NOTÍCIAS

Sexta-FEIRA, 20/03 14:44
Cisa-Amerios cancela consultas, cirurgias e procedimentos eletivos por tempo indeterminado

Em reunião com secretários de saúde de todos os 19 municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saúde – Cisa-Amerios 12RS, no início da tarde de quinta-feira (19) ficou decidido o cancelamento de todas as consultas, cirurgias e procedimentos eletivos agendados, bem como o bloqueio do agendamento de novos serviços, a partir de sexta-feira (20). A medida é para prevenir a proliferação do novo coronavírus – COVID-19.
“Se as medidas preventivas não forem tomadas corremos o risco de chegar, em poucos dias, a mesma situação que está vivendo a Itália, por exemplo”, disse o presidente do Cisa-Amerios, prefeito de Alto Piquiri, Luis Carlos Borges Cardoso.
A secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini também participou da reunião. Segundo ela, a crise do Coronavírus é mundial e a união de todos os esforços é fundamental para conter o avanço da doença.
Cardoso reiterou que o cancelamento dos atendimento no Cisa-Amerios é imprescindível. “A maioria dos nossos pacientes é de idosos, pessoas com necessidades especiais e portadores de doenças crônicas. Manter o funcionamento seria um grande risco aos nossos pacientes e profissionais”, destacou.
Segundo ele, assim que passar o momento de crise, as consultas, cirurgias e procedimentos que estavam agendados previamente serão remarcados em caráter prioritário e o agendamento liberado.
A reunião foi realizada no refeitório do Cisa-Amerios, local amplo e aberto e as cadeiras foram posicionadas a um metro de distância cada uma. Só puderam participar da reunião os secretários de saúde, diretores do Cisa e alguns representantes da imprensa, num total de 25 pessoas.
 
O QUE MUDA EM CADA SETOR
O Serviço de Atenção Farmacêutica do Cisa-Amerios, que fornece medicamentos para Aids, Tuberculose, Hanseníase e Hepatites para pacientes dos municípios consorciados e também para Umuarama, irá dispensar medicamentos para o período de dois meses, para que não haja a necessidade do paciente sair de casa.
As atividades e atendimentos no CAPS-AD – Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, como consultas médicas, atividades de ressocialização e grupos de terapia, também foram suspensas durante a crise do Coronavírus. Uma equipe trabalhará em regime de plantão para atender somente casos de urgência ou emergência.
Todas as consultas e procedimentos agendados para o CEO – Centro de Especialidades Odontológicas também ficam suspensos, a partir de sexta-feira, bem como o agendamento de novos procedimentos.  Haverá uma equipe de plantão para o atendimento de situações emergenciais.
O ambulatório de feridas funcionará de maneira remota, prestando atendimento presencial apenas para os casos graves.
O ambulatório de ortopedia irá atender apenas pacientes com retorno pós-operatório já agendado. Os atendimentos serão individualizados para evitar aglomeração. Novas consultas, cirurgias e procedimentos ficam bloqueados a partir de sexta-feira.
Os serviços de Raio-X, Ultrassom, bem como exames laboratoriais e de imagem especializados realizados no Cisa-Amerios ou em clínicas credenciadas já agendados serão cancelados e novos agendamentos estão bloqueados.
Os serviços internos, como manutenção e limpeza funcionarão em regime de escala. O setor administrativo do Cisa-Amerios também irá funcionar em regime de escala, ficando bloqueado o credenciamento de novas clínicas e profissionais, por tempo indeterminado.
Foi recomendado que cada município crie seu Plano de Contingência, de acordo com a realidade de cada um, seguindo as determinações do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde do Paraná e que reforcem o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para todos os trabalhadores da área da saúde e outras áreas prioritárias que não podem deixar de funcionar.
 
Fonte:Assessoria de Imprensa e Marketing - CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE – CISA-AMERIOS 12RS
Rosi Rodrigues
 

MURAL

  • DE: Marcio

    Estou aprocuro de relacionamento serio

    DE: Leonardo

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Maria de Fátima. Amor está doendo minha cabeça muito. Vem embora logo. Te amo amor

  • DE: José

    Gostaria de mandar um beijão para minha esposa Gabriela que está em Umuarama com seus pais. ?Amor te amo, vc é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Beijo

    DE: Clsudia

    Obrigado pela atenção de vcs

  • DE: Claudia

    Ja mandei dois sobre o grupo de amizades virtuais cm meu numero de telefone Nao pode esse tipo de recado?

    DE: Claudia

    Pq meu recado nao aparece?

  • DE: Felipe

    Bom Dia, gostaria de pedir uma música Gilberto e Gilmar, assino com . oferecer para minha esposa Mayara, nossa filha Manuela e pra toda família!!!

    DE: PEDRO PEREIRA

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO CURTINDO A ILHA ESPECIAL P/MINHA IRMAN DIVINA E FAMILHA

  • DE: Pedro Pereira

    UM ABRASO A TODOS QUE ESTAO OUVINDO A ILHA ESPECIALMENTE P/MINHA IRMAN DIVINA

    DE: PEDRO PEREIRA

    A MUSICA E FEITICEIRA DE CARLOS ALEXADRE E OFERESO A TODOS QUE CURTI OS ANO 80 EESPECIAL A MINHA IRMAO DIVINA

  • DE: pedro pereiras

    um abraso a todos de umuarama especia para a minha irmao Divina e sobrinha

    DE: Fernando

    Toledo - Oeste do Paraná...Capital do agronegócio ligados na Ilha FM!

  • DE: Flavio

    Um grande abraço a todos... Oeste do Paraná ligados na Ilha FM!

    DE: Robson Aleixo da Silva

    um forte abraço para meus pais José e Marinete da fazenda Iracema e minha irmã Vilma virlene Vilmara e meu irmão Kleber e a vcs da ilha abraço

  • DE: Matheus Fockink

    manda uma do joao m e Marciano Para minha familia e todos da Ilha a melhor do Brasil.

    DE: MATHEUS FOCKINK

    abraco a todos da ilha a melhor do brasil e aos meus familiares

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW