeiro logo vou estar por ai e para todos da ilha

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem só com saudades.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW