NOTÍCIAS

Segunda-FEIRA, 21/10 09:49
Auditorias avaliam ações de 3 municípios para ampliar oferta de vagas em creches
Nesta semana, analistas do Tribunal visitam Cantagalo, Diamante do Sul e Pinhais, para conferir se gestores estão cumprindo meta de atender, até 2024, 50% das crianças até 3 anos

Ao longo desta semana, analistas de controle do Tribunal de Contas realizam auditorias para avaliar que ações estão sendo tomadas por três municípios paranaenses para ampliar a oferta de vagas em creches e, assim, cumprir a meta de atender pelo menos 50% das crianças de até três anos de idade antes do fim da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2024.
Iniciado nesta segunda (21), o trabalho, que integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2019 do TCE-PR, será concluído na próxima sexta-feira (25 de outubro), em Cantagalo (região Central), Diamante do Sul (Oeste) e Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). As auditorias são executadas por duas equipes, cada uma composta por dois servidores.
Os analistas do TCE-PR estão visitando as sedes das secretarias municipais de Educação e as unidades de educação infantil dessas cidades para entrevistar os responsáveis e avaliar os espaços físicos disponíveis para atender as crianças. As auditorias conferem ainda outros indicadores de qualidade, como a oferta de merenda escolar e a existência de controle da demanda manifesta por vagas em creches.
 
PAF 2019
Ao longo deste ano, o TCE-PR está realizando auditorias in loco em aproximadamente 100 municípios paranaenses – distintos dos 303 visitados por servidores do órgão de controle entre 2016 e 2018. Assim, em quatro anos, todos os 399 municípios do Estado terão sido auditados presencialmente ao menos uma vez pelo Tribunal, aproximando a corte de contas do cidadão, financiador e usuário dos serviços públicos fiscalizados.
Além da educação básica, estão sendo auditadas no PAF 2019 as áreas da saúde, gestão de resíduos sólidos, transporte coletivo urbano, habitação, obras paralisadas, serviços de pavimentação urbana, controles internos municipais e receita pública. Também estão sendo validadas as informações prestadas nos questionários do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM).
Está prevista, ainda, a realização de inspeções determinadas em acórdãos proferidos pelos órgãos colegiados da corte; de auditorias em contratos de financiamento externo firmados entre entes públicos paranaenses e instituições internacionais; e de outras fiscalizações determinadas pela Presidência do TCE-PR.
As auditorias do PAF são executadas por equipes profissionais multidisciplinares e seguem, a partir deste ano, uma nova metodologia de planejamento dos trabalhos, que busca identificar, por meio de critérios técnicos, as áreas da administração pública prioritárias para a fiscalização. Esse planejamento tático está alinhado ao Plano Estratégico do TCE-PR.
 
Edições anteriores
Todos os achados e as recomendações feitas pelo Tribunal a partir das auditorias presenciais realizadas nas edições de 2016 a 2018 do PAF estão disponíveis para consulta em um mapa interativo, publicado no portal do Tribunal na internet. O objetivo do material é facilitar a consulta e a compreensão de informações técnicas e estimular o cidadão a exercer o controle social do gasto e das políticas públicas executadas no seu município.
 
 


 
Fonte: Tribunal de Contas do Estado do Paraná
Diretoria de Comunicação Social

MURAL

  • DE: Marcio

    Estou aprocuro de relacionamento serio

    DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima. Amor está doendo minha cabeça muito. Vem embora logo. Te amo amor

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama com seus pais. ?Amor te amo, vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Beijo

    DE: Clsudia

    Obrigado pela atenção de vcs

  • DE: Claudia

    Ja mandei dois sobre o grupo de amizades virtuais cm meu numero de telefone Nao pode esse tipo de recado?

    DE: Claudia

    Pq meu recado nao aparece?

  • DE: Felipe

    Bom Dia, gostaria de pedir uma música Gilberto e Gilmar, assino com . oferecer para minha esposa Mayara, nossa filha Manuela e pra toda família!!!

    DE: PEDRO PEREIRA

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO CURTINDO A ILHA ESPECIAL P/MINHA IRMAN DIVINA E FAMILHA

  • DE: Pedro Pereira

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO OUVINDO A ILHA ESPECIALMENTE P/MINHA IRMAN DIVINA

    DE: PEDRO PEREIRA

    A MUSICA E FEITICEIRA DE CARLOS ALEXADRE E OFERESO A TODOS QUE CURTI OS ANO 80 EESPECIAL A MINHA IRMAO DIVINA

  • DE: pedro pereiras

    um abraso a todos de umuarama especia para a minha irmao Divina e sobrinha

    DE: Fernando

    Toledo - Oeste do Paraná...Capital do agronegócio ligados na Ilha FM!

  • DE: Flavio

    Um grande abraço a todos... Oeste do Paraná ligados na Ilha FM!

    DE: Robson Aleixo da Silva

    um forte abraço para meus pais José e Marinete da fazenda Iracema e minha irmã Vilma virlene Vilmara e meu irmão Kleber e a vcs da ilha abraço

  • DE: Matheus Fockink

    manda uma do joao m e Marciano Para minha familia e todos da Ilha a melhor do Brasil.

    DE: MATHEUS FOCKINK

    abraco a todos da ilha a melhor do brasil e aos meus familiares

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
ILHA FM 107,1
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW