NOTÍCIAS

Quarta-FEIRA, 26/08 10:30
Ciências do Movimento Humano é novo departamento da UEM

A criação do Departamento de Ciências do Movimento Humano (DMO) foi aprovada nesta semana pelo Conselho Universitário (COU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É o primeiro departamento do Câmpus Regional do Vale do Ivaí (CRV) e este avanço, somado ao credenciamento oficial do câmpus em 2020, contratação de servidores e aos dois anos de inauguração do bloco didático-administrativo, chancelam a consolidação do câmpus, que iniciou suas atividades em 2010.
Fernanda Errero, diretora do CRV, que é sediado em Ivaiporã (PR), vê esta década como de bastante progresso. “Percebemos o quanto a universidade cresceu aqui no Câmpus do Vale do Ivaí, com todas essas conquistas, e o quanto ela tem se mostrado importante por estar presente na região”. Já são mais de 270 egressos de Educação Física, História e Serviço Social pelo CRV, muitos dos quais são profissionais atuantes no próprio Vale do Ivaí. “Apesar de todos os problemas enfrentados, porque o cenário político não é favorável, conseguimos crescer e nos consolidar”.
O professor Eduard Angelo Bendrath foi presidente da comissão de criação do DMO, vinculado ao Centro de Ciências da Saúde (CCS). Encaminhada aos Conselhos Superiores, a proposta elaborada em 2017 tem 155 páginas. “A criação de um departamento do curso de Educação Física do CRV caminha no sentido de dar autonomia administrativa e pedagógica para um curso que vem crescendo em visibilidade e ações desenvolvidas. A previsão futura de implantação de novos cursos na área da saúde também justifica a criação”, aponta o documento.
Andréia Paula Basei, coordenadora da graduação em Educação Física do CRV à época da elaboração da proposta, enxerga na criação do DMO “uma grande conquista, que consolida e fortalece o curso e também o CRV”. De acordo com a docente, “além de otimizar as questões administrativas, o DMO será muito importante para a reestruturação do curso no atendimento as demandas e características da região e de formação profissional dos acadêmicos”. Hoje o curso é coordenado pelo professor William Fernando Garcia.
“Foi um trabalho importante e coletivo. Agora, no ano em que o CRV comemora seus dez anos, a UEM se consolida no Vale do Ivaí, com perspectivas de avanços, fruto da forte parceria com a comunidade local e dos investimentos previstos em emendas parlamentares, que aguardam liberação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Seguimos avançando, mesmo num momento de forte crise”, declara o professor Ricardo Dias Silva, vice-reitor da UEM e vice-presidente do COU. Basei aproveita para agradecer esse trabalho coletivo, nomeando o “empenho e apoio da Reitoria, do CCS, do Departamento de Educação Física (DEF) e, especialmente, dos professores do curso que se envolveram no processo”.
Logo no início da gestão atual da Reitoria foi inaugurado o Bloco I-01 no CRV. A obra, de aproximadamente 1,2 mil m², estava paralisada desde 2014 e havia sido retomada em meados de 2017. O terreno foi doado pela Prefeitura de Ivaiporã e a construção se deu a partir de recursos do Governo do Paraná e também de contrapartida da UEM, com investimento total de pouco mais de R$ 1,2 milhão. A inauguração ocorreu em 29 de outubro de 2018.
“Em 2018 avançamos nas obras de urbanização, concluímos e equipamos o bloco, iniciado na gestão anterior. Na sequência, criamos as condições para o credenciamento do câmpus, no mesmo momento do recredenciamento da universidade, que ocorreu com a melhor nota entre as instituições de ensino superior estaduais do Paraná”, reforça Dias Silva.
No Bloco I-01 há a Biblioteca Setorial do Vale do Ivaí, oito salas de aulas, salas administrativas e de professores. Com ambientes climatizados e estrutura de multimídia, esse espaço didático-administrativo tornou-se a sede própria do CRV, porque antes ele funcionava no Colégio Estadual Barão do Cerro Azul. No CRV também há o Ginásio de Esportes Sapecadão, o segundo maior do Estado do Paraná, que passou por revitalização.
Foto: Ginásio de Esportes Sapecadão, um dos símbolos da Educação Física do CRV, é 2º maior do Paraná
Fonte/Foto: Assessoria de Imprensa UEM
 

MURAL

  • DE: Roseli

    alô pra todos os Gaúchos que curtem a Ilha FM um abraço pra dupla Roger e Gustavo

    DE: SIRLENE

    Boa noite ah todos . Da rádio um recado pra meu marido darlei que eu estou bem e amo muito bjos meu amor

  • DE: ildo fockink

    bom dia. um abraco a todos na escuta em especial a vcs da ilha

    DE: SIRLENE

    Boa noite pra ah todos meu marido Darlei estou bém estou com muitas saudades ti amo muito você e minha vida beijos um grande abraço

  • DE: ANDRE

    ESTOU LIGADINHO NA ILHA FM

    DE: Alessandra

    Boa noite povo

  • DE: Márcio picoli

    Estamos aqui na fazend são José

    DE: Marcio picoli

    Manda alo aí pra nois

  • DE: Viviane

    Adoro vcs a melhor radio do Brasil um por favor mnd um beijo pro meu filho Kevin pra kevilin pra kemili e meu marido César beijos

    DE: Sirlene

    Olá pra vocês da rádio . pra meu marido darlei amor estou bem estou com muita saudades ti amo muito amor abraços

  • DE: Clarice Felipe Marques Casagrande

    Manda um alô pra nois Aki sempre ligadinha na ilha fm

    DE: Lucas

    Olá, sou de SC Blumenau, vou deixar um abraço para meus familiares de Umuarama. E para minha esposa Rosângela que está passeando em Umuarama.

  • DE: CARLOS FERNANDO DE OLIVEIRA

    Boa tarde a todos ! Uberaba na escuta .

    DE: dione olazar

    bom domingo a todos.. direto aqi do assentamento st Antonio com tania mara e dona Célia fazendo frango caipira.. abraço a tds do porto figueira

  • DE: Matheus

    Manda um abraço pro povo da marcinaria pro Bruno , fiote, chiru, Junio e um abraço pra vcs aí

    DE: Thamires

    Naviraí Também ouve a Ilha Fm..

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
107 1 MHZ
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW