NOTÍCIAS

Terça-FEIRA, 15/12 15:30
Sicredi dá dicas de como usar bem o 13º salário
50 milhões de brasileiros estão endividados e muitos não contam com reserva de emergência

Segundo a última pesquisa divulgada pelo Serasa, mais de 50 milhões de brasileiros estão endividados e devem usar o 13º salário deste ano para pagar as contas. Outros também não contam com economias ou precisaram recorrer a ela por causa da pandemia provocada pelo coronavírus. Por isso, é preciso ter cautela para usar bem o dinheiro.
De acordo com Márcia Silva, gerente de investimentos na Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, o primeiro passo é planejar o que vai fazer com o benefício, lembrando que o valor também é descontado na folha de pagamento. "Faça uma planilha dividindo as prioridades e organize quanto você precisará para pagar dívidas, se houver, ou comprar um presente de amigo secreto, por exemplo, e nunca perca de vista a possibilidade de investir".
Para os endividados, Márcia orienta que é muito importante escolher os valores mais altos e que geram juros maiores para priorizar o pagamento. “Com o dinheiro em mãos, é possível, em muitos casos, negociar as dívidas e conseguir um bom desconto, e até efetuar o pagamento integral à vista”.
Também vale lembrar das contas do início do próximo ano. "Na hora que recebem o décimo terceiro, muitos acabam se esquecendo dos gastos de janeiro do ano seguinte, como IPVA, IPTU, matrícula escolar, entre outros. Diante disso, é importante planejar o orçamento doméstico ao longo do ano. Com um bom planejamento anual, o benefício pode ser melhor aproveitado no final do ano, como para fazer uma viagem", explica.
Se as dívidas foram quitadas e o valor das despesas de início do ano está reservado, a dica de ouro é investir. “Caso sobre parte do 13º vale buscar um rendimento extra ao invés de gastá-lo desnecessariamente”, explica.
Ainda de acordo com a especialista, é sempre bom ter em carteira de investimentos de curto prazo e que podem ser resgatados rapidamente, sempre que necessário. Durante esse período de pandemia, muitos precisaram recorrer a reserva para cobrir despesas inesperadas.
Pensando nisso, Márcia listou algumas dicas: 
 
1. Planejamento
Se planejar é o primeiro passo. Entender e decidir quais as prioridades e definir os tipos de investimentos e quanto aplicar são passos necessários para montar uma carteira sólida e diversificada, além de criar uma boa reserva de emergência.
 
2. Alinhe seu orçamento
Organize as contas. É importante entender quais são as suas despesas fixas e possíveis emergências. Se estiver gastando mais que o orçamento, fica mais complicado economizar.
 
       3. Desperdício
Evitar despesas desnecessárias também ajuda a aumentar a reserva. Mesmo que já tenha atingido o objetivo inicial, coloque dinheiro extra, porque nunca se sabe por quanto tempo pode-se precisar desse recurso.
 
Sobre a Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP
A Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, uma das 108 cooperativas do Sicredi, conta com 32 anos de história e mais de 162 mil associados. A área de atuação da cooperativa abrange 43 cidades no estado do Paraná e 8 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital paulista e cidades vizinhas do grande ABCD. São 92 espaços de atendimento, sendo 52 no Paraná e 40 em São Paulo (sicredi.com.br/vale-piquiri/).
 
Sobre o Sicredi
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 4,8 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 23 estados e no Distrito Federal, com mais de 1.900 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

 
Fonte: Assessoria de imprensa Sicredi
 
 
 
 

MURAL

  • DE: Jonas souza

    Gotaria de manda um alô para minha mulher maria rosa sou fan da ilha

    DE: Augusto

    Olá. Sou do MS e estava olhando o mural da Ilha FM. Gostaria de mandar um alô para minha esposa Alessandra e filha Vanessa que estão em Umuarama

  • DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que amo muito ele adorei VELHO ontem ti amo vida

    DE: Milena

    Olá boa noite quero ouvir uma música brega

  • DE: Everton

    Manda uma alô pra nois aqui da loja estofados elegante.estamos indo pra Umuarama escutando a ilha Everton e carlinhos

    DE: Mariciele

    Boa tarde quero mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem graças a Deus e amo muito você.

  • DE: Laerte

    estou sozinho gostaria de uma mulher para conversar . ( e quem sabe no futuro um algo a mais ) bjs as todas as mulheres

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem graças a Deus, ti amoooooo

  • DE: Paulo Sérgio

    Manda um alô a o pessoal do Assentamento Santo Antônio

    DE: João

    Olá. Gostaria de mandar um beijo para minha esposa Luana. E dizer que à amo muito

  • DE: Mariciele

    Bom dia. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que amo muito ele morrendo de saudades. Bjusss te amo

    DE: Sérgio Giroto

    Bom dia! Um bom especial para a família Girotto que está no Porto Camargo e um bom dia para o Luiz Girotto que está ouvindo a ilha em Umuarama

  • DE: Mariciele

    Bom dia. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer feliz natal de nois filhos e mamãe que amo muito você. A nossa visita foi ca

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços e dizer que estamos bem pra meu marido Valzinho.

  • DE: sergio chaves

    mando um abraco para todos meus parentea de terra roxa e tanbem para o ze borraxeiro logo vou estar por ai e para todos da ilha

    DE: Mariciele

    Boa tarde. Gostaria de mandar muitos beijos e abraços pra meu marido Valzinho e dizer que estamos bem só com saudades.

ENVIAR RECADO
Sábado, 20/05

I Love Flash Back - Umuarama 20-05-17

VER TODAS FOTOS
Ilha fm
Rádio Ilha FM | Central Ilha de Produções
Av. Rolândia Nº 3621 - CEP 87502-170
Umuarama - PR
TELEFONES
(44) 3626-1801
(44) 3056-1803
FREQUÊNCIA

FM 107,1 MHZ
E-MAIL

107@ilhafm.com.br
NEW