NOTÍCIAS

Quinta-FEIRA, 09/07 14:44
Umuarama é destaque estadual na captação de leite materno

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Norospar de Umuarama foi parabenizado pela Comissão Estadual de Bancos de Leite, em reunião realizada nesta quarta-feira (8), por videoconferência, com todas as unidades do Paraná. 
Umuarama é destaque em produtividade, com 45 litros de leite captados no mês de junho, cerca de 50% acima da média nacional no período.
Além de ser inverno, época que normalmente as doações diminuem, também há o impacto da Pandemia do novo coronavírus, que afetou a maioria dos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano.
A estratégia da equipe do Posto de Coleta da Norospar  para driblar a crise e manter o número de doações em alta foi reforçar a comunicação com as doadoras utilizando a tecnologia.
Um grupo foi criado na internet, via aplicativo de mensagens de celular e a parceria com o Corpo de Bombeiros, que entrega os kits para coleta e busca o leite coletado na casa das doadoras, foi ampliada. As doadoras não precisam mais ir ao Posto de Coleta para fazer sua doação.
O trabalho de conscientização sobre a doação de leite humano começa logo após o parto, com a orientação das mamães que dão à luz na Maternidade Norospar. Atualmente mais de 40 mulheres são doadoras ativas.
“Através do aplicativo de mensagens, incentivamos, agendamos as doações e também prestamos todas as orientações sobre a coleta e armazenamento do leite”, explica a fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, que é responsável pelo Posto de Coleta. Segundo ela, uma vez por semana, uma equipe do Corpo de Bombeiros recolhe as doações na casa das mamães.
O Paraná conta com 13 bancos de leite humano (onde é feita coleta e pasteurização) e 18 postos de coleta - onde o leite é apenas captado e enviado para pasteurização ao banco de leite mais próximo. O leite coletado em Umuarama e região é pasteurizado no Banco de Leite de Cascavel.
O leite enviado para pasteurização passa por um rigoroso controle de qualidade e é submetido a diversos exames e testes para descartar qualquer tipo de contaminação.
 “Atualmente suprimos toda a necessidade da nossa UTI Neonatal, com capacidade para 10 bebês e ainda mantemos um pequeno estoque”, diz a fonoaudióloga.
A jovem mãe Pâmela Cristina Morais, de 23 anos, faz a coleta de leite materno todos os dias. Além de alimentar o filho Davy Lucca, que nasceu prematuro e precisou ficar na UTI Neonatal, o excedente do leite doado por Pâmela ajuda outras crianças que precisam.
“Meu bebê agora está na UTI Semi Intensiva e a previsão é que em poucos dias estaremos em casa. Vou continuar doando mesmo depois, pois conheci de perto a importância dessas doações e também quero ajudar outras crianças que nascem prematuras e precisam desse leite para se desenvolverem com saúde”, disse a mamãe. 
 
SEJA DOADORA
Toda mulher que amamenta e está em boas condições de saúde pode doar leite materno. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem ao Whats-App do Posto de Coleta de Leite Humano da Norospar: (44) 99118-9334.
Fonte/Foto:Assessoria de Imprensa 
Rosi Rodrigues
Jornalista – DRT 10036-PR

MURAL

  • DE: Airon vedalvino

    Pai VEDALVINO TI AMO SAUDADES

    DE: Vedalvino filho

    Pai vedalvino ti amo .

  • DE: Ketlin

    Bom dia PAI VALZINHO ti amamos e estou com saudades DO SENHOR.

    DE: Mariciele

    Quero falar pro meu marido VALZINHO q amo muitooo e q estamos bem so com muita saudades!!!!

  • DE: Giovanna

    Para rosa Fernandes

    DE: MARCELO ANHOLETO

    PRA MINHA EX ESPOSA KETHELIM QUE POR TD QUE ACONTECEU EU AINDO AMO ELA

  • DE: werica Cristina

    manda um bjo pra minha família daqui de tangara e de Umuarama Juliano e sua cunhada Gisele e pro seu tio Pedro de tangara

    DE: Raphael

    Manda um salve para o dim de porto camargo

  • DE: Francisco0 Llovet

    Bom dia/ Aló pra todos. Eu moro em PR mais gosta muito Ilah FM!!!

    DE: Vinicius Berto

    Manda um alô para o Júlio, Fran, Diego e Juliano.

  • DE: welington de lima souza

    bom dia tamos ligados na agropecuária.toda equipe ;

    DE: welington de lima souza

    bom dia todos ligados na agropecuária ilha fm

  • DE: Mauri Corrêa

    Bom dia estamos curtindo a ilha no distrito de serra dos dourados rural...

    DE: Túlio Bener

    Boa tarde rádio Ilha FM, quero mandar a música Last Night da Ricki Lee para meus parentes de Saltinho D'oeste e Perobal, que Deus abençoe a todos!

  • DE: Túlio Bener

    Boa tarde rádio Ilha FM, quero mandar a música Last Night da Ricki Lee para meus parentes de Saltinho D'oeste e Perobal, que Deus abençoe a todos! ?

    DE: Cirlei

    Sua rádio e muito boa

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW