NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 20/02 15:43
Sicredi seleciona seis dicas para planejar a vida financeira depois do Carnaval
Para muita gente, o ano só começa depois da folia e é possível seguir em 2020 sem aperto no orçamento observando algumas orientações da especialista em finanças da Cooperativa

Muitos brasileiros têm a sensação de que o ano só começa depois do Carnaval. Passada a folia e os gastos tradicionais com IPTU, IPVA, material escolar e férias de verão, vem a preocupação com o planejamento financeiro para o ano que parece, finalmente, começar. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), guardar dinheiro é a principal meta financeira dos brasileiros em 2020 (49%). Ainda segundo o levantamento, 30% dos entrevistados têm como meta fazer uma viagem e 27% pretendem quitar dívidas e “sair do vermelho”. 

A gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi PR/SP/RJ, Adriana Zandoná França, explica que para a realização das metas é importante organizar o orçamento. “Existem várias opções de investimentos para diferentes perfis. O mais importante é colocar em prática o planejamento financeiro e lembrar que nunca é tarde para começar”, comenta. 

E se o ano só começa mesmo depois do carnaval, confira seis dicas para planejar a vida financeira em 2020: 

 

1- Descubra quanto ganha e quanto gasta 

O primeiro passo para uma vida financeira mais saudável é descobrir o valor total da renda e identificar os gastos. As informações podem ser colocadas em uma planilha simples. “Com esses dados é possível identificar e cortar o supérfluo e ainda estimar e se preparar para gastos mais sazonais como datas comemorativas, aniversários, pagamento de impostos. Ao elaborar o orçamento, também é importante levar em consideração imprevistos que podem ocorrer ao longo do ano”, explica Adriana. 

2- Economize primeiro e só depois gaste 

Seis em cada 10 brasileiros compram por impulso. A informação, divulgada em 2018, por uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aponta que uma parte considerável dos gastos é feita com compras desnecessárias. “É importante refletir sobre a necessidade de cada compra separando um valor para os objetivos que podem ser de curto, médio ou longo prazo. As compras, especialmente de menor valor, devem ser feitas à vista evitando parcelamento para aquisição de produtos supérfluos”, analisa a especialista. 

3- Invista no hábito de poupar

Para conseguir realizar compras à vista, é preciso economizar e a poupança é uma aliada. Vale separar um valor mensal fixo, como 10% da renda, para reserva financeira. O poupador se beneficia com os juros compostos, juros sobre juros e, ao utilizar o dinheiro para uma aquisição, consegue melhores condições com o pagamento à vista. “Quem tem menos disciplina ou ainda não adquiriu o hábito de guardar recursos pode fazer uso de serviços como a Poupança Programada. Nesse caso, é feita uma reserva automática em data específica, normalmente no recebimento do salário, garantindo a reserva de dinheiro”, explica Adriana. 

4- Oferta: pense duas vezes

Fuja da tentação das ofertas. Ao se deparar com uma promoção, é importante refletir sobre as reais vantagens do valor apresentado e a necessidade do produto. Muitas vezes as ofertas resultam em compras por impulso e gastos desnecessários. 

5- Procure investimentos adequados ao seu perfil 

É possível escolher diferentes opções de investimentos com produtos que atendem os perfis mais arrojados e os mais conservadores, que buscam menor rentabilidade e maior segurança. “Os fundos de renda fixa são sugeridos ao poupador mais conservador. No Sicredi, por exemplo, temos opções de investimentos em fundos de renda fixa e opçõs para perfis moderados e/ou arrojados, como o Fundo Inflação e os Fundos Multimercados, além de opções que podem apresentar maior rentabilidade ao longo prazo, como o Fundo Ibovespa. A grande vantagem de se associar e investir em uma instituição financeira cooperativa é que, além de receber uma orientação financeira para seus investimentos, o associado participa dos resultados da cooperativa gerados no final de cada ano”, afirma a gerente. 

6- Educação financeira nunca é demais

É importante investir no conhecimento para buscar as melhores maneiras para administrar e investir o dinheiro. Vale procurar publicações que são referência sobre o tema e promover conceitos de educação financeira desde a infância. “O Sicredi desenvolve, desde 2018, uma parceria com o Mauricio de Sousa Produções na elaboração de gibis e desenhos animados da Turma da Mônica sobre planejamento do orçamento e controle dos gastos. Todo o material possui uma linguagem voltada para as crianças. Os desenhos podem ser visualizados na nossa página no youtube e os gibis estão disponíveis em nossas agências, em todo o Brasil. Quanto antes falarmos sobre dinheiro, mais cedo aprendemos conceitos como consumo consciente e a importância de economizar”, finaliza Adriana. 

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 22 estados* e no Distrito Federal, com mais de 1.800 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.Fonte: Assessoria de Imprensa SICREDI

MURAL

  • DE: Marcio

    Estou aprocuro de relacionamento serio

    DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima. Amor está doendo minha cabeça muito. Vem embora logo. Te amo amor

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama com seus pais. ?Amor te amo, vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Beijo

    DE: Clsudia

    Obrigado pela atenção de vcs

  • DE: Claudia

    Ja mandei dois sobre o grupo de amizades virtuais cm meu numero de telefone Nao pode esse tipo de recado?

    DE: Claudia

    Pq meu recado nao aparece?

  • DE: Felipe

    Bom Dia, gostaria de pedir uma música Gilberto e Gilmar, assino com . oferecer para minha esposa Mayara, nossa filha Manuela e pra toda família!!!

    DE: PEDRO PEREIRA

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO CURTINDO A ILHA ESPECIAL P/MINHA IRMAN DIVINA E FAMILHA

  • DE: Pedro Pereira

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO OUVINDO A ILHA ESPECIALMENTE P/MINHA IRMAN DIVINA

    DE: PEDRO PEREIRA

    A MUSICA E FEITICEIRA DE CARLOS ALEXADRE E OFERESO A TODOS QUE CURTI OS ANO 80 EESPECIAL A MINHA IRMAO DIVINA

  • DE: pedro pereiras

    um abraso a todos de umuarama especia para a minha irmao Divina e sobrinha

    DE: Fernando

    Toledo - Oeste do Paraná...Capital do agronegócio ligados na Ilha FM!

  • DE: Flavio

    Um grande abraço a todos... Oeste do Paraná ligados na Ilha FM!

    DE: Robson Aleixo da Silva

    um forte abraço para meus pais José e Marinete da fazenda Iracema e minha irmã Vilma virlene Vilmara e meu irmão Kleber e a vcs da ilha abraço

  • DE: Matheus Fockink

    manda uma do joao m e Marciano Para minha familia e todos da Ilha a melhor do Brasil.

    DE: MATHEUS FOCKINK

    abraco a todos da ilha a melhor do brasil e aos meus familiares

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW